Whatsapp: +55 21 97280-9856

Como treinar respiração para correr? Quais os melhores exercícios?

Existem alguns detalhes que podem ajudar na performance de um corredor, como treinar a respiração para correr, por exemplo. Alguém que está começando no esporte pode pensar… Mas todo mundo sabe respirar, afinal é algo natural para o ser humano. Mas o que pode não saber é que talvez a respiração não esteja sendo eficiente para a corrida. 

Muito além da resposta para a clássica pergunta sobre respirar pelo nariz ou pela boca, vamos dar algumas dicas de  como controlar a respiração correndo. Dessa forma, o quanto antes descobrir como treinar a respiração para correr, melhor será para o atleta. Confira algumas dicas a seguir.

Leia também: Dicas de respiração para correr

Como treinar respiração para correr: 3 técnicas 

1) Use o nariz e a boca 

Você está correndo, começa a aumentar o ritmo e sente que não consegue manter a respiração apenas pelo nariz. É normal isso acontecer, pois é realmente difícil respirar apenas pelo nariz enquanto corre, principalmente a uma velocidade mais alta. Ao mesmo tempo, inspirar e expirar apenas pela boca pode ter um efeito de hiperventilação. Dessa forma, a melhor maneira de respirar durante a corrida é inspirar e expirar usando o nariz e a boca combinados.

Respirar pela boca e pelo nariz vai manter sua respiração mais estável e vai ativar o diafragma para a ingestão máxima de oxigênio. Uma dica de como treinar respiração para correr é praticar a respiração pelo nariz e pela boca durante o dia para trazer mais consciência para sua respiração.

Leia também: Como voltar a correr depois de muito tempo parado

2) Faça exercícios de yoga para respiração

Fazer exercícios de yoga ajudam os corredores em diversos sentidos, como treinar respiração para correr. Um dos ótimos exercícios de respiração do yoga é a respiração completa. Pode até parecer mentira, mas grande parte dos corredores não fazem a respiração completa durante a corrida e o ideal é praticá-la durante o dia quando não estiver treinando, para quando for correr ela sair naturalmente.

Nela, busca-se absorver gradativamente o maior volume de oxigênio na inspiração, mantendo uma exalação bem prolongada, o que permite a melhor eliminação de gás carbônico e demais resíduos. Fazer essa respiração algumas vezes durante o dia vai trazer maior consciência para a respiração durante a corrida, como controlar a respiração correndo.

De acordo com o estudo Yoga e Corrida de Rua: um par perfeito, com essa consciência respiratória, os atletas de corrida podem atingir de forma natural uma inspiração bastante prolongada, exalando até mesmo o dobro da duração da inalação. Segundo o estudo, com essa melhor captação de oxigênio a performance do atleta pode melhorar bastante.

Confira no vídeo abaixo como acontece a respiração completa na prática. 

Leia também: Exercícios para corredores de rua

3) Respiração sincronizada com os passos

Você está aqui para saber como treinar respiração para correr e já demos duas dicas de exercícios que podem ser feitos enquanto você não está correndo. Agora, este exercício é para ser realizado enquanto você está correndo. 

A respiração cadenciada e sincronizada se refere à quantidade de passos que você dá ao inspirar e expirar enquanto corre. Por exemplo, se você tem um padrão de respiração 2:2, você inspira a cada dois passos e expira a cada dois passos. Nesse padrão você expira sempre no mesmo pé. 

Contudo, para melhorar a sua performance e aumentar a estabilidade do seu core o ideal é que você expire cada vez em um lado. Além disso, manter esse padrão de respiração alternando o pé a cada expiração pode prevenir contra lesões. 

Dessa forma, tente se concentrar em um padrão de respiração que alterna os pés em cada expiração. Por exemplo, um padrão de respiração 2:1 em que você inspira por dois passos e expira por um, em uma respiração sua expiração vai acontecer no pé esquerdo e na próxima no direito. Este padrão alternado aumentará a estabilidade do seu core e o ajudará a permanecer livre de lesões.

Leia também: Como correr corretamente

Quer escolher uma prova linda para colocar em prática a respiração?  

Agora que você já sabe como treinar a respiração para correr, já começou a colocar em prática as dicas, está pensando em escolher uma prova linda para comparar a performance de antes e depois? Que tal escolher uma prova linda fora do Brasil, aliando corrida com turismo?  

Imagina que incrível correr em um lugar que você sempre sonhou conhecer!

Sem dúvida será uma motivação a mais. Uma prova com um lindo visual, conhecer um novo país e de quebra praticar aquele esporte que você ama. 

Se não quer ter preocupação nem dor de cabeça em organizar tudo, como hospedagem, inscrição para prova e todos os detalhes que envolvem viagem e corrida, conte com uma agência especializada em corredores que viajam para as provas, como a Kamel Turismo.

Ela te organiza todos os detalhes da prova, desde procurar um hotel próximo da largada, fazer inscrição e todas essa parte mais burocrática que demanda um tempo que talvez você não tenha. A Kamel é uma agência especializada em corridas fora do país e há mais de 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores, como você. 

Além disso, ela oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais aguardadas provas do mundo todo. E se você não quer se aventurar em longas distâncias, pode optar por meias maratonas e provas que ofereçam distâncias alternativas como de 4 km e 10 km, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.