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Dicas de respiração para correr melhor e com mais eficiência

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Depois de muito tempo lutando contra sua própria mente, você enfim decide começar a correr. Coloca o tênis no pé e sai correndo feliz e contente. Mas passaram alguns poucos metros e você para porque não tem mais fôlego. Por isso, pegar dicas de respiração para correr é muito importe. 

Calma, não desanime e não desista de correr. Isso é apenas uma questão de treino.

Com algumas dicas de respiração para correr você vai conseguir chegar cada vez mais longe. Pois além de saber como correr corretamente, também é extremamente importante para sua performance respirar de maneira eficiente

Muitos corredores iniciantes ficam sem fôlego rapidamente enquanto correm. Isso geralmente quer dizer que seu ritmo está muito rápido. Mas também pode ser que sua respiração esteja ineficiente

Até mesmo os mais experientes podem sofrer muitas vezes com a respiração. Seja porque o treino está muito forte ou porque ficou algum tempo parado. 

Ter mais consciência da sua respiração faz com que ela se torne mais eficiente, além disso, ela proporciona mais estabilidade ao seu ritmo e sua mente fica mais tranquila. Para isso, basta ser consistente nos treinos e seguir algumas dicas de respiração para correr. Continue lendo este artigo e veja o que fazer.

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3 dicas de respiração para correr melhor

1) Respire pela barriga 

A primeira dica de respiração para correr é respirar pela barriga. Muitas pessoas que estão aprendendo a correr sentem falta de ar rapidamente porque podem estar fazendo a respiração curta, pelo peito. 

Durante a corrida, a forma ideal de respiração é a profunda, pela barriga (ou respiração diafragmática), pois ela realiza o consumo eficiente e máximo de oxigênio (VO2 max) em comparação com aquela respiração curta no peito. 

Quando você respira de forma curta, o ar que você respira permanece nos pulmões por pouco tempo, evitando uma troca completa de ar. Isso reduz a quantidade de oxigênio que você ingere. 

A respiração profunda pelo abdômen ou chamada de diafragmática, por outro lado, é muito mais eficiente durante a corrida porque usa toda a capacidade dos pulmões. 

O ar que você inspira também desce para a parte inferior de seus pulmões e permanece lá por mais tempo. Isso aumenta sua absorção de oxigênio.

2) Treine sua respiração enquanto não estiver correndo

Uma das dicas de respiração para correr melhor é treinar também enquanto não está correndo. Você pode praticar a respiração profunda ou diafragmática fazendo o seguinte exercício:  

Passo 1: Deite-se no chão ou no sofá e coloque as mãos ou um livro leve no estômago

Passo 2: Inspire e expire profundamente e conscientemente. Você deve ser capaz de ver claramente o livro subir quando você inspira e abaixar enquanto expira.

Passo 3: Concentre-se em tentar exalar todo o ar de seus pulmões. Com um pouco de prática, a respiração abdominal se tornará automática e se sentirá completamente natural.

Veja na imagem abaixo o movimento que o ar faz enquanto você inspira e expira:

dicas de respiração para correr

Imagem: Ana Dias Psicologia

3) Respirar pelo nariz ou pela boca?

O objetivo de trazer mais consciência para a sua respiração durante a corrida é levar oxigênio e expelir gás carbônico da maneira mais eficiente possível. 

Naturalmente, você não pode absorver tanto ar pelo nariz como você absorve pela boca. Dessa forma, faz sentido respirar principalmente pela boca ao correr. Porém, isso não é uma regra. 

Muitos corredores inclusive preferem respirar pelo nariz e pela boca quando estão correndo. O fato é que seus músculos precisam de oxigênio para se manterem em movimento, dessa forma não é uma boa idéia privá-lo de obter o máximo de oxigênio, não é mesmo?

Por isso, à medida que a intensidade de sua corrida aumenta, você logo verá que não consegue obter oxigênio suficiente simplesmente respirando pelo nariz e terá que respirar um pouco pela boca também. 

O ideal é que você preste atenção se a troca de gás carbônico e oxigênio está acontecendo ou se o gás carbônico está ocupando muito mais espaço do que deveria em seu pulmão.  

Se a sua respiração está curta, provavelmente essa troca não está acontecendo de forma eficiente. Uma boa dica de respiração nesse caso é fazer uma respiração profunda, expelindo todo o gás carbônico do seu pulmão e voltando à respiração normal para seu ritmo. 

No vídeo abaixo, Enzo Amato explica essa e outras dicas de respiração para correr melhor, confira:

Conclusão

A principal dica de respiração para correr melhor é perceber seu corpo e evitar a respiração curta no peito. Concentre-se na respiração profunda do abdômen. Respire pelo nariz e pela boca, se for preciso. Se adeque àquela respiração que for mais confortável. 

Pode ser que sua melhor técnica de respiração se desenvolva sozinha ao longo do tempo.

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