Whatsapp: +55 21 97280-9856

Como iniciar no triathlon? Por onde começar?

Voc√™ j√° correu diversas meias maratonas, maratonas, trail run e sempre gosta de se desafiar no esporte. Ao procurar por op√ß√Ķes para se superar ainda mais, encontrou o mundo do triathlon. Para te ajudar nessa jornada, separamos algumas dicas de como iniciar no triathlon.¬†¬†

Em um primeiro momento, só de começar a pensar em como iniciar no triathlon pode dar um certo medo. Contudo, na medida em que você vai conhecendo mais sobre essa modalidade esportiva, tudo vai ficando mais desafiador e o medo dá espaço para o frio na barriga. 

Dessa forma, antes de saber como iniciar no triathlon e come√ßar a treinar, √© importante voc√™ entender quais s√£o os princ√≠pios b√°sicos do esporte. O triathlon engloba em uma √ļnica prova tr√™s esportes diferentes:¬†

  • Nata√ß√£o,¬†
  • Ciclismo e¬†
  • Corrida.

Eles acontecem nessa ordem por uma questão de segurança.  Como a natação é a parte que oferece mais riscos ao atleta, é melhor que ele a faça enquanto estiver mais descansado. 

Da mesma forma, ainda pensando em seguran√ßa, se compararmos as chances de acidentes entre o ciclismo e a corrida, as chances de acontecer algum acidente por exaust√£o s√£o maiores no ciclismo. Por isso, ele acontece antes da corrida, sendo ela geralmente a √ļltima parte de um triathlon.

Cada esporte √© um mundo novo que vai se abrir para voc√™, cada um possui sua linguagem e jarg√Ķes caracter√≠sticos, seus equipamentos e desafios. Se voc√™ j√° pratica algum deles, como a corrida, j√° estar√° com um passo dado. No fim, vai perceber que reunir tudo isso em um mesmo momento √© que d√° a beleza do triathlon. Para te ajudar a come√ßar a visualizar tudo isso, confira algumas dicas a seguir.

Como iniciar no triathlon: 5 dicas para iniciantes 

1) Conhe√ßa as dist√Ęncias e comece do in√≠cio

Assim como na corrida que √© indicado para quem est√° iniciando, come√ßar com uma prova curta de 5 km, por exemplo, e na medida em que vai evoluindo vai aumentando a dist√Ęncia at√© chegar nas maratonas e ultramaratonas, o mesmo acontece no triathlon.¬†

Para quem est√° buscando entender como iniciar no triathlon √© importante saber que oficialmente, existem quatro dist√Ęncias principais:

  • Sprint,¬†
  • Ol√≠mpica,¬†
  • Meio-Iron (70.3) e¬†
  • Ironman

Cada uma delas possui suas dist√Ęncias particulares para cada modalidade de esporte, sendo que na categoria ‚Äúsprint‚ÄĚ essas dist√Ęncias podem variar de um evento para outro. Para voc√™ saber como iniciar no triathlon e por onde, confira abaixo as dist√Ęncias oficiais segundo a Confedera√ß√£o Brasileira de Triathlon e como poder√° ser a sua evolu√ß√£o nesse esporte:¬†

Categoria  Natação Ciclismo Corrida
Sprint (ou short) 750 m  20 km 5 km
Olímpica (standard) 1,5 km  40 km 10 km 
Mixed Relay 300 m 8 km  2 km
Meio-iron (70.3) 1,9 km  90,1 km 21,1 km
Ironman 3,8 km  180,2 km 42,2 km 

Dessa forma, uma dica de como iniciar no triathlon √© optar por provas de sprint primeiro, para ir se adaptando √† pr√°tica conjunta dos tr√™s esportes; ver como funcionam as transi√ß√Ķes e, acima de tudo, se observar e se conhecer para ver onde precisa melhorar.¬†

2) Acessórios para cada modalidade

A corrida é o esporte mais simples. Se você já é um corredor sabe que para começar basta um tênis no pé e uma roupa confortável e você está pronto para correr. Contudo, ao iniciar no triathlon você vai ver que o céu é o limite no que diz respeito a acessórios. 

Dessa forma, uma dica importante para quem está começando nessa modalidade: vá com calma e não saia comprando tudo que você vê pela frente e que outras pessoas estão comprando. Opte pelo básico primeiro. 

  • Nata√ß√£o: basicamente voc√™ vai precisar de um mai√ī ou sunga e um √≥culos. Algumas pessoas nadam sem touca. Contudo, principalmente para mulheres que t√™m cabelos mais longos, ela se torna essencial para o cabelo n√£o atrapalhar durante os treinos. 
  • Ciclismo: de todos os esportes, sem d√ļvida o ciclismo √© aquele que voc√™ vai precisar gastar dinheiro, pois √© necess√°rio comprar uma bike. Al√©m disso, tamb√©m √© aconselh√°vel ter um capacete, uma bermuda para triathlon e/ou ciclismo, uma blusa para ciclismo com bolso para guardar comida e acess√≥rios, uma c√Ęmara reserva, kit de remenda de pneu, bomba de ar e garrafa de √°gua.
  • Corrida: existem alguns acess√≥rios para corredores de rua que podem ajudar nos treinos como uma viseira. Mas, no que se refere a equipamentos essenciais, voc√™ vai precisar apenas de um bom t√™nis e uma roupa adequada.¬†

Al√©m desses equipamentos, ter um rel√≥gio com GPS vai ajudar muito tamb√©m nesse in√≠cio. Com ele voc√™ vai conseguir medir as dist√Ęncias e comparar sua evolu√ß√£o nos treinos.

Leia também: Como se preparar para uma maratona  

3) Procure ajuda de um profissional 

Antes de come√ßar a praticar todas as tr√™s modalidades juntas e partir para as primeiras provas √© essencial que voc√™ procure um m√©dico e veja como est√° sua sa√ļde. Lembre-se que os treinos ser√£o muito mais intensos, e muitas vezes voc√™ ir√° treinar duas vezes ao dia. Portanto, fazer um check-up geral faz parte da sua lista de tudo o que deve fazer antes de iniciar no triathlon.

Ainda sobre a ajuda de um profissional, outra dica √© escolher um treinador especializado em triathlon. √Č muito comum no in√≠cio o atleta se empolgar e querer praticar muito de todos os esportes e sobrecarregar seu corpo desnecessariamente, o que pode ocasionar em uma les√£o ou at√© mesmo em um overtraining.¬†¬†

Al√©m de evitar les√Ķes, a ajuda de um profissional tamb√©m pode ajud√°-lo a economizar e otimizar seu tempo, uma vez que vai organizar uma planilha visando o seu melhor desempenho com o tempo que voc√™ tiver dispon√≠vel para treinar.¬†

Leia também: Dicas de respiração para correr

4) Organize sua vida

Se você quer ser um triatleta é importante ter em mente que você precisa ser organizado e disciplinado. E isso se refere a tudo na sua vida. Você vai precisar conciliar seus afazeres normais, como trabalho e vida social, com uma rotina bem mais intensa de treino. 

Muitas vezes você terá apenas uma hora para treinar e não vai haver espaço para corpo mole ou preguiça, pois isso certamente vai se refletir no futuro quando for disputar uma prova. Se você não tem, vai precisar passar a ter tempo determinado para tudo e organizar o seu dia com os treinos de triathlon. 

O preparador físico Enzo Amato conta no vídeo abaixo sobre as características de um triatleta e como sair da corrida e iniciar no triathlon. 

Leia também: Como treinar para uma maratona

5) Faça provas de cada esporte ou duathlons

Se você quer saber como iniciar no triathlon, mas não está familiarizado com nenhum dos três esportes, uma dica é começar ainda mais devagar. Você pode optar por duathlons que unem apenas duas modalidades ou também começar só pedalando, só nadando ou só correndo. 

Se voc√™ sonha em um dia fazer um meio-Iron ou Ironman, que contempla ao final uma meia maratona ou maratona, √© bom j√° come√ßar a se aventurar nessas dist√Ęncias. Como treino, uma dica √© fazer algumas provas apenas de corrida. E j√° pensou que incr√≠vel poder correr com um visual deslumbrante e em outro pa√≠s?¬†

Existem meias maratonas e maratonas maravilhosas pelo mundo. Para viajar para correr você pode contar com a ajuda de quem entende do assunto. A Kamel Turismo é uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.

Ela oferece inscri√ß√£o garantida para as mais importantes corridas do mundo, como as World Marathon Majors, sem precisar esperar pelo sorteio ou atingir o √≠ndice. Al√©m disso, ela d√° assist√™ncia total desde a estadia at√© todas as informa√ß√Ķes sobre as provas, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.