Whatsapp: +55 21 97280-9856

Como treinar para triathlon? Como é uma rotina de treino para iniciantes?

Praticar somente a corrida começou a ficar muito monótono para você? Decidiu se desafiar ainda mais no mundo dos esportes e percebeu que dá para incluir natação e ciclismo na sua rotina? Mas a primeira dúvida que apareceu foi: como treinar para triathlon? 

Se você já está acostumado a correr e mantém uma rotina de treinos de corrida, fazer essa transição vai ser um pouco mais rápido. No entanto, se você decidiu treinar para um triathlon do zero, pode demorar um pouco mais sua preparação para uma primeira prova. 

Em qualquer uma das situações, antes de saber como treinar para triathlon, a primeira atitude a se tomar é procurar um profissional para checar se está tudo bem com a sua saúde e se você está apto para colocar seu corpo sob uma rotina muito mais intensa de treino. 

Depois disso, é só preparar sua mente para muitas horas em atividade. Confira algumas dicas de como treinar para triathlon e começar a ser um triatleta. 

Leia também: Como se preparar para uma maratona  

Como treinar para triathlon: 5 dicas para começar 

 1) Organize seu dia

Ser um triatleta é quase um sinônimo de organização e disciplina. Isso porque, sem uma organização correta da sua rotina fica bem difícil dar conta de todos os treinos necessários. Lembre-se: você não está apenas treinando corrida, os seus treinos agora são: 

  • Corrida
  • Natação
  • Ciclismo
  • Fortalecimento

Dessa forma, a primeira dica de como treinar para triathlon é começar a se organizar. Se você perder um treino do dia, pode ser que você não consiga encaixá-lo em outro horário. 

2) Dê a devida atenção às novas modalidades 

Se você já corre e treina para maratona, por exemplo, pode ficar mais tranquilo com relação à corrida. Contudo, se você não sabe nadar ou não é muito bom na natação, uma das dicas de como treinar para triathlon é usar mais do seu tempo nessa modalidade, principalmente no início, antes de ir para uma competição. 

A natação costuma ser a parte mais arriscada e cansativa de uma prova de triathlon. Então, é importante você conhecer sua força para depois se aventurar em uma competição.  Além disso, se você não tiver certeza sobre sua capacidade, uma boa dica é começar pelas provas em uma piscina e não em águas abertas.

Hoje em dia existem provas de triathlon indoor que podem ser uma boa opção de treino antes de você ir para o mar. 

3) Divida bem seus treinos

Outra dica importante de como treinar para triathlon é saber conciliar seus treinos de corrida, natação, ciclismo e fortalecimento. Em alguns dias, por exemplo, incluir transições de um para outro vai começar a deixar seu corpo mais acostumado com isso. 

Para acompanhar sua evolução e as variações de treino você pode usar um relógio com GPS e frequencímetro.

Uma boa forma de começar a entender como treinar para triathlon é saber quanto tempo você tem para treinar por dia e por semana. Por exemplo, nas primeiras semanas você pode dividir seu tempo da semana com três treinos de natação, dois a três treinos de ciclismo e dois a três treinos de corrida. E incluir pelo menos dois treinos de fortalecimento. 

Para otimizar seu tempo e ainda ganhar mais experiência nas transições, nos dias mais corridos combine treinos na academia. Se você conseguir fazer tudo no mesmo lugar vai ser ainda mais prático. Por exemplo: você pode fazer uma aula de spinning e depois correr na esteira; ou então correr e depois ir para a aula de natação. Certamente será ótimo tanto para seu desempenho como para sua rotina apertada. 

Depois que já estiver mais acostumado com a rotina, comece a aumentar o volume de treino e também combine intensidades diferentes de treinos. 

Leia também: Dicas de respiração para correr

Para conhecer um pouquinho mais desse esporte e como é um treino de um atleta olímpico, confira no vídeo abaixo a rotina do triatleta Rodrigo Sclebin: 

4) Alimente-se bem 

Comer corretamente é fundamental para você conseguir ter energia para tantos esportes. O seu gasto calórico vai aumentar e seu corpo vai pedir mais alimento. Dessa forma, atente-se para uma alimentação equilibrada e saudável. Evite pular ou economizar nas refeições

Após o treino coma fontes saudáveis de carboidrato ​​e proteína. Isso vai permitir que seu corpo se reabasteça e se recupere bem do treino.

Outra dica é preparar suas refeições com antecedência. Como sua rotina vai ficar bem mais corrida, para garantir que você não coma qualquer comida que não tenha os nutrientes necessários para o seu corpo, é melhor já deixar tudo pronto. 

Tente cozinhar o máximo que puder nos dias de folga do trabalho, por exemplo. Você pode congelar as refeições maiores em porções individuais para a semana seguinte. Dessa maneira você consegue controlar a dieta e ganhar mais tempo para os treinos. 

5) Invista em acessórios essenciais

Como você está começando a treinar para triathlon, é aconselhável não gastar muito dinheiro com equipamentos agora. Quando você começar a pesquisar vai perceber um mundo gigantesco de opções, nesse momento é preciso ter foco para não comprar coisas desnecessárias. 

Existem vários acessórios que podem ajudar na performance, mas lembre-se que você está no início. Antes de performar, você precisa dominar a técnica. Então, para começar a treinar para triathlon você vai precisar apenas do básico para cada esporte e na medida em que for ficando mais experiente, você vai sentindo a necessidade de investir em acessórios mais específicos.  

Leia também: Acessórios para corredores de rua

Que tal aproveitar provas fora do Brasil para melhorar a corrida para o tri? 

Não é porque você quer se aventurar em outras modalidades esportivas que você vai abandonar suas provas de corrida, não é mesmo? 

Imagina que você decidiu fazer um ironman. Você vai ter que correr uma maratona no final da prova. Se você correr uma maratona antes, certamente vai ajudar bastante para o dia da prova. 

E pensando assim, nada melhor do que escolher uma corrida fora do Brasil com um visual incrível, para aliar a paixão pelo esporte com dias de tranquilidade conhecendo um lugar diferente, não é mesmo? 

Existem maratonas maravilhosas pelo mundo. Para viajar para correr em outro país sem precisar se preocupar com detalhes como encontrar um  hotel próximo da largada ou mesmo ter a preocupação se vai conseguir fazer a inscrição, conte com a ajuda de quem entende disso muito bem. 

A Kamel Turismo é  uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos ela planeja todos os detalhes da viagem de vários corredores. 

Ela é a única agência do Brasil que oferece pacotes com inscrição garantida para todas as Marathon Majors; ou seja, você não precisa esperar pelo sorteio ou atingir o índice para participar das maiores maratonas do mundo. Além disso, ela dá assistência total desde a estadia até todas as informações sobre essas provas:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.