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Existe uma postura correta para correr? Qual a melhor?

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Você começou a correr por conta própria ou está começando e não tem acompanhamento de outra pessoa. Aí surgiu aquela dúvida… Existe uma postura correta para correr? Como devo me posicionar enquanto estou correndo?  

A corrida é um esporte democrático, basta um par de tênis e disposição para começar a correr. Além disso, as corridas de rua contribuem muito para a qualidade de vida. Mas alguns cuidados, como saber qual a melhor postura para correr,podem ajudar (e muito) sua performance

Por isso, não basta sair correndo de qualquer forma e prestar atenção apenas nas suas passadas e pernas, outras partes do corpo, como os braços e o core, também influenciam no resultado da sua forma de correr. 

Para ajudá-lo a entender a postura correta para correr e como correr corretamente, separamos algumas dicas, divididas por parte do corpo para você ficar atento e corrigir algo se necessário. Depois de ler todas as nossas dicas a seguir, você pode fazer um vídeo seu correndo para conseguir analisar melhor o que precisa ser mudado

Leia também: [Dicas] Corrida para iniciantes: como começar a correr?

Qual a melhor postura para correr? 

A postura correta para correr é aquela que promove um movimento mais eficiente, natural e fluido e que respeita ao máximo a sua estrutura corporal. Contudo, alguns movimentos e ângulos podem ajudá-lo a ter melhor desempenho na corrida. 

Para começar a adquirir uma postura correta para correr é necessário saber como você corre e perceber onde precisa melhorar. A partir disso, ter uma maior consciência corporal vai te ajudar a corrigir seu padrão enquanto corre. De uma forma geral, para uma boa postura na corrida, você deve: 

  • Inclinar-se ligeiramente para a frente
  • Olhar para a frente
  • Manter as escápulas firmes e mais juntas
  • Dobrar os cotovelos em um ângulo de 90º
  • Manter  abdômen firme
  • Levantar e dobrar o joelho
  • Usar a perna de trás durante a passada

Para colocar isso em prática. imagine que enquanto você corre está sendo puxado para cima, como estivesse sendo esticado e ficasse mais alto. Isso vai ajudar você a alongar a coluna enquanto corre e vai envolver os músculos mais profundos. 

Uma vez que seu corpo está sendo puxado para cima, seu pé tocará com maior leveza no chão. Imagine suas pernas funcionando como molas. 

Mas lembre-se: você não precisa fazer isso de um dia para o outro, é importante fazer aos poucos para depois o movimento ficar automático. Para isso, alguns detalhes são fundamentais. 

Leia também: Dicas para correr no frio, evitar lesões e se motivar

Postura correta para correr: 5 dicas 

1) Mantenha sua cabeça reta

Você pode nunca ter pensado nisso, mas sabia que a simples posição da sua cabeça pode fazer com que você não tenha uma postura correta para correr? 

O ideal é que sua cabeça fique sempre reta e que você mantenha seu pescoço e seu queixo relaxados. Uma dica para se manter na posição correta é olhar sempre para a frente, cerca de 30 a 40 metros à frente

Além disso, evite olhar para baixo. Quando você olha para seus pés, por exemplo, cria uma tensão desnecessária no pescoço e nos ombros. 

2) Não encolha os ombros

Quando começamos a correr ou a nos esforçamos mais, uma das coisas mais difíceis é manter nosso corpo relaxado. Essa tensão muitas vezes é notada nos ombros: eles começam a subir em direção às orelhas. Isso acontece com você? 

Se respondeu que sim, este é um hábito que você deve cortar já. Seus ombros devem estar relaxados, soltos e baixos ao invés de altos e tensos. Imagine que você está correndo com o seu coração, então ele deve ir à frente do corpo — dessa forma, seus ombros vão para trás e para baixo

Outro ponto importante para manter uma postura correta para correr é atentar que seus ombros precisam permanecer estáveis, então evite movimentá-los para frente para trás, isso pode afetar negativamente seu centro de gravidade e momento.

Leia também: Dicas de respiração para correr

3) Corra com as mãos relaxadas

Sabia que até mesmo as mãos influenciam na postura correta para correr? Isso porque se elas estiverem muito apertadas podem causar tensão nos braços, nas costas e nos ombros. Elas devem estar relaxadas, porém firmes. 

Um bom exercício para trazer consciência para essa parte do corpo é imaginar que você está segurando um ovo e não pode deixar caí-lo, nem apertá-lo a ponto de quebrá-lo.  

4) Mantenha os braços em 90 graus ao lado do corpo

O movimento dos braços é crucial para uma melhor postura para correr. A posição ideal é que eles estejam dobrados formando um ângulo de 90º. Além disso, tente balançá-los para frente e para trás, não na frente do corpo. 

Esse movimento vai ajudar a economizar energia além de impulsioná-lo para a frente. Confira no vídeo abaixo como deve ser esse movimento: 

5) Flexione levemente os joelhos ao pousar o pé no chão

Outra boa dica para ajudar na postura correta para correr é ao pousar os pés no chão fazer uma ligeira curva no joelho. Essa ação favorece a absorção de impacto da corrida em superfícies duras. 

Além disso, não levantar os joelhos muito alto e evitar fazer movimentos que simulam pulos para cima e para baixo também contribuem com a melhor postura. O movimento dos seus joelhos deve ser levantando para a frente e não para o alto. 

Quais os padrões de corrida?

De acordo com o educador físico Andrei Achcar muitas vezes a postura que temos no trabalho em nosso dia-a-dia pode afetar a nossa postura na corrida. Portanto, ter essa consciência corporal durante todo o seu dia pode ajudar no seu desempenho na corrida. 

No vídeo abaixo ele analisa três padrões de posição na corrida:

  • Corredor pato, com o peito muito estufado jogando o peso para trás;
  • Corredor com tronco reto muito inclinado para frente;
  • Corredor bem alinhado, tronco longilíneo; 

Confira também outras dicas de postura correta para correr

Que tal uma prova rápida para testar sua postura? 

Agora que você já sabe qual a melhor postura para correr que tal escolher uma prova linda fora do Brasil para colocá-la em prática? 

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