Whatsapp: +55 21 97280-9856

Correr em jejum faz mal?

O que você come antes de correr? É daquelas pessoas que não conseguem sair de casa sem colocar algo na barriga ou daquelas que aguentam correr por vários minutos sem ingerir nada? Afinal de contas, correr em jejum faz mal ou é melhor se alimentar bem antes da prática de exercício físico? 

É muito comum surgir essa dúvida principalmente por quem vai começar a correr para emagrecer. Está com alguns quilinhos extras e quer enxugar o corpo o mais rápido possível. Outras preferem correr em jejum para não ficar muito pesado durante o treino. Seja qual for seu objetivo, listamos neste artigo alguns prós e contras e vamos te ajudar a entender se correr em jejum faz mal. 

Leia também: Como correr corretamente

De qualquer forma, é sempre bom lembrar que cada pessoa é única e possui suas necessidades específicas. Dessa forma, para saber se você deve ou não correr em jejum, procure um profissional para avaliar seu caso especificamente. 

O que é correr em jejum?

Antes de saber se correr em jejum faz mal, você sabe realmente o que é correr em jejum? 

Correr em jejum significa que a sua última refeição antes de correr aconteceu na noite anterior, no jantar. É quando você se levanta bem cedinho de  manhã e toma apenas água ou uma xícara de café antes de correr.

Correr em jejum faz mal ou bem?

Existem várias dúvidas com relação a correr em jejum e a resposta para essa pergunta é que depende do seu objetivo. Confira abaixo dois tópicos que ajudam ou não e pense em porque você correria em jejum. 

1) Não melhora o rendimento

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, correr em jejum faz mal para sua performance. De acordo com um estudo que avaliou a eficiência da corrida em jejum, a ingestão de carboidratos no pré-treino fez com que houvesse um aumento do VO2 máximo (limite de potência aeróbica), com melhora no desempenho e rendimento.

Isso porque, segundo estudo de caso, o carboidrato permitiu a manutenção da glicemia que preserva o glicogênio muscular e hepático, reduzindo a sensação de esforço e diminuindo a fadiga do centro nervoso motor cerebral. Dessa forma, foi possível perceber que correr em jejum faz mal para quem está buscando melhorar o tempo na corrida. 

Leia também: Dicas de respiração para correr

2) Não vai perder massa muscular e ajuda a perder gordura 

Um ponto positivo para o treino em jejum é que ele ensina nosso corpo a utilizar a gordura como combustível. Aqueles que querem emagrecer já começaram a dar pulos de felicidade, não é mesmo? Mas calma, isso não acontece imediatamente fazendo com que você perca aqueles quilos extras que você carrega na sua cintura, a famosa pochete.

Dessa forma, treinar em jejum uma ou duas vezes por semana pode ajudá-lo a aumentar a perda de gordura, desde que você mantenha um equilíbrio calórico ao longo do dia. Com isso, correr em jejum não faz mal e ainda pode te ajudar a manter um bom peso. 

Além disso, correr em jejum não faz mal no sentido de perder massa magra. Embora caso você queira aumentá-la, o jejum vai te prejudicar, conforme explica a nutricionista no vídeo abaixo: 

3) Carboidrato é importante

Existem diversas razões pelas quais nosso corpo necessita de carboidratos e durante o exercício físico ele é ainda mais primordial. Os carboidratos são a fonte preferida de combustível dos nossos músculos, pois são facilmente utilizados por eles. 

Além de serem uma fonte rápida de energia, os carboidratos também desempenham um papel importante na recuperação, na função imunológica e adaptações de treinamento. Na verdade, a suplementação de carboidratos tem o mais forte suporte científico para reduzir o estresse e a inflamação pós-exercício e melhorar a imunidade.

Dessa forma, consumir carboidrato antes e durante os treinos podem fazer muito bem ao seu corpo. 

Leia também: Como evitar lesões na corrida 

Testou correr em jejum? Que tal ver como fica seu rendimento? 

Agora que você sabe se correr em jejum faz mal ou bem, já fez o teste se funciona para você? Qual tal colocar em prática em uma prova? Já pensou em participar de uma maratona em outro país e correr em lugar incrível?

Para realizar esse sonho, saiba que você não precisa se preocupar em procurar um hotel perto da prova ou até mesmo fazer sua inscrição. Existe uma forma muito simples. A Kamel Turismo é uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos planeja cada pequeno detalhe desse mesmo sonho de vários corredores.

A Kamel é a única agência do Brasil que oferece pacotes com inscrição garantida para todas as Marathon Majors, por exemplo. Com ela você não precisa esperar pelo sorteio ou atingir o índice, basta treinar e querer correr em alguma das maiores maratonas do mundo. Além disso, ela dá assistência total desde a estadia até todas as informações sobre as provas, como: 

E não são apenas essas provas. Se você quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação, a Kamel te ajuda. Peça um orçamento agora em nosso site.