+55 21 2275-0146
dicas para correr na rua

Dicas para correr na rua: como correr melhor e em segurança

Share now:

Veste a roupa de ginástica, coloca o tênis e sai para correr pelo bairro, no parque próximo da sua casa ou em uma estrada onde passa carros. Seja qual for a situação, algumas dicas para correr na rua podem te manter em segurança, evitar algumas dores de cabeça ou simplesmente podem te ajudar a não perder tempo. 

De acordo com uma matéria publicada no jornal  O Estado de São Paulo,  estima-se que existam entre 5 e 11 milhões de corredores de rua no Brasil. O número de adeptos dessa modalidade em nosso país cresce cada vez mais. 

Se você é um dos que pretendem começar a se aventurar nessa modalidade, confira a seguir algumas dicas para correr na rua: 

5 dicas para correr na rua e fazer um bom treino

1) Corra no sentido oposto ao do tráfego

A segurança vem sempre em primeiro lugar quando o assunto diz respeito a dicas para correr na rua. A dica principal é correr contra o sentido dos automóveis. Dessa forma você consegue ver se tem algum carro, caminhão ou moto vindo em sua direção e é capaz de tomar alguma atitude para se desviar se for necessário. 

Contudo, se estiver correndo em uma estrada ou rodovia e se deparar com um morro que não dá para ver o carro, o mais aconselhável é reduzir a distância e ia correr e recuar daquele ponto. Nesse caso redobre a atenção. O ideal é que você possa ser sempre visto pelo carro e também possa vê-lo. 

Leia também: Melhores lugares para correr em SP

 2) Use roupas chamativas 

Essa dica para correr na rua vale principalmente se você for correr à noite ou se estiver escuro. Já existem várias roupas com sinais refletivos que brilham quando a luz é direcionada a eles. Ser visto no escuro é uma forma importante de se manter seguro. 

Você pode evitar acidentes até mesmo com bicicletas, já que muitas vezes os corredores dividem espaço com elas. 

Leia também: Dicas de respiração para correr

3) Evite correr lado a lado com seu amigo

Se você estiver correndo em dupla com um amigo, outra dica para correr na rua é procurar sempre correr um atrás do outro ou em fila em caso de ter mais corredores juntos. Dessa forma evita-se que um de vocês corra acidentalmente na faixa de veículos. 

O corredor que está na frente fica sempre responsável por comunicar aos outros o que vem pela frente, como carro, bicicleta ou se será necessário atravessar. 

Leia também: 10 dicas de como correr mais rápido

4) Evite ouvir música

 Quando você corre na rua é preciso estar atento a todos os sinais para sua própria segurança e a segurança das outras pessoas. Imagine que surge um carro desgovernado na sua direção, ele buzina, mas você não ouve porque está com o fone de ouvindo escutando sua música preferida no último volume? 

Dessa forma, os fones de ouvido são um dos acessórios para corredores de rua que deve ser usado com muita cautela quando está correndo em um lugar com muita movimentação. 

5) Redobre a atenção em situações adversas

Citamos acima algumas dicas para correr na rua em segurança levando em consideração um dia normal de tempo seco. No entanto, quando a situação estiver muito ao extremo outros cuidados devem ser tomados

Por exemplo: se você vai correr no sol, então a principal dica para correr na rua é não esquecer de passar o protetor solar. Por outro lado, se estiver chovendo, então é importante conferir dicas para correr na chuva mais específicas. 

Correr na rua e correr na esteira, qual a diferença? 

A principal diferença entre correr na esteira e correr na rua é exatamente a segurança. Correndo na rua o cuidado deve ser redobrado, tanto com sua postura e corrida em si como com os outros elementos exteriores. 

Se você já está acostumado a correr na esteira, mas decidiu começar a correr na rua, confira no vídeo abaixo algumas diferenças entre ambas:

Agora que você já pegou várias dicas para correr na rua, é só colocar o coração e as pernas para funcionar e vai ver como é maravilhoso correr sentindo o ar bater no rosto. 

Por que eu devo correr na rua? 

Correndo na rua você é obrigado a passar por vários desníveis do terreno, enquanto que correndo na esteira é você quem dita o esforço, cada um coloca a elevação, por exemplo, que prefere. 

Agora que você já sabe quais são as principais dicas para correr na rua, já pode colocar o tênis e fazer o teste. Depois que o fizer você vai sentir a diferença e o porquê da importância de também correr na rua se você pretende fazer uma prova. 

E com todas essas dicas para correr na rua já é hora de escolher uma prova e ter uma razão a mais para enfrentar as ruas, não é mesmo? Se essa razão for fora do Brasil mais emocionante ainda, não é mesmo? 

A Kamel Turismo é uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.

Oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais emblemáticas provas, como:

Que tal aproveitar os treinos na rua e correr pelo mundo inteiro? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.

Se quiser ir com a cabeça ainda mais tranquila, a Kamel Turismo prepara cada detalhe – desde a hospedagem até a sua inscrição para a prova.