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Dicas para primeira maratona

Dicas para primeira maratona que todo iniciante deve saber

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Antes de ler qualquer dica para primeira maratona, você sabe qual é a distância de 42,195 km? Tente fazer um teste medindo de carro ou até mesmo criando um trecho pelo Google Maps para ter uma ideia do quanto você vai correr

Em um primeiro momento você pode achar surreal e um sonho distante. Mas acredite, com um bom treino, preparo adequado e muita força de vontade você vai conseguir completar esses quilômetros sorrindo e com muito orgulho da sua conquista. 

Correr uma maratona não é para qualquer um e ninguém faz essa distância da noite para o dia. Por isso, uma maratona começa no momento em que você se desafia a correr os 42,195 km. Isso porque fazer esse tipo de prova é muito mais do que ir lá no dia e correr, envolve planejamento e dedicação. 

E para te ajudar a atingir esse objetivo separamos algumas dicas para a primeira maratona que vão poder te dar um norte e ajudar a dar os primeiros e cruciais passos. Confira a seguir. 

7 dicas para primeira maratona

  1. Hidrate-se bastante antes da prova

Por mais que pareça algo banal, é uma dica para primeira maratona que faz muita diferença. Na semana que antecede a prova já comece a aumentar o volume de água que você bebe. É isso que vai fazer a diferença no dia sua prova. 

Hidratar-se antes não significa tomar dois litros de água antes da prova ou na noite anterior. Isso pode até atrapalhar sua prova. A hidratação deve começar cerca de três dias antes para quando chegar a prova seu corpo já estar hidratado, ajudando a evitar até mesmo cãibras durante a corrida.  

  1. Planeje correr sozinho

Por mais que você treine com vários amigos e que vocês escolham correr a mesma maratona, não é uma boa ideia planejar fazer a prova com alguém. 

Primeiro porque se a pessoa desistir de participar da corrida ou se houver algum imprevisto com ela pode interferir na sua prova. Segundo que durante a prova pode acontecer de você estar super bem com sobra para correr mais e a pessoa não, e isso te puxar pra baixo. Embora você possa ter a ideia de que um puxa o outro, como uma dica para primeira maratona é bom que você faça sozinho, até mesmo para se conhecer e ter mais experiência para a próxima. 

Aproveite as partes bonitas do percurso e o apoio das pessoas nas ruas para conquistar a força extra que precisa. 

Leia também: Como treinar para uma maratona

  1. Não teste nada novo no dia da prova

Essa é uma dica para primeira maratona clássica e vale ser sempre repetida. Tudo aquilo que você for usar na sua prova deve ser testado antes, nos treinos. Não experimente nada novo no dia da prova. 

É comum chegar na expo e ficar deslumbrado com tanta novidade e produtos maravilhosos. Sabe aquele gel de carboidrato que não precisa ser tomado com água que você não tinha achado para testar? Sim, possivelmente você o encontrará na véspera do grande dia. Mas não caia na tentação. Compre, guarde, teste e use na próxima. 

Aqueles produtos que você ganhou que vieram no kit, guarde todos. Você com certeza vai ter muitas outras chances de usá-los. Qualquer coisa nova que seu corpo não estiver acostumado pode se virar contra sua performance no dia. 

Mas essa dica também vale para bermudas, tênis, tops, meias, tudo. Já pensou usar uma meia nova e ela encher seu pé de bolha? Ou então estrear aquela bermuda linda de compressão e ela te deixar cheio de assadura? Você vai lembrar dessas marcas não só durante a prova, mas também depois. 

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  1. Siga um planejamento 

Outra dica importante para primeira maratona é ter um objetivo de treino e segui-lo corretamente. Em um planejamento de corrida vários treinos são distribuídos ao longo da da semana; treinos rápidos, com tiro, lentos, curtos e longos. É fundamental para sua evolução na corrida fazer uma mistura desses vários tipos de treinos. 

Cada um deles tem uma finalidade e a sua importância. Para isso, um bom profissional de educação física pode ajudar a construir uma planilha personalizada para o seu condicionamento físico e seu objetivo na corrida.

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  1. Treine sua mente 

Quando pensamos em correr uma maratona a primeira coisa que nos vem à mente é: nossa, é preciso ter muito fôlego e força nas pernas! A verdade é que em uma maratona a mente conta muito mais do que o corpo

Isso não quer dizer que você não precisa treinar as pernas. É extremamente imprescindível isso. Porém, quando chega em determinados momentos da corrida, que se você não tiver a mente firme e bem preparada, as chances de você sofrer são grandes. O corpo vai, tem força para correr, mas a mente pode dizer que não e se você segui-la pode não terminar a prova da forma como queria.  

É do km 30 pra frente (o chamado muro da maratona) que pensamentos como “não vou conseguir”, “deveria ter treinado mais”, “isso não vai dar certo, falta muito ainda” começam a aparecer na sua mente. Mas lembre-se o quanto você deu duro para estar ali naquele momento e não entregue o jogo. 

Para conseguir dominar esses pensamentos, meditar todos os dias é uma prática que vai ajudar na sua corrida muito mais do que pode imaginar.

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  1. Aprenda com quem já correu

Se você não conhece ninguém que tenha corrido os 42 km para falar sobre as experiências e dicas adicionais para sua primeira maratona, ver vídeos de quem já correu várias pode ajudar. 

Por exemplo, além de saber as dicas para a primeira maratona, é bom saber também o que geralmente acontece com todos os corredores para tentar se preparar melhor para que não aconteça com você. Confira abaixo, 5 coisas que aconteceram com dois corredores e também pode acontecer com qualquer um:

  1. Escolha uma prova com percurso bonito

Fazer uma prova em um lugar lindo ou em um destino que você quer muito conhecer certamente vai te dar ainda mais ânimo para correr a maratona e terminá-la bem. 

Imagina que você está em um momento da prova super difícil, lá pelo 32º km, por exemplo, faltando um pouquinho de força para continuar. De repente você se depara com um mar azul maravilhoso, ou com um ponto turístico de uma cidade como Nova York ou Paris. 

É de ficar emocionado e ainda mais agradecido por poder estar ali, não é mesmo? Já pensou em correr uma maratona em outro país e realizar um sonho como esse? Para te ajudar nessa empreitada, conte com a Kamel Turismo, uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores, como o seu.

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