+55 21 2275-0146

5 melhores maratonas do mundo para correr (pelo menos) uma vez na vida

Share now:

Correr para ultrapassar seus limites, superar o próprio tempo, pela beleza do percurso ou para turistar.  A Maratona de Berlim, Big Five, de Nova York e do Sol da Meia Noite são consideradas entre as melhores maratonas do mundo para isso. Veja quais são as outras.

O simples fato de correr uma maratona exige muita disciplina e treino. Quando além de correr uma maratona, você também quer melhorar o seu tempo de corrida aí requer  mais elementos na estratégia.

O número de pessoas que se aventuram pela maratona é gigante. Somente nos EUA, em 2017, mais de 18 milhões de atletas se inscreveram em uma maratona, de acordo com dados do Running USA.

Se você quer fazer parte dessa estatística, escolher provas com percursos mais planos pode ser uma ajuda e tanto. Dica que vale também para quem vai fazer a primeira maratona.

Aliado a isso, provas com lindas paisagens e muito público dando apoio nas ruas também ajudam bastante o corredor.

Imagine que ao chegar no quilômetro 30 (ponto mais difícil para muitos corredores) um desconhecido grita uma frase de incentivo ou até mesmo uma criança estende a mão para você cumprimentá-la?

Sem dúvida alguma, você terá uma força a mais para continuar. Pensando em todos esses quesitos, avaliamos e separamos as melhores maratonas do mundo para cada tipo de corredor – quer saber qual a sua? Continue lendo.

Conheça as 5 melhores maratonas do mundo

1) Maratona de Berlim

Uma das mais famosas e desejadas maratonas é a de Berlim. É uma das seis principais provas da modalidade –  World Major Marathons, juntamente com a de Nova York, Boston, Chicago, Londres e Tóquio. Acontece geralmente no último domingo de setembro.

A prova da capital alemã é conhecida pelo seu percurso plano e rápido, o que contribui para a quebra de recordes pessoais e mundiais.

Foi lá que em 2018 o queniano Eliud Kipchoge gloriosamente sagrou-se o maratonista mais rápido do mundo, cruzando a linha de chegada em 2h01min39s  tomando o posto de seu compatriota Dennis Kimetto, cuja marca era de 2h02min57s que também foi conquistada em Berlim.

Além de correr no mesmo evento que grandes nomes desse esporte, você pode esperar também por grande apoio da população. Como é uma das mais importantes maratonas da europa, ela é muito esperada também por aqueles que gostam de sentir a energia do evento.

O incentivo vai do início ao fim da prova.

Bandas de música ao longo de todo o percurso fazem parte dessa equipe de apoio. Sem contar ainda que Berlim é uma linda cidade para turistar. E você faz isso também durante a prova. A corrida passa por monumentos como:

  • Siegessäule (Obelisco da Vitória);
  • Potsdamer Platz (importante praça do centro de Berlim);
  • Unter den Linden (umas das principais avenidas da cidade);
  • Brandenburger Tor (O Portão de Brandemburgo) – a chegada da prova.

A Maratona de Berlim é, portanto, ideal para quem gosta de correr em percursos planos, que está buscando um tempo melhor na maratona, ou seja correr mais rápido, e ainda quem ama ter o incentivo a mais que os espectadores passam.

Maratona do Sol da Meia Noite

Já pensou começar a correr uma maratona às 20h30 sob os raios do sol e terminá-la ainda com o brilho dele no céu? Ter essa experiência incrível é possível no norte da Noruega, na cidade de Tromsø, na maratona do Sol da Meia Noite, em junho.

O fenômeno do sol da meia noite acontece todos os anos de maio a julho, são dois meses em que aquela cidade recebe a luz solar o dia todo – o sol não se põe em nenhum momento.

A experiência de correr em um cenário deslumbrante ajudará seu corpo a ir além do limite que ele conhece de frio. Afinal, por acontecer bem próximo do pólo norte, essa será a sua maior dificuldade, já que o percurso é bem plano. Com destaque para:

  • Ponte de Tromsø
  • Catedral Ártica
  • Montanhas com neve no topo

A marcação da prova é outro fator que pode contribuir com o psicológico do corredor. É feita em km, porém é regressiva: você larga no quilômetro 42 e chega no zero.

Dessa forma, a maratona do Sol da Meia Noite é para você que já correu alguma maratona e quer se desafiar em uma aventura diferente, como por exemplo correr em uma paisagem e condições diferentes daquelas que você está acostumado.

Maratona de Nova York

Foto: Site Dicas de Nova York

Assim como a de Berlim, a Maratona de Nova York é super disputada e aguardada por corredores do mundo todo. Ela acontece sempre no primeiro domingo de novembro e também está entre as melhores maratonas do mundo.

A prova começa com o visual da baía do Atlântico na Ponte Verrazzano, em Staten Island, passa pelo Brooklyn, Queens, The Bronx, chegando a Manhattan e a tão esperada linha de chegada fica no incrível Central Park.

Não tão plana como a de Berlim, ela conta com subidas e descidas após o km 21, na Queensboro Bridge. Após o duro quilômetro 30, no km 35 – na 5ª Avenida, fica o trecho mais desafiador: uma longa subida.

Porém o astral do público e o ambiente inspirador da cidade fazem com que as forças sejam ainda maiores para os corredores de Nova York.

Um ponto bastante favorável da prova é o clima: nessa época do ano o termômetro fica entre 13º C e 18º C, temperatura considerada perfeita para correr uma maratona.

A Maratona de Nova York é excelente para você que acha indispensável o apoio externo dos espectadores e quer correr uma das mais famosas e lembradas maratonas do mundo.

Maratona Big Five

Correr uma maratona nas savanas africanas em um cenário deslumbrante e em meio a animais selvagens com certeza será uma grande experiência para sua vida.

A Maratona Big Five acontece em junho, na Reserva Entabeni, próximo a Joanesburgo, na África do Sul. Ela recebe esse nome devido aos cinco grandes animais que podem ser encontrados, eventualmente, pelo percurso: leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo.

Sinta um pouquinho da energia dessa prova no vídeo abaixo:

Ao mesmo tempo que você corre uma maratona, também realiza o sonho de fazer um safári. Mas não pense que será fácil. A Big Five possui um percurso desafiador, com algumas subidas e terrenos irregulares.

Além disso, por conta da segurança, o tempo limite da prova é de 7h. Os corredores que não alcançam os pontos de corte no tempo certo não podem continuar na prova e são levados de volta à linha de chegada.

Os três pontos de corte no trajeto são: o corredor deve passar no km26,5 em 4h e no km32,5 em 5h15 no máximo.

Essa também é uma ótima opção para quem gosta de natureza e não tem medo de se aventurar em corridas com desafios diferentes, como solo e correr perto de animais.

Maratona da Muralha da China

Se correr uma maratona não é para qualquer um, imagina correr a Maratona da Muralha da China que é composta por subidas, descidas, terrenos irregulares e  mais de 5 mil degraus?

Diferente de todas as outras já mencionadas, ela ainda possui um motivo a mais para ser considerada melhores opções de maratonas do mundo: você corre por uma das 7 maravilhas do mundo. Já pensou o quão incrível isso é?

A construção da Muralha foi realizada no decorrer de dois milênios, tendo início no ano 220 A.C. e conclusão apenas no século XVI, na dinastia Ming.

A imensa construção arquitetônica possui aproximadamente 8.851,8 quilômetros de extensão, 7,5 metros de altura e 3,75 metros de largura. É considerada como uma das mais fantásticas obras construídas pelo homem.

O objetivo da Muralha era impedir a entrada de tribos nômades oriundas da Mongólia e da Manchúria, protegendo, assim, o norte do país.

A prova acontece em maio, na cidade de Huangyaguan, distrito de Tianjin, a cerca de 100 km de Pequim. A largada e a chegada são na Yin Yang Square e passa duas vezes pela muralha: na subida e na descida.

O duro percurso passa também por asfalto, terra batida, plantações, onde o piso é irregular com cascalhos, pedras e terra molhada. Mas o esforço é compensado pela energia das populações da aldeias que apoiam os guerreiros.

Então, se você já correu alguma maratona e está bem treinado para superar mais uma vez seus limites, a maratona da Muralha da China pode ser uma ótima opção para você.

Já pensou que além de realizar o seu sonho de começar a correr maratonas você também pode aproveitar e conhecer um lugar diferente?

A Kamel Turismo é uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.

Oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais emblemáticas provas, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.