Conheça 6 tipos de alimento que funcionam como um verdadeiro energético natural para correr
Superar limites é um dos principais objetivos de quase todo o corredor e, para isso, não faltam estratégias: aumentar o percurso da corrida, melhorar o ritmo, chegar ao fim da prova com mais disposição etc.
Além da rotina constante de treinamentos, é sempre bom – e importante – poder contar também com uma nutrição adequada para esses desafios. Por isso, já falamos aqui no blog sobre o que comer antes e depois de correr, qual deve ser a alimentação para maratonistas e o que comer durante uma ultramaratona.
Mas, além de deixarem o corpo mais saudável, também podemos contar com substâncias que fornecem a energia extra necessária. O problema é que algumas dessas substâncias podem fazer você cair no doping, e fazer todo o seu esforço ir por água abaixo.
Felizmente, é possível recorrer a inúmeras alternativas de energético natural para correr. Isso porque alguns alimentos, ao serem ingeridos, funcionam como um tipo de “combustível especial”, fornecendo a energia que o atleta precisa para obter um bom desempenho.
Por isso, neste post listamos alguns tipos de alimentos naturais que funcionam como um energético natural para correr, e que são capazes de fornecer mais energia durante o exercício.
Boa leitura e boa corrida!
6 tipos de energético natural para correr
1. Abacaxi com hortelã e gengibre
Abacaxi com hortelã é uma combinação bastante clássica para quem curte uma alimentação saudável, principalmente no preparo de sucos. Mas você pode consumir também a fruta crua com folhinhas de hortelã por cima e obter o mesmo efeito.
Isso porque o abacaxi, que é uma fruta cítrica, tem propriedades anti-inflamatórias e também tem muita vitamina C, que é responsável por dar mais disposição e energia ao corpo. O suco de abacaxi com hortelã é uma boa pedida para tomar de manhã ou antes da prática da corrida.
E, para aumentar ainda mais o efeito energético, você pode adicionar também o gengibre, que é um termogênico natural – da mesma maneira que a canela. O gengibre possui propriedades energéticas e deixa o sistema nervoso mais “alerta”, além de contribuir para a aceleração do metabolismo.
2. Beterraba
A beterraba é outro excelente energético natural para correr. Ela é uma raiz tuberosa que possui betanina, uma substância que reduz a fadiga. Ela também possui nitrato que, ao ser ingerido, ajuda a formar o óxido nítrico.
Esse óxido tem uma atuação no corpo humano no sentido de melhorar a absorção dos nutrientes dos músculos, produzindo mais energia e elevando a resistência física. Alguns estudos apontam que ele pode ajudar a aumentar o tempo da atividade física em aproximadamente 16%.
Leia mais: Dicas de respiração para correr melhor e com mais eficiência
3. Chá de canela, erva doce e ginseng
Combinar esses 3 ingredientes é uma forma de criar um ótimo energético natural para correr. Isso porque a canela é um dos principais termogênicos encontrados na natureza e, além de ter um gosto agradável, auxilia na aceleração do metabolismo, ajudando na queima de gordura e fornecendo mais energia na hora da corrida.
Já a erva doce tem bastante vitamina B6, que também dá mais energia e acelera o metabolismo corporal. A B6 também atua como anti-inflamatório, e favorece o sistema digestivo.
O ginseng, por sua vez, é uma raiz chinesa que age como energético natural e também alimento antiestresse. Unindo os 3 ingredientes, você pode fazer um chá saudável e bastante energético, que pode ser tomado gelado ou quente.
4. Extrato de guaraná
O extrato de guaraná é bastante usado por atletas, principalmente em bebidas. As bebidas à base desses extrato são consideradas fonte de energia porque a substância tem efeito no sistema nervoso central, evitando e reduzindo efeitos como o cansaço, o estresse muscular e a fatiga.
Para quem corre, extrato de guaraná é um recurso ergogênico (melhora do desempenho) devido à sua concentração de cafeína (40mg por grama, contra 8mg por grama do grão de café).
Isso ajuda a aprimorar a performance na corrida por causa do estímulo ao SNC (sistema nervoso central) e da melhora na percepção de capacidade física e esforço. Assim, a substância adia a sensação de fadiga em exercícios exaustivos e prolongados, como é o caso da corrida.
Leia mais: Acessórios para corredores de rua que você não pode ficar sem
A quantia a ser ingerida depende de fatores como gasto energético, idade e peso. Contudo, uma dosagem segura por dia fica entre 0,5g a 2g por pessoa, que equivalem a 1 a 4 colheres de café diariamente.
O ideal é consumir o extrato de guaraná antes da corrida, aproximadamente com uma hora de antecedência, juntamente com algum alimento. Quando fizer isso, acompanhe a frequência cardíaca durante o exercício.
Entretanto, é importante ressaltar que pessoas com doenças cardiovasculares, insônia, gestantes, lactantes e outras condições devem evitar o extrato de guaraná.
5. Suco de laranja, cenoura, beterraba e gengibre
Um suco com esses ingredientes é um bom energético natural para correr porque é rico em vitaminas A, C, K, antioxidantes, betacaroteno e folato, além de ter ação anti-inflamatória.
A beterraba, como já explicamos, é boa fonte de nitratos, que ajudam a melhorar a circulação e a resistência muscular. O gengibre, que também já citamos, é termogênico e anti-inflamatório, e uma pesquisa recente apontam que ele pode reduzir significativamente a dor muscular.
Já a cenoura também possui muitos antioxidantes, além de combinar vitamina A e betacaroteno, elementos que protegem o corpo de lesões e aumentam a imunidade. Ela também tem bastante cálcio, ferro, folato, magnésio, potássio e vitaminas do complexo B, que ajudam a reduzir o estresse oxidativo que a corrida causa.
Além disso, um estudo recente indica que o consumo da cenoura pode melhorar a performance de atletas em corridas 5 quilômetros. E o betacaroteno pode auxiliar a proteger atletas de ultramaratonas, que necessitam de resistência muscular por mais tempo.
Por sua vez, a laranja fornece vitamina C e tem bastantes calorias, o que a torna ótima para dar a energia necessária para uma corrida, mesmo as mais longas. Uma pesquisa sugere que o suco de laranja também tem um alto poder de hidratação, acima até da água.
Além disso, a vitamina C possui efeito antioxidante, atua na produção de colágeno e fortalece o sistema imunológico, e melhora até a cicatrização de machucados. Também estimula a absorção de ferro e cálcio. O suco de laranja é rico ainda em outros nutrientes, como folato, fósforo, potássio, tiamina e vitamina B6.
6. Vitamina de aveia, banana e canela
Por fim, o último energético natural para correr da lista é, além de tudo, delicioso. Começando pela banana, que é bastante nutritiva e saborosa: ela possui bastantes calorias, fibras, potássio, vitaminas do complexo B e outros nutrientes. Também contribui para fortalecer os músculos e evitar as cãibras sendo, assim, indicada para quem corre.
Já a combinação aveia e canela dá mais calorias, nutrientes e possui efeito termogênico, como já mencionamos.
Leia mais: Corrida para iniciantes – dicionário para atletas de primeira viagem
–
É importante que, além de seguir essas dicas, o atleta faça uma consulta com um médico especializado ou nutricionista para saber quais são suas necessidades específicas de nutrição e reposição.
E agora que você já conhece tipos de energético natural para correr, que tal aprender mais sobre como melhorar seu desempenho? Então baixe nosso material Dicas para correr: como ter boa performance em maratonas!