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Exercícios na quarentena

Exercícios na quarentena ajudam a manter a saúde em dia

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Está em casa, isolado e buscando os melhores exercícios na quarentena? O isolamento social provocado pelo crescimento do Coronavírus em todo mundo fez com todos se adaptassem a uma nova realidade: fazer exercícios em casa ou com o mínimo de deslocamento. 

Com academias e parques fechados em algumas regiões ou em fase de abertura com horários ainda restritos, permanecer ativo pode ser um grande desafio. Contudo é extremamente necessário fazer atividades físicas não só pela sua saúde, mas também para seu humor e bem estar como um todo. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o ideal é praticar pelo menos 150 minutos de atividade física por semana para manter o corpo saudável. É importante lembrar que mesmo que você faça exercícios em casa os riscos de lesões também existem, por isso é sempre bom procurar ajuda de um profissional para te orientar mesmo que seja à distância em caso de alguma dúvida. 

Para se inspirar e ver o que é possível fazer em casa, listamos algumas opções de exercícios para fazer nessa fase de distanciamento social. Com a tecnologia e todas as pessoas nas mesmas condições várias novas e boas opções surgiram, confira a seguir. 

5 opções para fazer exercícios na quarentena  

1) Exercícios funcionais

Os funcionais provavelmente são os exercícios mais feitos na quarentena, pois é possível fazê-los em qualquer lugar e geralmente não é necessário usar nenhum acessório ou equipamento. Muitos desses exercícios são feitos apenas com o peso do corpo e sem  complicação. 

Dessa forma, eles são boas opções para fazer em casa e além disso também são uma ótima forma de evitar lesões na corrida. E o melhor: você já estará fortalecido para quando voltar a treinar corrida na rua. 

Para conseguir fazer esse tipo de exercício é possível baixar alguns aplicativos que mostram como exercê-los de maneira correta, como:

Alguns possuem versão paga com mais opções de exercícios, mas mesmo na opção gratuita dá para aprender boas variações e se exercitar.

Leia também: 5 melhores aplicativos para corredores

2) Yoga

Existem alguns perfis do Instagram que oferecem ótimos conteúdos e ensinam como fazer exercícios na quarentena em casa. Se o tipo de exercício que citamos acima não é para você, outra dica é tentar o yoga. 

A escola de formação de professores Premananda Yoga School possui um projeto, por exemplo, no qual variados voluntários oferecem aula de yoga gratuita diariamente por meio de lives no instagram. Basta ficar de olho no perfil @mahakarmayogabrasil

Se você tem criança em casa e fica pensando que não dá para fazer exercícios por conta disso, uma outra dica é procurar exercícios que elas também possam fazer. Por exemplo, o professor de yoga para crianças @antoniotigre também oferece aulas gratuitas online.

Com o yoga você tem diversos benefícios, não apenas físicos. Além disso, também vai ajudar muito na sua respiração para correr.

3) Corrida estacionária

Se você ama correr, deve estar inquieto em ter que ficar em casa, não é mesmo? Mas saiba que mesmo em casa é possível correr. Você deve estar pensando… mas eu não tenho esteira e nem espaço. 

Entre várias opções de exercícios que se destacaram na quarentena a corrida estacionária é uma delas. Como o próprio nome diz, você fica correndo no mesmo lugar. Isso mesmo, faz os movimentos como se fosse correr, mas não sai do lugar. Confira no vídeo abaixo como fazer e se vale a pena: 

Outra opção é comprar uma cinta e um elástico e prender em algum lugar, assim você pode ter uma variação e correr com tração que vai trazer um pouco mais de desafio para o seu treino. 

Além disso, ainda tem uma outra opção: correr pela casa ou pelo apartamento. Pode parecer estranho,  mas acredite: é possível e várias pessoas têm feito até muitos quilômetros correndo pela casa. No entanto, é importante ressaltar que como geralmente os cômodos são pequenos, pode ter muitas curvas e paradas no percurso, o que pode provocar lesões. Por isso, é sempre bom procurar orientação de um profissional para não se machucar.

4) Exercícios com elásticos 

Se você quer outras variações para treinos de força, uma forma é optar pelos treinos com elásticos. Dependendo da flexibilidade dele dá para fazer um esforço maior, se apenas com o peso do seu corpo não for suficiente. 

No vídeo abaixo a personal trainer Raquel Pitta ensina alguns desses exercícios e fala que se você não tiver um elástico próprio também serve aquele elástico usado para quando vamos doar sangue ou até mesmo câmara de ar de bicicleta, confira as dicas:

5) Exercícios aeróbicos

Muitas pessoas estão em casa e com medo de ganhar peso ou perder o condicionamento e depois quando voltar a correr ser mais difícil de retomar. Contudo, é possível manter a frequência cardíaca lá no alto, mesmo fazendo exercícios em casa. Para isso é possível fazer exercícios aeróbicos em sequência de treinamentos HIIT ou de alta intensidade.

São aquelas séries de exercícios muito rápidas e com pouco ou nenhum intervalo entre os exercícios. Para isso, você pode acompanhar perfis no youtube que mostram essa modalidade. Confira uma série no vídeo a seguir:

E quando a quarentena acabar, já sabe o que vai fazer?

O mundo inteiro está se adaptando a essa nova situação. Fazer exercícios na quarentena ajuda a manter seu corpo em movimento e saudável. O mais importante é não parar só porque está em casa, não é mesmo? Mas você já deve estar pensando e até planejando o que fazer quando puder voltar às ruas e voltar a viajar, certo? 

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