+55 21 2275-0146
Exercícios para corredores de rua

Quais os melhores exercícios para corredores de rua?

Share now:

Há uma série de exercícios para os corredores de rua que podem ajudar bastante no desempenho e na evolução da corrida. Esses exercícios valem tanto para quem está começando a correr, como para aqueles corredores mais  experientes. Contudo, especialmente para aqueles atletas que costumam correr distâncias mais longas eles são indispensáveis. 

Incluir exercícios diferentes em sua rotina de treinos pode ajudar inclusive a evitar lesões na corrida. Um desses exercícios para corredores de rua que pode ajudar neste sentido é o fortalecimento da região do core. De acordo com um estudo publicado na Revista Saúde Física & Mental, o fortalecimento dos músculos do core pode atuar como uma forma de prevenir e reabilitar vários tipos de distúrbios musculoesqueléticos principalmente os encontrados na articulação do joelho, que se apresentou no estudo como a área mais acometida em corredores de rua. 

Além disso, também é uma maneira de melhorar o desempenho do corredor, uma vez que com menos lesões, mais ativo permanece, aumentando cada vez mais sua capacidade. Contudo, não só os exercícios de core ajudam os corredores de rua, outras modalidades também são ótimas opções. Para te ajudar, listamos algumas ideias de exercícios para corredores de rua para adicionar em sua semana de treinos. Confira a seguir. 

3 tipos de exercícios para corredores de rua 

1) Ciclismo

Incluir algumas pedaladas na rotina de treinos sem dúvida é boa dica para quem está buscando exercícios para ajudar corredores de rua. Isso porque é uma ótima variação de cardio e com baixo impacto. Ou seja, pedalar ajuda o corredor a manter uma boa capacidade cardiorrespiratória, enquanto dá um tempinho para as articulações descansarem.

Outro ponto positivo que aqueles corredores que não gostam de treinos de velocidade vão adorar: aquelas aulas de ciclismo indoor intervaladas e intensas são uma ótima maneira de aumentar sua frequência cardíaca. Elas oferecem ainda os mesmos tipos de benefícios anaeróbicos que você obteria correndo.

Leia também: Como começar a correr 

2) Yoga

Mas não são apenas exercícios de cardio que são bons para corredores. Como mencionamos no início deste artigo, exercícios que estimulam a região do core são ótimas opções de exercícios para corredores de rua e ajudam até mesmo a evitar lesões. 

Uma das formas de trabalhar essa região é com o yoga, pois dependendo da sequência que você fizer ela vai te levar a ficar alguns minutos em permanência ativando o core, em prancha, por exemplo. O Hatha é uma linha do yoga em que há a permanência por mais tempo nas posturas.  

E não é só isso, o yoga faz com que você se mova, se alongue e respire de forma adequada ao mesmo tempo — o que pode levar a uma recuperação mais rápida do seu treino de corrida. 

Por exemplo, uma sequência de vinyasa cria a oportunidade perfeita para os músculos se soltarem. Isso porque o vinyasa é um tipo de yoga mais intenso, em que a transição de uma postura para outra é mais rápida, o que torna a aula mais dinâmica e faz o aluno suar mais. É ótimo porque estimula o sistema linfático, que ajuda a liberar as toxinas do corpo.

Para começar a conhecer algumas posturas que são ótimas para corredores, confira uma aula no vídeo abaixo: 

Leia também: Como voltar a correr depois de uma lesão

3) Musculação

Um corredor fazer musculação? Mas eu quero é ficar leve para correr melhor, músculos não combinam com corredores. Sempre que falamos em musculação o estereótipo que geralmente nos vem à cabeça é daquela pessoa cheia de músculos e pesada. 

Porém, estamos muito errados. Primeiro porque não é tão simples assim chegar a um corpo musculoso e tão pesado a ponto de prejudicar a sua corrida apenas com alguns exercícios combinados com os treinos de corrida. Segundo porque a musculação não serve apenas para ganhar músculos e, sim, fortalecê-los, ajudando a evitar lesões

Você sabia que o treinamento de força pode ajudar a aumentar seu V02 máximo e a velocidade na corrida? 

Na musculação também é possível trabalhar a região do core. Além disso, você também pode trabalhar outros grupos de músculos específicos que são muito utilizados durante a corrida, como os glúteos.

No vídeo abaixo o preparador físico Enzo Amato fala sobre a musculação como exercícios para corredores de rua. Segundo ele, um corredor mais forte consegue manter a técnica de corrida por mais tempo. Confira algumas dicas para fazer os exercícios, tanto para quem está começando como para os mais avançados. 

Dica: Se você não quer e não gosta de fazer exercícios na academia, confira opções de exercícios para fazer em casa

Onde testar o resultado dos exercícios para corredores de rua?

Depois de tantos exercícios para corredores de rua e tanto focar na melhora da performance, nada mais adequado do que escolher uma prova maravilhosa, não é mesmo? Afinal de contas, que corredor que não gosta de se colocar a teste para ver até onde consegue chegar? 

Imagina então se você escolher uma prova fora do Brasil? Com certeza vai ser ainda mais incrível. Para ter toda assistência e não precisar se preocupar com inscrições, conte com uma agência especializada em corridas no exterior. 

A Kamel Turismo leva corredores para as maiores provas ao redor do globo há mais de 30 anos. Dessa forma, ela sabe exatamente cada detalhe que os atletas precisam ao viajar para correr. 

Ela oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais emblemáticas provas, como:

Que tal aproveitar para colocar em prática os benefícios dos exercícios para corredores de rua? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.