Ir para o conteúdo
      
 Whatsapp: +55 21 97280-9856

Como voltar a correr depois de uma lesão?

Você está correndo uma maratona, se preparou para ela… De repente lá pelo quilômetro 30 sente uma fisgada no pé. Mas você se preparou muito para ela e decide continuar. Com o corpo quente, a dor passou e achou que estava tudo bem. 

Nos dias seguintes, aparecia uma dorzinha de vez em quando, mas nem te atrapalhava a correr, por isso não achou que fosse necessário olhar. Essa história completa ou mesmo metade dela é bem comum em corredores de rua. Depois de um tempo, a dor aumenta e você descobre o pior. Então precisa ficar parado por algumas semanas ou meses.

Sua preocupação agora é: como voltar a correr depois de uma lesão? 

De acordo com um estudo publicado na Revista Brasileira de Esportes, anualmente entre 24 a 65% das lesões esportivas acontecem com corredores. Além disso, existe grande indício de que as lesões em atletas de elite do atletismo brasileiro estejam ligadas ao volume e à intensidade dos treinos.

Para essa lesão não ser recorrente é preciso saber como voltar a correr depois de uma lesão. Confira algumas dicas a seguir. 

Leia também: Como correr corretamente

Como voltar a correr depois de uma lesão: 8 dicas

1) Tenha cautela e oriente-se com profissionais

Lesão não é algo que pode ser negligenciado. Se você sofreu uma lesão o principal é se orientar com um profissional primeiro e seguir as orientações que ele passar.

Por isso, antes de começar a buscar dicas de como voltar a correr depois de uma lesão, certifique-se com profissionais sobre os exercícios que você pode ou não fazer, principalmente logo depois de estar liberado para treinar. 

2) Comece devagar

Você ficou um, dois ou três meses parado… Com certeza seu rendimento não será o mesmo de quando você estava treinando seriamente. Por isso, começar aos poucos para seu corpo voltar a entrar no ritmo é a primeira dica de como voltar a correr depois de uma lesão. 

Não se sinta mal se não puder correr na mesma velocidade. É como se você estivesse começando a correr, mas seu corpo possui memória e é possível recuperar rapidinho a mesma performance. Mas é preciso dar tempo ao tempo. 

3) Entenda a causa da lesão

Antes de mais nada, você não quer voltar a sofrer com o mesmo problema e ficar parado outras semanas, não é mesmo? Por isso, a primeira dica é aprender com o erro

O preparador físico Andrei Achcar fala sobre como voltar a correr depois de uma lesão no vídeo abaixo. Uma boa maneira, segundo ele, é diagnosticar o que te levou a essa lesão para você não voltar a tê-la. Confira abaixo: 

4) Corrija o erro

Depois de saber o que causou a lesão é hora de corrigir o que está errando. Pode ser uma pisada errada, pode ser um tênis errado ou até mesmo falta de fortalecimento. Portanto, aprender com o erro é uma maneira simples de como voltar a correr depois de uma lesão. 

Você treina certinho, mas muitas vezes um simples exercício que você inclui no treinamento pode fazer a diferença para corrigir seu padrão de corrida para não voltar a se lesionar no mesmo lugar. 

Leia também: Como evitar lesões na corrida

5) Invista no cross training

O cross training são todos os exercícios que você faz em paralelo aos treinos de corrida. Antes de voltar a correr depois de uma lesão você já pode começar a investir neles. 

Se você fizer treinos de musculação já vai preparar os músculos para a corrida e chegar mais forte. Pedalar, nadar ou usar o elíptico são alguns exemplos que podem contribuir com o aumento do seu condicionamento físico

6) Corra mais dias e menos quilômetros

Se você está querendo saber como voltar a correr depois de uma lesão é porque provavelmente ficou parado por um tempo. Dessa forma, o mais aconselhável é correr mais dias da semana em um volume pequeno

Se você tiver treinos de corrida consistentes e com poucos quilômetros, o corpo vai se adaptando mais rapidamente e com isso você terá também menos riscos. Aos poucos você pode ir aumentando o volume de treino por dia e até mesmo a quantidade de dias. 

O ideal é você sentir seu corpo e sua capacidade, pois cada um reage de uma forma diferente aos treinamentos. 

7) Inclua percursos com subidas

Antes de começar a fazer corridas rápidas e de alta frequência, uma boa dica para quem quer saber como voltar a correr depois de uma lesão é fazer alguns treinos em morros. Isso vai fazer com que seu esforço seja grande o que pode ajudar mais tarde nas corridas um pouco mais rápidas.  

Essa variação nos padrões de carga e nas forças de impacto vão ajudar na resposta do corpo quando precisar trabalhar mais. Nas subidas, além de trabalhar a força trabalha também a parte aeróbica. 

Leia também: Dicas de respiração para correr

8) Escolha uma prova linda para sua reestreia

Imagina quanto tempo você ficou longe das pistas e principalmente longe das provas? É ou não é uma ótima ideia escolher uma prova maravilhosa em outro país

Vai ser sua reestreia em provas e de quebra ainda vai conhecer um lugar diferente. Quer motivação maior para voltar a correr depois de uma lesão? 

Para cuidar de cada detalhe, desde a sua inscrição garantida até sua hospedagem, conte com a Kamel Turismo, uma agência especializada em corridas fora do Brasil há mais de 30 anos.

Que tal correr em uma das mais emblemáticas provas do mundo, como:

Além das maratonas, ela também oferece o mesmo suporte em várias meias maratonas pelo mundo.

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.

Role para cima