+55 21 2275-0146
/maratona-londres-percurso

Conheça por onde passa a Maratona de Londres: Percurso por quilômetros

Share now:

Se você foi um dos poucos sortudos a conquistar um lugar em uma das maiores provas do mundo, já é hora de preparar o coração. Durante a Maratona de Londres o percurso passa por diversos pontos turísticos como o Big Ben e a Tower Bridge, confira cada detalhe por onde você correrá. 

O percurso da Maratona de Londres é plano e rápido e recebe diversos grandes atletas, como Eliud Kipchoge. Já imaginou correr na mesma prova que nomes importantes do esporte em uma prova super tradicional, conhecida no mundo todo?

A primeira Maratona de Londres, realizada 1981, terminou em Constitution Hill entre Green Park e o Palácio de Buckingham. De 1982 a 1993, a corrida terminou na Westminster Bridge, com as Casas do Parlamento ao fundo. Em 1994, como a ponte precisou passar por uma reforma, fez com que a linha de chegada fosse transferida para a avenida The Mall, próximo ao Palácio de Buckingham, em frente ao parque St. James.

Além do final, o percurso da Maratona de Londres não mudou muito em seus 40 anos de história. Saiba tudo sobre o percurso da Maratona de Londres e prepare-se para este sonho. 

Maratona de londres percurso

Maratona de Londres: Percurso por quilômetro

Km 1 a 5

Na Maratona de Londres, o percurso começa na região Greenwich Park.  As largadas são por ondas de cores diferentes e são divididas de acordo com a previsão de término da maratona que você indicou na inscrição. O grupo que cada corredor larga é indicado no número do peito:  

  • Grupos azul
  • Grupo verde
  • Grupo vermelho

Os primeiros quilômetros são sempre os mais desafiantes para controlar a excitação de estar correndo, não é mesmo? Então, antes de mais nada, tente se manter no ritmo que você planejou para não se desgastar antes da hora. 

Por volta do terceiro quilômetro da Maratona de Londres, as ondas vermelha e azul começam a se fundir

Chegando no quinto quilômetro do percurso da Maratona de Londres, haverá uma descida. Nesse trecho você tem a linda visão do rio Tâmisa e também costuma ter um coral. Um pouco mais à frente terá uma subida suave. É nesse trecho que as todas as cores se fundem totalmente. 

Km 6 a 10

Como os primeiros quilômetros são praticamente em descida, você vai se sentir muito bem, como se a corrida fosse bem tranquila, nesse momento é importante manter a disciplina e o foco

Siga tudo aquilo que você planejou antes da corrida.

Leia também: World Marathon Majors peculiaridades

À medida que a corrida vai passando a marca dos 10 km vai chegando também ao primeiro ponto famoso, o icônico Cutty Sark. Onde fica uma enorme multidão ao redor. É um dos pontos do percurso da Maratona de Londres que possui maior apoio popular, então aproveite essa energia

Maratona de londres percurso Cutty Sark

Esse é um ponto também que rende lindas fotos, prepare sua melhor pose correndo e coloque seu lindo sorriso no rosto por estar ali correndo para ter uma linda lembrança desse grande dia.

Km 11 a 16 

Depois dessa emoção, vai surgir uma longa reta que não possui tantas pessoas apoiando os corredores.

Esses quilômetros após o Cutty Sark são bem desafiadores, com pouco suporte e poucas grandes vistas

Dessa forma, aproveite para sentir seu corpo, voltar-se para dentro de si e se concentrar na prova. 

Km 17 e 18

Nos quilômetros 17 e 18 da Maratona de Londres, o percurso muda o cenário seguindo o caminho do rio Tâmisa o que dá um bom gás e uma boa energia para sua corrida. Além do rio, curtir os lindos apartamentos que tem por ali também é uma boa distração. 

De Rotherhithe a Bermondsey, é um percurso mais calmo se comparado com a grande energia que está por vir na passagem pela Tower Bridge.

Leia também: Como conseguir a inscrição para as World Marathon Majors

Km 19 e 20

Esse trecho da prova é um dos mais especiais. Você verá uma multidão interminável de espectadores na Tower Bridge, imagine todos gritando palavras de apoio para você num dos cartões postais da cidade?? Sem dúvida, é um dos pontos máximos do percurso da Maratona de Londres.  

Maratona de londres percurso tower b

Aproveite os gritos dos apoiadores para pegar ainda mais energia, mantendo sempre, suas emoções sob controle. Imagine uma multidão de desconhecidos torcendo e enviando energias maravilhosas para você? 

A Tower Bridge é o espírito da Maratona de Londres compactado em 244m de ponte. 

Aqui, não apenas as multidões estão esperando por você, mas a imprensa também está em peso para registrar o momento. 

Km 21 

Após as grandes emoções da Tower Bridge, o percurso da Maratona de Londres nesse trecho que marca a metade da prova pode se tornar um pouco complicado para a sua mente. 

Isso porque você verá corredores mais rápidos do outro lado da pista. Eles já completaram o longo círculo ao longo da Isle of Dogs e estão cerca de 14 km à sua frente

Km 22 a 27

Como você já vai ter feito pouco mais da metade da prova, o percurso da Maratona de Londres de Thames de Shadwell até Westferry pode ser onde os sinais de fadiga vão começar a aparecer.

Portanto, concentre em seu corpo, hidrate-se e alimente-se com o que você tiver levado para a prova.

Até por volta do Km 27, o percurso da Maratona de Londres é composto por uma reta longa que leva você até a Isle of Dogs. Como por ali não tem muito apoio da população, pode ser um bom local para algum amigo ou familiar esperar para te apoiar. 

Km 29

Os últimos quilômetros de qualquer maratona são sempre os mais dolorosos. Por isso, pegar um pouca da energia dos espectadores pode ajudar a terminar bem a prova. Quando o cansaço começar a bater, use as multidões e a música para ajudar a manter o ritmo. 

Tente sorrir também, por mais que você esteja sentindo dor. Pode parecer simples, mas sorrir ajuda muito a relaxar o corpo e a continuar correndo. Evite parar, pois se você parar pode ser difícil de retornar ao ritmo novamente. 

Km 30 a 35

Esse trecho da Maratona pode ser o mais solitário e difícil por não ter monumentos históricos ou grandes multidões. Então essa é a hora de lembrar o porquê de você estar ali, o quanto você gosta de maratonas e corridas e o tanto que treinou para chegar onde está. 

Nesse trecho, você passará por baixo da Torre Canary Wharf. Ao sair da ilha, haverá uma leve subida.

Km 37 a 40

Neste trecho use novamente a energia da multidão e pense que faltam poucos quilômetros para concluir seu sonho. 

Você passará pelo Blackfriars Tunnel onde terá um momento mais tranquilo. Saindo dele, os gritos de apoio voltarão quando passar por um longo e reto trecho do Embankment, uma larga rua paralela ao Tâmisa.

De Embankment até Westminster será pura alegria: o final está próximo e você também já verá o Big Ben.  

Maratona de londres percurso big ben

Km 41 e fim 

Os últimos quilômetros de qualquer maratona são inesquecíveis. No percurso da Maratona de Londres, você dará uma volta ao redor do St James’s Park, e o barulho das multidões será incrível e a energia contagiante. 

Dê tudo de si, pegue toda a sua energia reserva no último sprint passando pelo Palácio de Buckingham até subir a avenida The Mall. Lá você verá milhares de pessoas torcendo por você. E será inesquecível!

Confira o vídeo abaixo feito pela organização da Maratona de Londres com o percurso de todos os 42,195 km em alta velocidade em 90 segundos:

Dica extra

Quer sua inscrição garantida para a Maratona de Londres? Conte com a Kamel Turismo, uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há 30 anos planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.

Ela é a agência credenciada à Maratona de Londres e oferece inscrição garantida, sem precisar esperar pelo sorteio ou atingir o índice. Além disso, ela dá assistência total desde a estadia até todas as informações sobre as provas.

Além da Maratona de Londres ela também te leva para todas as outras Marathon Majors, como: 

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.