+55 21 2275-0146
maratona em portugal

Quais as melhores maratonas em Portugal?

Share now:

Está planejando uma viagem para Portugal e quer aproveitar para correr os 42 km pelas terras lusitanas? Para ajudar na sua escolha, montamos uma lista com as principais maratonas em Portugal. Veja onde elas acontecem e quais suas características e corra para seu sonho. 

Além de conhecer um pouco da história desse país, você aproveita e conhece também um pouco da nossa, não é mesmo? Portugal é um país encantador e um ótimo destino para os corredores por conta do clima, um dos mais amenos da Europa, das várias opções de turismo e das lindas paisagens para apreciar ao correr. Sem contar a culinária, né?

Confira a seguir nossa lista com 6 maratonas em Portugal. 

6 maratonas em Portugal: corridas de rua e trail

1) Eco Maratona de Lisboa

Crédito: Facebook Lisbon Eco Marathon

Com largada e chegada no Parque Florestal de Monsanto, ou Parque Eduardo VII de Inglaterra, a Eco Maratona de Lisboa é uma ótima escolha de maratona em Portugal para quem gosta mais de um ar de natureza do que correr em meio ao concreto. Todo o percurso da prova acontece dentro dele, que é o maior parque do Centro de Lisboa. 

O parque recebeu esse nome em 1903 em homenagem a Eduardo VII do Reino Unido, que visitou Lisboa para reafirmar a aliança entre os dois países. 

O perfil altimétrico da prova é bem variado ao longo dos 42 km, com subidas e descidas. Contudo, a elevação máxima é de 214 m. 

Além da maratona, a prova também conta com a meia maratona, uma mini maratona (12 km) e também uma caminhada solidária. Todas elas no mesmo parque. 

Leia também: 7 dicas de como se preparar para uma maratona

2) Maratona do Porto

A Maratona do Porto é uma das maratonas em Portugal que precisa estar na sua lista de opções. É uma prova com ótima altimetria, praticamente plana durante todo o percurso. Uma oportunidade para conseguir seu recorde pessoal ou então estrear na distância. O grande desafio dela talvez seja o vento, que pode ser bem forte por onde ela passa.

O percurso da Maratona do Porto é lindo, levando os atletas diversas vezes a correrem na beira do Rio Douro. Mas se você não é muito fã de vai e volta no percurso, pode talvez não gostar muito. Confira no vídeo abaixo uma simulação do trajeto dessa maratona: 

A Maratona do Porto acontece todo ano desde 2004 sempre em outubro ou novembro. Ela possui vários selos que conferem a ela o título de uma das melhores maratonas do mundo.

Leia também: Saiba tudo sobre maratona

3) Maratona de Lisboa

A Maratona de Lisboa é considerada uma das mais bonitas maratonas do mundo. Seu percurso é praticamente todo à beira mar ou à beira rio, com largada em Cascais e chegada na Praça do Comércio da capital portuguesa. 

Assim como a do Porto, essa maratona também é predominantemente plana, com pouquíssima variação altimétrica, chegando à elevação máxima de 39 m. 

Ela também atrai alguns dos melhores corredores de maratona do mundo e 7.500 mil atletas podem se inscrever para participar dessa festa da corrida em Portugal.

A Maratona de Lisboa faz parte do calendário da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) e geralmente acontece em outubro.

4) Maratona da Europa 

Aveiro é uma das regiões mais bonitas de Portugal, conhecida também como a Veneza Portuguesa. Com canais por onde passam barcos coloridos, sem dúvida é um destino procurado por vários turistas. E por que não pelos turistas corredores, não é mesmo? 

Essa prova é marcada pela beleza natural e altimetria do seu percurso: praticamente não tem subidas ou descidas fortes. De acordo com a organização da prova, em 2019, 59% dos corredores conquistaram seu recorde pessoal nessa prova. 

É uma das mais recentes maratonas em Portugal, a primeira edição foi em 2019, e o mês em que ela acontece é abril. 

Leia também: Dicas para correr no frio

5) Gerês Extreme Marathon

Se depois de conhecer as maratonas em Portugal mais tradicionais, na cidade, viu que ainda não é exatamente esse tipo de desafio que procura, a Gerês Extreme Marathon, pode ser a realização do seu sonho. 

Ela é para aqueles atletas que gostam de se aventurar nas montanhas e estão preparados para muita subida e possuem bastante resistência. Ela acontece dentro do único Parque Nacional de Portugal, em Terras de Bouro, por isso as inscrições são limitadas. A prova acontece em dezembro.  

Além da corrida, faz parte desse evento também uma programação cultural, na qual os atletas podem conhecer tradições das aldeias da região. Se você é do tipo de pessoa que gosta de aventura e conhecer a natureza dos lugares, essa será certamente uma boa escolha. Mas é bom ir preparado para tudo que uma prova dura na natureza pode oferecer. 

maratonas em portugal geres

Crédito: site oficial da prova

6) Maratona de Funchal

Se você pensar em maratona em Portugal provavelmente os primeiros destinos que virão à sua cabeça serão Porto e Lisboa. Mas a Ilha da Madeira, embora independente, também é território português e por lá também tem opção de maratona. 

A Maratona de Funchal é realizada geralmente em janeiro e possui outras três distâncias: a Meia Maratona e a Mini Maratona (8.350). Aliar uma visita a esse paraíso com praias deslumbrantes com sua prova vai ser uma escolha inesquecível. 

Outras maratonas na Europa

Depois de escolher sua maratona em Portugal preferida, que tal começar a sonhar com outras provas na Europa também? A cada viagem para correr uma maratona você pode aproveitar para conhecer um país diferente, não é demais? 

E o melhor de tudo, você pode escolher a prova e o país e o resto você deixa por conta de uma agência para organizar tudo. A Kamel Turismo é especializada em corridas fora do Brasil e tem expertise de mais de 30 anos nesse segmento. Ela planeja todos os detalhes da viagem, desde a estadia até sua inscrição garantida, você pode ir despreocupado. 

Basta escolher a prova entre as mais emblemáticas que existem, tanto na Europa como no mundo todo:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.