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Tudo sobre maratona largada

Quer desafiar seus próprios limites? Saiba tudo sobre maratona

Para correr os 42,195km de uma maratona √© preciso se preparar f√≠sica e mentalmente. Ningu√©m corre da noite para o dia. Se voc√™ decidiu se desafiar nessa dist√Ęncia, saiba tudo sobre maratona neste artigo. Inspire-se para ir cada vez mais longe.

Apenas cerca de 1% da popula√ß√£o mundial encara essa dist√Ęncia. Para fazer parte deste seleto grupo alguns pontos s√£o essenciais para quem est√° come√ßando. Desde dicas para treinos at√© se inspirar nos grandes maratonistas mundiais, tudo isso ajuda na sua prepara√ß√£o para realizar seu novo sonho.¬†

Dessa forma, para ajudar no seu novo projeto rumo aos 42 km, organizamos um post com todas as informa√ß√Ķes essenciais, tudo sobre maratona que voc√™ precisa saber, como:

  • Hist√≥ria da maratona
  • Dicas para se preparar para a prova
  • Melhores maratonistas e recordes mundiais
  • Tipos de maratona
  • Como escolher o t√™nis
  • Como escolher a prova

Quer saber tudo sobre maratona? Continue lendo e confira. 

Tudo sobre maratona: História 

Para come√ßar a saber tudo sobre maratona √© preciso antes saber como surgiu essa dist√Ęncia no mundo das corridas, n√£o √© mesmo?

A primeira prova de maratona organizada oficialmente aconteceu em 1896 durante os Jogos Olímpicos em Atenas quando começava também a era dos jogos modernos. 

No seu in√≠cio a dist√Ęncia da maratona era de 40 km e foi baseada na lenda grega de que o soldado¬† Pheidippides, um mensageiro grego, havia corrido essa dist√Ęncia da cidade de Maratona para Atenas, na Gr√©cia, para dar a importante not√≠cia da vit√≥ria da Gr√©cia sobre o ex√©rcito invasor Persa.¬†

Logo depois de fazer o an√ļncio, ele teria morrido de exaust√£o. Dessa forma, para homenage√°-lo,a Maratona com dist√Ęncia de 40 km foi incorporada aos Jogos Ol√≠mpicos.¬†

No entanto, existem algumas controvérsias sobre essa história da maratona, confira no vídeo abaixo algumas curiosidades: 

A maratona com 40 km assim permaneceu por alguns anos, até que durante os Jogos de Londres, em 1908, seu percurso foi aumentado para que a família real pudesse ver os corredores. Naquela ocasião, a rainha Alexandra teria solicitado que a prova começasse no gramado do Castelo de Windsor e finalizasse no estádio Olímpico. 

Com essa altera√ß√£o a dist√Ęncia oficial da maratona passou a ser de 42,195 km sendo assim padronizados para o mundo inteiro. Dessa forma, qualquer maratona que voc√™ fa√ßa, em qualquer canto do mundo, deve ter 42,195 km.¬†

Como treinar para maratona

Se você está procurando tudo sobre maratona, certamente quer dicas práticas para o treino, como treinar para uma maratona, certo? Confira algumas dicas gerais e importantes  seguir: 

1) Monte um plano de treinos 

Como já mencionamos no início, poucas pessoa encaram correr uma maratona e, por isso, os treinos devem ser feitos com dedicação e é importante ter bastante disciplina. Montar uma planilha adequada para o seu condicionamento e para seu objetivo vai ajudá-lo a conquistar mais facilmente suas metas. 

Dessa forma, é importante ter em mente que para saber como se preparar para a maratona, você vai precisar separar um bom tempo da sua semana para os treinos. A quantidade que você corre por semana, ou seja seu volume de treinos, vai aumentando gradativamente. Sendo que o pico dos treinos longos será cerca de 32 km.   

Para conseguir uma planilha você pode contratar um profissional que a faça personalizada para você ou então você pode encontrar em sites da internet. Nesse caso, deve-se tomar um pouco mais de cuidado e disciplina, já que os treinos para uma maratona são muito mais intensos e requerem mais de um atleta. 

2) Faça treinos de força

Intercalar os treinos de corrida com os de for√ßa vai contribuir bastante para melhorar sua efici√™ncia na corrida e, al√©m disso, o fortalecimento tamb√©m ajuda a evitar les√Ķes. Uma boa frequ√™ncia desse tipo de treinos √© entre 2 e 3 dias na semana.¬†¬†

3) Mantenha-se hidratado 

Tudo sobre maratona

A hidratação é extremamente importante não apenas no dia-a-dia, mas também enquanto você está treinando. Lembre-se que a água é como um combustível para nosso corpo, sem ela não é possível ter um bom desempenho. 

Quando for fazer treinos que vão durar mais de 1 hora recomenda-se que você leve sua própria hidratação se no local não tiver água disponível. Hoje em dia existem diversas formas de carregar sua água, como: 

  • pochetes;¬†
  • no bolso da bermuda;¬†
  • mochila de hidrata√ß√£o;¬†
  • ou at√© mesmo carregar a garrafinha na m√£o.

O que não pode é ter desculpa para não se hidratar. 

4) Descanse 

O descanso também faz parte do treino e é essencial ter um tempo para descansar para o corpo assimilar todo o treino. Muitas vezes é difícil gerenciar esse descanso, pois quanto mais você treina, mais quer treinar, mas tente encontrar um equilíbrio. 

Fazer uma atividade de baixa intensidade, como passear de bicicleta, fazer uma caminhada tranquila, ou até mesmo incluir ioga em algum momento da sua rotina vai ajudar bastante na sua evolução na corrida.

5) Faça um aquecimento no dia da corrida

Já viu aqueles corredores de elite e profissionais que ficam correndo de um lado para o outro antes de correr a maratona? Eles estão aquecendo, e se quer saber tudo sobre maratona, saiba que isso deve estar nos seus planos no dia da prova também. 

O aquecimento ajuda a aumentar a temperatura central e tamb√©m ativa os principais m√ļsculos que v√£o come√ßar a ser trabalhados. Selecione alguns para executar na linha de partida.

6) Escolha seu tênis

O tênis é praticamente a ferramenta de trabalho do corredor, por isso, definir qual será o tênis que você vai correr sua maratona é tão importante. Lembre-se que serão 42 km correndo, em média mais de 4 horas em movimento. Seu tênis precisa ser seu melhor amigo. 

Existem vários modelos ótimos, mas o melhor tênis para correr maratona será aquele que não te incomoda enquanto você está correndo. 

Melhores corredores e recordes mundiais

Para saber tudo sobre maratona é importante conhecer os melhores corredores de maratona do mundo. E é uma dica para você se manter motivado sempre. Ver os feitos conquistados por eles dá força para acreditar que você vai conquistar a sua melhor forma. 

O mais recente recorde mundial válido é de 2:01:39, obtido por Eliud Kipchoge na Maratona de Berlim de 2018. Além disso, outra conquista do Eliud foi quando quebrou a barreira das 2h na maratona, o que não valeu como recorde, mas reforçou sua imagem como um dos maiores maratonistas do mundo. Confira no vídeo abaixo a cobertura de quando ele fez a maratona abaixo de 2h: 

Como escolher a prova 

Depois de saber tudo sobre maratona, pegar dicas e se manter motivado, o próximo passo é escolher a prova entre as melhores maratonas do mundo. Correr em lugares lindos dá muito mais força durante a sua corrida. 

Existem alguns tipos de maratona, mas se você está treinando para a sua primeira o ideal é que você escolha uma que seja mais rápida e plana. 

Existem maratonas maravilhosas pelo mundo e corredores brasileiros que viajam para correr. Se você não quer se preocupar com roteiro ou inscrição, conte com a Kamel Turismo, uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.

Ela √© a ag√™ncia credenciada das 6 Marathons Majors e oferece inscri√ß√£o garantida, sem precisar esperar pelo sorteio ou atingir o √≠ndice. Al√©m disso, ela d√° assist√™ncia total desde a estadia at√© todas as informa√ß√Ķes sobre as provas, como:

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