+55 21 2275-0146
ultramaratonas

O que é ultramaratona: supere seu limite além dos 42k

Share now:

Depois de estrear em uma maratona, muitos corredores vão em busca de algo a mais, que vá além dos 42 km e que desafie ainda mais os limites do corpo. No caminho das longas distâncias eles descobrem o que é ultramaratona. 

Para você saber o que é ultramaratona basta pensar que é qualquer corrida organizada que se estenda além da distância padrão da maratona: 42 quilômetros, 195 metros (26 milhas, 385 jardas). 

Normalmente elas começam com 50 quilômetros e podem se estender a enormes distâncias. Não há limite. E cada vez mais corredores estão aderindo a essas provas de longas distâncias.

O calendário de provas com distâncias superiores aos 42 km hoje é repleto de opções, como as famosas:

Atualmente a mais longa ultramaratona certificada do mundo é a Annual Self-Transcendence 3100 Mile Race  que acontece em Nova York. Os atletas se testam em um formato diferente de qualquer outra ultramaratona. 

Para completar as 3100 milhas (quase 5 mil quilômetros) em 52 dias, eles devem registrar uma média de 59,6 milhas por dia. 

Além dessas ultramaratonas, há ainda eventos como a Maratona da Disney, em que os participantes enfrentam corridas de distâncias variadas em dias seguidos.por exemplo, o corredor pode escolher:

  •  Desafio do Pateta: corre a meia maratona no sábado e maratona no domingo
  • Desafio do Dunga:corre 5 km quinta-feira, 10 km  sexta, a meia sábado e a maratona  domingo). 

Neste caso servem até como um degrau para quem deseja saber um pouco o que é a ultramaratona e estrear em uma propriamente dita. 

Se você quer conhecer ainda mais sobre o que é ultramaratona e o que alguns ultramaratonistas brasileiros fazem ao redor do mundo, confira o vídeo abaixo sobre a ultramaratona Badwater, na Califórnia, com seus 217km:

O que é ultramaratona: cuidados necessários

Se a procura pelas ultras está crescendo entre os corredores, os cuidados devem ser também redobrados por aqueles que optam por distâncias mais longas que a maratona. O ideal é que a transição seja feita da forma mais segura possível. 

1) Disciplina

Encarar uma ultra não é fácil. Uma das características principais que o corredor que opta por longas distâncias deve ter é disciplina. Sem disciplina não é possível correr uma ultramaratona.

2) Experiência em corridas

Para não queimar etapas no processo de adaptação, é necessário já ter uma experiência de corrida, além de algumas participações em maratonas e treino adequado, que vai capacitá-lo a terminar bem a corrida e deixá-lo com aquela vontade de “quero mais”. 

O ideal é procurar a ajuda de um profissional capacitado, para que ele programe seu treinamento de acordo com o seu perfil. Seu volume de treino será muito mais alto e você será obrigado a administrar bem seus horários para conseguir equilibrar os treinos com sua vida pessoal e trabalho. 

3) Nutrição

Além de um técnico com experiência em ultramaratona, é fundamental contar com o auxílio de um profissional de nutrição que saiba o que é ultramaratona. 

É ele quem vai ajudá-lo com as novas necessidades calóricas exigidas e com a suplementação para antes, durante e depois dos treinos e da corrida.

4) Cross training

Dê ainda uma atenção especial ao fortalecimento muscular e não abra mão do descanso e de exercícios mais relaxantes, como alongamentos, atividades na água ou até uma massagem. 

5) Equipamento

Além de saber o que é ultramaratona os potenciais ultramaratonistas devem redobrar os cuidados com os equipamentos e acessórios de corrida, pois ela exige equipamentos especiais. .

Principalmente se a prova-alvo for realizada em locais mais remotos, com pisos diferenciados, matas fechadas, mudanças bruscas de temperatura ao longo do dia e diferentes variações altimétricas. 

Prepare-se mais do que ninguém para lidar com imprevistos. Imagine só escolher uma bermuda ou calça não apropriada ou um tênis não muito confortável, que fique escorregadio em pisos úmidos, e ser obrigado a lidar com esse desconforto durante quilômetros e quilômetros? 

Por isso, tudo deve ser previamente testado para não ter surpresas no dia da prova. Informe-se sempre sobre o que deverá levar na corrida, como sua própria mochila de hidratação, itens de segurança como head lamp, troca de roupas. Pegar algumas dicas de equipamentos trail running também é uma boa opção.  

6) Equipe de apoio

Acima de todas essas dicas, a mais importante é que leve sempre dentro de você a eterna vontade de encarar grandes desafios e de presenciar cenários maravilhosos.

Para ajudá-lo em cada uma dessas novas experiências e empreitadas, conte com o suporte da Kamel Turismo que há 30 anos leva corredores para as mais variadas e emblemáticas ultramaratonas ao redor do mundo, como as já citadas:

Desde a hospedagem até a inscrição garantida, com a Kamel você vai viajar para fazer suas provas de corrida tranquilo. Sua única preocupação é dar o seu melhor. Peça um orçamento