+55 21 2275-0146
capa percurso maratona de paris

Como é o percurso da Maratona de Paris?

Share now:

Correr em uma das cidades mais bonitas do mundo e passar por seus mais importantes monumentos. O percurso da Maratona de Paris leva milhares de corredores a fazer como se fosse um tour pela Cidade Luz. 

Embora existam algumas elevações ao longo dos 42,195 km que cortam a capital francesa, o percurso da Maratona de Paris é praticamente plano. Dessa forma, como é uma prova rápida é uma ótima oportunidade para conquistar seu recorde pessoal em maratonas ou mesmo fazer a sua primeira maratona. 

O percurso da Maratona de Paris começa na belíssima Champs-Elysées, a poucos quarteirões do Arco do Triunfo. É para já começar a corrida tendo um gostinho do que te espera até a chegada de uma das melhores maratonas do mundo

Para conhecer melhor o percurso da Maratona de Paris, confira abaixo nossa seleção de dicas por quilômetros. 

percurso maratona de paris mapa

Fonte: Paris Marathon

Percurso da Maratona de Paris: por trechos 

1) Primeiros 3 km

O percurso da Maratona de Paris começa perto do cruzamento da Avenida Champs-Elysées com a Marbeuf e a Rua do Colisée. É de lá que largam cerca de 50 mil corredores que seguem por uma leve descida até a Praça da Concórdia. E já logo no início da corrida os atletas têm contato com a história. 

Essa praça é marcada por um obelisco que pode ser visto à distância. Foi nesse local que Luís XVI, Maria Antonieta e outros membros da realeza foram guilhotinados durante a Revolução Francesa.

Leia também: Como se preparar para uma maratona

Depois desse marco histórico, dois outros grandes pontos turísticos que são ansiosamente aguardados para serem vistos por qualquer pessoa que vai até Paris são: o Jardim de Tuileries, primeiro jardim de caráter público de Paris, e um pouco mais a frente o esplendoroso Louvre.

De um lado os corredores cruzam com uma estátua de ouro de Joana d’Arc e de outros as inconfundíveis pirâmides de vidro do Louvre. 

Imagine, em apenas 3 km de corrida e você já terá passado por tanta história… Mas o percurso da Maratona de Paris está realmente apenas no início. 

2) Até km 8

No próximo quilômetro do percurso da Maratona de Paris você vai se deparar com uma torre gótica alta, uma igreja do século XVI. Um pouco mais à frente está a prefeitura de Paris — Hôtel de Ville. Como você já deve saber, Paris abriga muitas igrejas, por isso,  ao longo do percurso da Maratona de Paris você vai cruzar com um número razoável delas. 

Alguns quarteirões a frente, você vai se deparar com a bela Igreja de Saint-Paul Saint-Louis. E chegando no quilômetro 5 você verá a Praça da Bastilha, com a icônica  Coluna de Julho, com a estátua dourada do Gênio da Liberdade no topo.

Na altura da Rue de Reuilly o percurso da Maratona de Paris entra em uma área mais residencial. Nesse trecho os corredores já começam a se dispersar e os espectadores também diminuem. 

3) Km 8 a 20

Um pouco depois do km 8, os corredores passam pela estação de metrô Porte Dorée (Golden Gate) e na sequência em frente ao Palácio Golden Gate.

Do km 9 até por volta do km 19 e 20, o percurso da Maratona de Paris passa pelo lindo Bosque de Vincennes, que abriga o lago Daumesnil e o Château de Vincennes, um enorme castelo que remonta ao século XIV. Foi lar de reis franceses e agora é aberto a passeios turísticos.

Leia também: Como correr mais rápido

percurso maratona de paris parque

Fonte: Pixabay

4) Km 20 a 24

Está quase chegando a metade da prova. O ponto que marca os 21 km  fica na Rua de Charenton. Por ali pode começar a se preparar para outra grande emoção. Um pouco mais a frente o percurso da Maratona de Paris leva os atletas a se depararem com o majestoso Rio Sena

Nesse trecho existem algumas variações de elevação. Não chegam a ser exatamente morros, mas são subidas suaves. 

5) Km 24 a 31

É a partir do km 24 que o percurso da Maratona de Paris fica ainda mais especial. Daqui até o fim da prova vai ser uma emoção atrás da outra ao correr por pontos turísticos conhecidos no mundo todo. Tudo isso ao longo do Rio Sena. 

Imagina estar correndo e de repente se deparar com a Catedral de Notre Dame, com as torres medievais da Conciergerie, vestígio do primeiro palácio dos reis franceses, além de ter sido a primeira prisão da capital; ou ainda com o Museu de Orsay. 

Mas não para por aí. No km 27 é possível avistar enorme cúpula de vidro do outro lado do rio, na margem direita: é o Grand Palais. 

E um pouco mais a frente, por volta do km 30, nada menos do que a magnífica Torre Eiffel. Prepare o grande sorriso, por sem dúvida lhe renderá uma foto de um momento inesquecível. 

É importante ressaltar que entre os km 25 e 29 os corredores passam por uma série de túneis curtos entre Pont Neuf e Pont de l’Alma (onde aconteceu o acidente de carro com a princesa Diana). Portanto, na saída dos túneis tem pequenas subidas. 

Leia também: Como é a recuperação pós-maratona

6) km 33 a 

A partir do km 33 os corredores entram no Bois de Boulogne, um parque enorme, muito maior do que o Central Park, em Nova York, ou o Hyde Park, em Londres. O percurso da Maratona de Paris passa dentro dele até quase o final da prova. Vai passar pelo espetacular edifício de vidro em forma de navio da Fundação da Louis Vuitton

Grande parte dos corredores considera essa a parte mais difícil do percurso da Maratona de Paris. Bem próximo da chegada, por volta do km 41, tem uma leve subida.

Mas a linha de chegada está quase ali. Milhares de espectadores aguardam os finalistas bem próximo ao Arco do Triunfo. Chegando ali é só alegria por ter completado os 42 km da Maratona de Paris.

Que tal experimentar essa emoção?

Gustavo Maia, do Programa Fôlego, foi com a Kamel Turismo e mostrou como é o percurso da Maratona de Paris e também um pouco da história da Cidade Luz, confira no vídeo abaixo cada detalhe dessa prova maravilhosa: 

Quer também participar da Maratona de Paris e, melhor, ir sem preocupação em conseguir vaga ou um hotel próximo da largada?

Conte com a Kamel Turismo, uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos ela planeja diversas viagens para diversos corredores com assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais emblemáticas provas, incluindo:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? Entre em contato com a Kamel e peça um orçamento agora!