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Como se revigorar totalmente após provas de corrida?

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Você treinou duro para conseguir participar da corrida dos seus sonhos.

Abriu mão de vários finais de semana com a família para fazer aqueles longões. Levantou cedo nos dias da semana para dar conta de planilha e conseguir conciliar sua vida profissional com a corrida. 

Quando chega finalmente o grande dia da maratona, com certeza colherá todos os frutos da sua dedicação, que é cruzar bem a linha de chegada. 

Trabalho feito, é momento de não apenas comemorar a meta alcançada, mas também dar um tempo para uma boa recuperação pós-maratona, para seu corpo revigorar e voltar mais forte para um novo objetivo. Quer saber qual a melhor maneira de fazer essa recuperação pós-maratona? Confira tudo neste post. 

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Empolgados com os objetivos alcançados, muitas vezes os corredores não dão a mínima importância para essa fase de recuperação pós-maratona e já emendam um outro objetivo, sem dar o devido descanso ao corpo

Para não cair nesse erro, reunimos aqui algumas dicas para ajudá-lo a ter uma boa recuperação pós-maratona e voltar com força e foco total rumo ao próximo objetivo.

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Dicas de recuperação pós-maratona

1) Dê o devido tempo conforme a distância da prova

Quando um atleta participa de uma competição, sua musculatura “sofre” microtraumas e é preciso um tempo para se recuperar. Quanto maior a distância, mais tempo você deve dar a seu corpo para recuperação. 

Para provas de distâncias curtas, como 5 km ou 10 km, a recuperação é bem mais rápida. Depois de uma semana com treinos leves, você já pode voltar a fazer treinos mais intensos na semana seguinte.

Para maratonas e meias maratonas, volte mais devagar aos treinos mais intensos. Principalmente para a recuperação pós-maratona, dê o devido tempo para seu corpo e vá incluindo aos poucos treinos mais pesados até se sentir confortável. 

Para a melhor recuperação pós-maratona, em geral você vai precisar de pelo menos 4 semanas para retornar totalmente.

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2) Faça outros tipos de atividades

Após a prova, principalmente se for uma recuperação pós-maratona, descanse dos treinos de corrida. Ainda que a adrenalina pelo resultado esteja em alta, faça atividades relaxantes como caminhada ou alongamentos, ou atividades recreativas na água

Se quiser correr no dia seguinte, faça um trote leve, apenas para relaxar e revigorar. Tente não correr mais do que 30 minutos.

Aproveite esse tempo de recuperação pós-maratona para acordar mais tarde, fazer uma massagem e atividades diferenciadas, como bicicleta ergométrica. É comum ganhar um pouco de peso após uma maratona ou meia, mas não exagere nas guloseimas para conseguir voltar com mais tranquilidade aos treinos, sem excesso de peso.

Além disso, segundo o preparador físico Enzo Amato algumas variáveis podem impactar na forma de recuperação pós-maratona, por exemplo, se for a primeira. Confira no vídeo abaixo outros exemplos: 

3) Aproveite para pesquisar outras provas

Muitas vezes quando estamos tão focados no treino da prova-alvo não temos muito tempo nem queremos parar para pensar em outras provas. Por isso, uma dica para esse momento de recuperação pós-maratona é pesquisar outras provas e escolher qual será seu novo desafio

Já pensou em correr várias maratonas ao redor do mundo? Além de realizar o sonho de correr mais uma maratona, você também pode aproveitar e conhecer um lugar diferente e fazer sua recuperação pós-maratona turistando pelas cidades.

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