Whatsapp: +55 21 97280-9856

Quais as principais técnicas de corrida para iniciantes?

Correr é simples, basta colocar o tênis nos pés e sair correndo. Em um primeiro momento não há nada de errado com essa frase, não é mesmo? Contudo, aprender técnicas de corrida para iniciantes pode te ajudar a ter um melhor desempenho, economia de energia e até mesmo pode prevenir contra lesões

Antes de qualquer dica de técnica de corrida para iniciantes é importante ressaltar que para evitar lesões e aproveitar a experiência incrível que é correr, deve-se ir com calma. Começar a correr lentamente e aumentar o ritmo e a distância gradualmente é ideal para um início com segurança

Para ajudar com as técnicas de corrida para iniciantes, separamos alguns tópicos a seguir. Confira. 

5 dicas de técnicas de corrida para iniciantes 

1) Aquecer com educativos 

Antes de começar a correr é importante fazer um aquecimento. Incluir essa prática no seu treino vai ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos, aumentar a elasticidade muscular e evitar estresse e fadiga desnecessários para o coração, pulmões e músculos. Dessa forma, para ajudar na técnica de corrida para iniciantes, uma boa ideia é aproveitar este momento para incluir exercícios educativos de corrida. 

No vídeo a seguir tem alguns exemplos de exercícios educativos que podem ser feitos em um trajeto de 10 m cada um, repetindo de 3 a 4 séries.  

2) Ande primeiro

Como mencionamos anteriormente, para quem nunca correu e está começando do zero, é ideal que comece a caminhar primeiro por um período de tempo que seja confortável (entre 10 e 30 minutos). E, então, inclua gradativamente alguns intervalos de corrida de um a 2 minutos em durante a caminhada a uma velocidade que pareça confortável. 

Na medida em que começar a ficar mais tranquilo, aumente esses intervalos até que você esteja correndo por mais tempo, como por 30 minutos continuamente, por exemplo.

3) Analise a sua pisada

Ao falar em técnicas de corrida para iniciantes uma dúvida que pode surgir é: qual é o tipo de pisada ideal? Existem aquelas pessoas que pisam primeiro com a ponta do pé, outras que pousam primeiro o médio-pé no chão e outras que ainda aterrissam com o calcanhar. Não existe algo certo ou errado, mas é preciso entender a eficiência de cada uma. 

Por exemplo, a corrida de antepé só deve ser mantida apenas em corridas com a distância máxima de 5 km, isso porque ela força muito a panturrilha. Essa técnica de corrida pode ser um pouco arriscada para iniciantes, pois o risco de lesão é maior. 

Por outro lado, correr com o médio ainda é uma técnica de corrida rápida e mais segura principalmente para iniciantes.

A maioria dos corredores amadores corre aterrissando o calcanhar primeiro no chão. Essa não é uma técnica errada, contudo, ela não dá muita velocidade, ela te mantém em um ritmo moderado. Dessa forma, se a sua ideia é ir mais rápido, vale investir na pisada de médio-pé. 

Confira no vídeo abaixo algumas dicas de técnicas de corrida para pisada com o antepé ou médio-pé, da fisioterapeuta Raquel Castanharo. 

4) Braços equilibram o movimento do corpo

A função principal dos braços no que diz respeito à técnica de corrida para iniciantes é equilibrar o movimento do corpo. Se o movimento do tronco estiver correto sem muito balanço ou com rotação excessiva, então está tudo bem se o braço não estiver perfeitamente alinhado ao lado do corpo. 

Para que não haja uma sobrecarga excessiva, uma dica de técnica de corrida para iniciantes é sentir se está correndo com os ombros muito encurvados na direção das orelhas. O ideal é que, com os braços soltos, os ombros também estejam relaxados, sem causar nenhuma tensão na região do pescoço. 

Leia também: Dicas de respiração para correr

5) Atente-se à cadência 

A cadência na corrida significa a quantidade de passos que você dá por minuto, ou seja, quantas vezes seus pés pousam no chão por minuto. Geralmente atletas profissionais possuem uma cadência de 180 passos por minuto. 

Correr com uma cadência alta, ou seja, dando passos mais curtos e pisando mais vezes no chão durante 1 minuto traz mais benefícios. Isso oferece uma corrida mais eficiente e absorve menos impacto, o que diminui a sobrecarga nas articulações dos joelhos e do quadril. Portanto, uma dica de técnica de corrida para iniciantes é buscar correr com uma cadência mais alta, dando mais passos por minuto. 

Leia também: Como correr corretamente

Que tal começar a colocar em prática?

Agora que você já pegou várias dicas de técnicas de corrida para iniciantes, que tal começar a pensar em uma prova para colocá-las em prática? 

Se você tiver um objetivo bem definido, e com data marcada, fica até mais fácil de seguir em frente. E já imaginou se esse objetivo for em uma prova incrível fora do Brasil? Para ajudar com todos os detalhes desse grande objetivo, conte com a ajuda de uma agência que possui muita experiência nesse assunto, como a Kamel Turismo

A Kamel é a única agência do Brasil que oferece pacotes com inscrição garantida para todas as Marathon Majors (as maiores maratonas do mundo) e também para várias outras provas ao redor mundo. Ela é uma agência especializada em corridas fora do Brasil e há mais de 30 anos planeja o sonho de vários atletas de correr no exterior.

Além disso, ela dá assistência total desde a estadia até todas as informações de provas como: 

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.