+55 21 2275-0146
Tempo medio de uma maratona

Existe um tempo médio de uma maratona?

Share now:

Correr uma maratona é muito desafiador para a grande maioria das pessoas. Que é preciso se dedicar e treinar bastante isso você já sabe. Mas aí você deve estar se perguntando qual o tempo médio de uma maratona (42 km)? 

Se você quer saber o tempo médio de uma maratona para se basear e nortear seu objetivo, saiba que antes de qualquer coisa só por terminar uma prova dessa grandeza já é um enorme feito

Mas para você ter uma ideia do tempo em que os atletas estão correndo pelas maratonas do mundo, continue lendo este artigo, pois vamos desbravar um pouco desses números. 

Tempo médio de uma maratona por categorias

1) Primeira maratona e iniciante

Se você vai começar a correr e treinar para uma maratona, seu primeiro objetivo talvez seja  terminar bem a prova e aproveitar essa primeira experiência o melhor possível. Geralmente, as pessoas comuns que correm apenas pelo prazer do esporte possuem esse foco na primeira, deixando para as próximas as metas de tempo mais ousadas. 

Contudo, o tempo médio de uma maratona para quem é iniciante ou vai fazer sua primeira prova varia entre 4h e 5h. De uma maneira geral, os homens costumam terminar em menos de 4h30min, enquanto a maioria das mulheres termina em menos de 5h.

Porém, esses números são relativos, já que cada prova possui seu tempo médio de conclusão. Por exemplo, um atleta pode terminar uma Maratona de Berlim em menos de 4h e completar a Maratona de São Paulo ou de Curitiba em um tempo mais alto. 

Cada prova possui uma dificuldade diferente. O tempo médio de uma maratona (42 km) mais plana e rápida será mais baixo do que uma outra com muitas subidas, curvas fechadas e mais dificuldades. 

Dessa forma, uma dica caso você queira estar dentro do tempo médio de uma maratona específica que está inscrito: pesquise no site e veja o tempo médio de conclusão nos anos anteriores. Você pode se inspirar por ali. 

2) Corredor intermediário

O corredor intermediário podemos dizer que é aquele que já correu uma meia maratona, mas ainda sim não tem muita experiência nessa distância. Geralmente ele busca por um tempo mais ambicioso. 

O tempo médio de uma maratona nesta categoria pode variar de 3h30min a 4h10min para homens e de 3h50min a 4h20min para mulheres.

No vídeo abaixo o professor de educação física Andrei Achcar explica a importância de traçar objetivos nas provas para você sempre se manter motivado durantes os treinos: 

3) Atleta amador

Um atleta amador é aquele que treina com muita seriedade, já correu algumas maratonas na vida e está buscando se superar sempre. É um corredor mais experiente que já conhece como seu corpo reage aos treinamentos intensos e aos mais variados tipos de maratona

Embora ele se dedique bastante ao esporte, ele não o tem como fonte de renda, por isso, ele precisa dividir sua rotina de treinos com o trabalho regular. Ainda assim, o tempo médio de uma maratona para essa categoria é um tempo um pouco mais baixo. 

4) Profissional 

Os corredores profissionais como o próprio nome diz possuem a corrida como profissão. Eles treinam arduamente para atingir um ritmo impressionante e até surreal na prova. Tudo isso a fim de conquistar os melhores tempos e colocações visando os prêmios das provas. 

Nessa categoria entra a minoria da minoria corredora. Para se ter uma ideia, homens dessa categoria possuem tempo médio de uma maratona de 2h05min a 2h20min, enquanto a média das mulheres é de cerca de 2h15min a 2h30min

O tempo médio de uma maratona nessa categoria é tão baixo, eles correm tão rápido que é aqui que se encontram os grandes feitos e recordes mundiais. O detentor do melhor tempo até hoje é  Eliud Kipchoge que conquistou o recorde na Maratona de Berlim. Ele completou os 42,195 km em apenas 2h01min39s. Já o recorde da maratona feminina é de Brigid Kosgei, que fez história na Maratona de Chicago 2019 superando um tempo que já perdurava por vários anos, e finalizou a maratona em 2h14min04s.

Onde fazer meu melhor tempo em maratona? 

Agora que você já sabe qual o tempo médio de uma maratona (42 km) ficou com vontade de superar sua própria marca? Podemos dizer que isso é muito comum de acontecer entre os corredores. 

De repente você fez sua primeira maratona e depois já está logo querendo superar aquele tempo e atingir seu recorde pessoal. E então começa a procurar diversas provas pelo mundo.

Para você não ter que se preocupar com detalhes da viagem como informações da prova e procurar um hotel próximo da largada, conte com uma agência que é especializada em levar corredores para as mais famosas maratonas do mundo. 

A Kamel Turismo, por exemplo, é uma agência especializada em corridas fora do Brasil e já faz isso há mais de 30 anos. Além disso, ela é a única agência credenciada a todas as maiores maratonas do mundo, as Marathons Majors. 

Ela oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais emblemáticas provas, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.