+55 21 2275-0146

Saiba quais os tipos de maratona e várias dicas de provas no Brasil e no mundo

Share now:

Está querendo aumentar a distância das suas corridas e começar a treinar para uma maratona? Antes de dizer quais os tipos de maratona existem, saiba que para todos eles a distância é a mesma: 26,2 milhas ou 42,195 km.

Existem diversas opções de maratonas e corridas hoje em dia. Várias distâncias como 5 km, 10 km, 15 km… Mas quando falamos de meia maratona ou de maratona a distância não muda nunca. Uma meia maratona é sempre 21,097 km e uma maratona é sempre 42,195 km. Independente de onde a prova aconteça. 

Contudo, as maratonas podem diferir de acordo com o terreno, grau de dificuldade ou altimetria. Se você quer saber quais os tipos de maratona, alguns deles são os seguintes:

  • Maratona de rua 
  • Maratona em trilha
  • Maratona de revezamento

A maratona como a conhecemos hoje possui mais de 120 anos, com o passar do tempo elas se tornaram algo bastante comercial, acontecendo no mundo todo e para todos os gostos. Por isso, conheça quais os tipos de maratona que existem. Hoje é só escolher aquele que é mais adequado ao que você procura. Confira a seguir.  

Saiba tudo sobre quais os tipos de maratona 

Maratona de rua 

As provas de rua no Brasil estão cada vez mais populares e com isso também tem aumentado a participação de brasileiros em maratonas. De acordo com um relatório divulgado anualmente, o número recorde de maratonistas em provas brasileiras é de pouco mais de 30 mil concluintes ao longo de um ano

No Brasil, entre as maiores e mais tradicionais maratonas estão:

  • Maratona do Rio de Janeiro
  • Maratona de São Paulo
  • SP City Marathon
  • Maratona de Porto Alegre
  • Maratona de Curitiba

Conforme imagem abaixo: 

 Quais os tipos de maratona

Imagem: Blog Recorrido

Se você está buscando uma maratona mais rápida, entre as cinco mais tradicionais, a Maratona de Porto Alegre é a mais indicada. A Maratona do Rio de Janeiro também é uma prova mais plana. 

Agora, se você quer um desafio maior, pode optar por Curitiba, que conta com uma boa variação altimétrica, com algumas subidas ao longo de seu percurso. 

Maratona em trilha

Depois de completar pelo menos uma maratona, há duas maneiras de se desafiar ainda mais: aumentando a distância e indo para as ultramaratonas ou buscando uma maior dificuldade mudando de terreno e, nesse caso, migrando para as trilhas. 

Enfrentar uma distância superior a 42 km pode ser intimidante para algumas pessoas, mas correr uma maratona em trilhas? Isso é pode ser mais acessível, embora não quer dizer que seja mais fácil. 

Por isso, muitos corredores experientes buscam as maratonas em trilhas para incluir um pouco mais de desafio em suas corridas ou ainda para variar o tipo de paisagem e terreno

Para correr uma maratona em trilha requer mais preparo, além de, muitas vezes, ser necessário levar sua própria hidratação, alimentação e outros aparatos. Caso você queira saber mais sobre este assunto, confira um checklist dos equipamentos para trail running.

Se você está procurando quais os tipos de maratona existem porque quer algo diferente, sem dúvida as maratonas em trilhas darão uma energia a mais. Isso porque geralmente elas possuem belíssimas paisagens, além, é claro, do simples fato de correr na natureza que é recompensador.

No Brasil, algumas opções de maratonas em trilhas são:

  • Muralha Up and Down Marathon – Penedo-Itatiaia/RJ 
  • XC Run – Búzios/RJ
  • Trirex Trail Run – Brotas/SP 

Existem também as ultramaratonas que oferecem também os trechos de maratona, como:

  • 28 Praias
  • Ultramaratona de revezamento Bertioga-Maresias

Maratona de revezamento

Agora, se você quer saber quais os tipos de maratona existem e ainda não está preparado para correr em nenhum dos dois tipos citados acima, mas quer participar de uma maratona para sentir a energia e simplesmente fazer parte de eventos de longa distância?

Então a opção para você são as maratonas de revezamento. Nesse tipo de maratona você não corre todos os 42,195 km porque eles são divididos entre trechos que você pode fazer junto com os seus amigos. Nesse caso, vocês todos juntos cumprem a distância. 

Geralmente elas incluem as opções:

  • Dupla
  • Quarteto
  • Octeto
  • Sexteto

Isso vai depender e variar para cada prova.  

Vocês vão sentir como é correr junto com maratonistas e, quem sabe, não se animam a treinar para correr uma maratona inteira sozinho? É uma ótima oportunidade para criar coragem e ver que é possível. 

Algumas opções de maratonas de revezamento são:

  • Maratona de Revezamento Pão de Açúcar
  • Maratona Beto Carrero
  • Maratona de Revezamento Asics

Se além disso, você quer mais desafio e pretende se aventurar pelas trilhas, determinadas maratonas como a 28 Praias também oferecem a opção de revezamento

Maratonas Internacionais

O seu caso não é nenhum desses acima? Mais do que correr uma maratona, você quer também aproveitar para viajar e conhecer outros países nas melhores maratonas do mundo

Então as maratonas internacionais é o que você está buscando. As opções são as mais variadas, você pode correr uma maratona de rua rápida como a Maratona de Berlim ou se aventurar na mais linda maratona do mundo: a Maratona da Patagônia.

Agora que você já sabe quais os tipos de maratona existem, basta selecionar a prova e o destino e contar com a ajuda da Kamel Turismo para o planejamento, como inscrição garantida na prova e hospedagem. 

Isso porque a Kamel é uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.

Oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais emblemáticas provas e em todos os tipos de maratona, como:

Quer também correr todos os tipos de maratona pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.