Ir para o conteúdo
      
 Whatsapp: +55 21 97280-9856

Quais as melhores dicas da África do Sul?

Bem-vindo à África do Sul, ponta sul da África. É aqui que dois grandes oceanos se unem, que o bom tempo dura todo o ano e que a caça permanece para lá das luzes da cidade.É aqui que começou a humanidade: os vestígios dos nossos antepassados são ainda visíveis em pegadas fossilizadas com mais de 80.000 anos e temos as pinturas rupestres mais antigas do mundo.

 País onde dois grandes oceanos se unem e onde o bom tempo dura o ano todo. Vai correr uma das aventures marathons? Confira dicas da África do Sul para aproveitar a viagem e não perder nenhuma atração. 

Você sabia que a humanidade começou lá? Essa é uma das curiosidades da África do Sul: os vestígios dos nossos antepassados são ainda visíveis em pegadas fossilizadas com mais de 80.000 anos e temos as pinturas rupestres mais antigas do mundo.

Hoje em dia a África do Sul é a força-motriz de todo o continente africano, a economia mais avançada e diversificada, com infra-estruturas que condizem com qualquer outro país do chamado Primeiro Mundo, das nações industrializadas.

O país dispõe de autoestradas ao longo dos 2.000 quilômetros. Junte-se aos milhões de viajantes internacionais que desembarcam nos aeroportos africano todos os anos.

Outra curiosidade da África do Sul é que cerca de dois terços da eletricidade da África é gerada nesse país. Aproximadamente 40% dos telefones do continente estão aqui. Mais de metade da platina de todo o mundo e 10% do seu ouro estão nas minas. 

Leia também: Big Five Marathon: correndo na savana africana, junto aos Big Five

Vai viajar pra esse país? Confira tudo sobre a África do Sul, como outras curiosidades e dicas para aproveitar cada detalhe. 

Curiosidades da África do Sul para chegar sabendo de tudo

1) Como é a população e religião da África do Sul?

A África do Sul é um país com aproximadamente 50 milhões de habitantes, das mais diversas origens, culturas, línguas e crenças, que estão divididos entre:

  • Cerca de 79% são negros (ou Africanos)
  • 9% são brancos
  • 9% “mestiços– o rótulo local para pessoas de mistura africana, asiática e branca
  •  2,5% são Indianos / Asiáticos. Mais ou menos metade da população vive nas cidades.

Dois terços dos sul-africanos são cristãos, sendo a Zion Christian Church (Igreja Cristã de Zion) a maior igreja local, seguida da Dutch Reformed (Igreja Reformada Holandesa) e de igrejas católicas. 

Muitas igrejas combinam a fé cristã e a africana tradicional e muitas igrejas não cristãs adotam as suas crenças tradicionais. Outras religiões de relevo – embora com muito menos seguidores – são o Islamismo, o Hinduísmo e o Judaísmo.

Leia também: Two Oceans Marathon: corra no percurso mais extraordinário da África

2) Quais línguas os sul-africanos falam?

Existem 11 línguas oficialmente reconhecidas, grande parte delas naturais da África do Sul. 

Cerca de 40% da população fala ou isisZulu ou isiXhosa. Muito provavelmente você não fala essa língua, então a dica da África do Sul para línguas é a universal: o inglês sempre salva. Então não se preocupe. Para onde quer que vá encontrará sempre alguém que fala ou entende o inglês.

O inglês é a língua que se fala nas cidades, no comércio, nos bancos, nos departamentos do estado, e é usada também nos sinais de trânsito e nos documentos oficiais. 

Outra curiosidade da África do Sul é que o Presidente da República faz os seus discursos em inglês. Em qualquer hotel os recepcionistas, os empregados, os camareiros e os porteiros, todos eles falam inglês.

Outra língua principal é o Afrikaans, um derivado do holandês, que para quem vem do norte da Europa achará facílimo compreender.

3) A África do Sul é uma democracia?

A África do Sul é uma forte democracia multipartidária, com uma justiça independente e uma imprensa livre e diversa. Uma das constituições mais jovens – e mais progressistas – protege cidadãos e visitantes. 

Ninguémo será encarcerado se exclamar as suas opiniões, mesmo que sejam de oposição. Porém, uma importante dica ao ir pra África do Sul é ter cuidado em fumar nos restaurantes cheios de gente!.

4) E o Apartheid?

Até abril de 1994 a África do Sul era conhecida pelo apartheid ou regra da minoria branca. A inegável e notável capacidade do país de deixar para trás séculos de ódio racial a favor da reconciliação foi por todos considerada um verdadeiro milagre, inspirando idênticos esforços em lugares tão distantes como a Irlanda do Norte ou Ruanda. 

A África do Sul pós-apartheid tem um governo que abrange todas as raças e é frequentemente referida como a nação arco-íris, uma designação de Desmond Tutu, Prêmio Nobel da Paz.

5) O negócio estrangeiro é bem-vindo?

A África do Sul dá sinais claro de que está aberta para o negócio. O país proporciona ao potencial investidor um ambiente econômico-financeiro favorável, em que 100% da propriedade estrangeira é permitida. 

O repatriamento de lucros é livre. A taxa cambial é favorável. E se por acaso tem negócios na África, esta é sem dúvida a porta aberta para o continente africano.

Vou viajar, quais as melhores dicas da África do Sul?

1) Como é a temperatura?

Se você já marcou a viagem para África do Sul, saiba que vai encontrar muito sol, porém com temperaturas amenas, sem muito sofrimento com o calor. Confira algumas dicas de cidades da África do Sul:

  • Em Joanesburgo, capital comercial do país, a temperatura é prazerosa todo o ano, mas à noite esfria bastante. 
  • Durban, o maior porto de mar, é quente e muitas vezes úmido, um paraíso de praias. 
  • E na Cidade do Cabo, onde os turistas se apinham para admirar uma das cidades mais lindas do mundo, o tempo é geralmente muito bom e quente, mas pode também ser temperamental. 

Quando no Brasil é verão, na África também é verão. Então uma dica para a África do Sul é:leve óculos de sol e deixe o casaco em casa.

Confira: Cuidados especiais para correr pelo mundo sem preocupação

2) O país é muito grande?

O país estende-se por uma área de 1,2 milhões de quilômetros quadrados, o que significa que é  soma de vários países europeus juntos. Para um americano, talvez não pareça tão grande: é um oitavo dos EUA. 

Seja como for, leva mais de um dia de viagem de carro pela autoestrada se você quiser cruzar o país saindo de Joanesburgo, que fica ao norte, até à Cidade do Cabo, ao sul. Isso pode ser uma ótima dica do que fazer na África do Sul já que a topografia é estonteantemente, saindo dosvales verdes e chegando até quase ao semi-deserto.

3) Como está dividido o país?

A África do Sul tem nove províncias:

  • Gauteng, a menor e a mais densamente povoada; 
  • Ligadas a ela estão Limpopo, a noroeste e Mpumalanga a norte; 
  • Cabo Setentrional, a maior província, mas com a menor população, fica a ocidente;
  • Free State (Estado Livre) fica no meio do país;
  • E as províncias costeiras de KwaZulu-Natal, Cabo Oriental e Cabo Ocidental ficam a sul.

4) Há cidades grandes?

É comum pensar em África e lembrar dos leões e da vida selvagem, mas lá tem mais do que isso. Joanesburgo é cheia de arranha-céus, tem uma área maior que Londres ou Nova Iorque. 

As luzes acendem, a água flui, as autoestradas têm várias pistas e, infelizmente, também há engarrafamentos. 

Se quer dicas da África do Sul de grandes hotéis, saiba que é possível se hospedar emum Hilton ou Hyatt ou num Holiday Inn e comer em restaurantes cosmopolitas que servem de tudo, desde sushi a hambúrguer de bife de crocodilo. Ou pode deitar no sofá e navegar entre cinco canais analógicos de TV e mais de 50 digitais.

5) Quais são as cidades grandes?

A África do Sul tem duas capitais:

  • Cidade do Cabo, a mais antiga, é a capital legislativa, onde está o Parlamento.
  • Pretória, 1.500 km a norte, é a capital executiva, onde está o governo. 

Portas meias com Pretória – e suficientemente perto da mescla dos subúrbios dos arredores – está o centro comercial de Joanesburgo, outrora o maior centro mineiro de ouro do mundo, hoje em dia cada vez mais sede dos setores financeiros e de serviços.

A segunda maior cidade é Durban, um porto de mar em crescimento na costa oriental, rota de fornecimento da maior parte dos bens e produtos para o interior.

6) Como são as estradas?

Os centros maiores estão ligados entre si por uma rede de mais de 9.000 km de autoestradas mantidas periodicamente, incluindo 2.000 km de estradas de duas vias, e o seu número tem aumentado regularmente. 

A estrada de ferro nacional tem 30.000 km de trilhos de linha férrea ligando os menores vilarejos. 

Mais de 50 linhas aéreas e mais de 30 milhões de passageiros por ano viajam pelos 10 principais aeroportos da África do Sul, entre eles três aeroportos internacionais, nomeadamente em Joanesburgo, Cidade do Cabo e Durban.

7) E posso ligar para casa sem problemas?

Se você quer saber tudo da África do Sul para não ter mesmo nenhum problema, saiba que se a saudade apertar é possível matá-la tranquilamente. 

Com uma rede 99,9% digital e que dispõe da linha fixa de última geração, comunicação sem fios e por satélite, a África do Sul tem a rede de telecomunicações mais desenvolvida e moderna da África

As três operadoras de celulares nacionais fornecem mais de 39 milhões de assinantes, cobrindo quase 80% da população. O número de sul-africanos que desfrutam de acesso à Internet a preços competitivos, ligações sem interrupção e banda larga está aumentando cada vez mais.

8) Qual a moeda, os bancos são modernos?

A África do Sul tem um setor financeiro sofisticado e de nível mundial, lado a lado com as tecnologias de ponta. 

A partir do momento em que colocar o pé fora do avião começará a ver bancos, casas de câmbio e caixas multibanco por todo o lado. 

Pode usar qualquer um dos principais cartões de crédito. O American Express e o Diners Club tem menos aceitação do que o MasterCard ou o Visa. Os bancos estrangeiros estão bem representados e pode fazer movimentos nas ATM ou pela internet.

A África do Sul tem taxas de câmbio favoráveis com a maioria das moedas estrangeiras e verá, por isso, que a sua estada não será dispendiosa. 

A moeda da África do Sul é o Rand, dividido em 100 cêntimos. As moedas são de 5c, 10c, 20c, 50c, R1, R2 e R5 e as notas são de R10, R20, R50, R100 e R200.

9) Posso beber água normal?

Uma das dúvidas que temos quando vamos parar países muito diferentes do nosso é com relação à água. Porém, um dica da África do Sul é: pode beber tranquilamente.A água é de muito melhor qualidade do que a água de muitos países chamados desenvolvidos

A água da torneira é de boa qualidade,, convenientemente tratada contra micro-organismos, com bom paladar e segura para se beber diretamente da torneira. 

A água de Joanesburgo, por exemplo, é tão boa como a de qualquer água engarrafada.

10) É seguro passear a pé?

Como em qualquer outro lugar a regra é o bom senso. Outra dica da África do Sul nesse sentido é: não ande de madrugada sozinho em ruas desertas. Sim, existe crime na África do Sul. Mas é só tomar as precauções normais de bom senso. 

Saiba para onde quer ir antes de sair, sobretudo à noite. Não exiba em público ou na rua artigos de valor. Feche as portas à noite. E, como em qualquer outro lugar do mundo, deve ter em atenção que em certas zonas das cidades maiores os estrangeiros são um alvo fácil. 

É fácil evitar essas áreas sem diminuir seu divertimento e prazer de visitar um país e conhecer sua cultura, que, com algumas exceções, são notavelmente calorosas e acolhedoras.

11) Consigo mesmo ver animais selvagens?

Nem precisa ir muito longe. Basta uma hora de carro, saindo da selva das urbes de Pretória ou Joanesburgo, para chegar à outra selva e ver leões, elefantes, búfalos e centenas de outras espécies no seu habitat natural.

Dicas África do Sul

Uma das maiores reservas de vida animal do mundo é o Parque Nacional Kruger, com mais de um século. Atualmente faz parte de uma área de reserva maior que abrange parques de caça privados e públicos, estendendo-se para lá das fronteiras nacionais para os lados vizinhos de Moçambique e Zimbábue.

E há ainda outras razões para visitar a África do Sul: praias de areia dourada, alguns dos melhores lugares de surf do globo, um cenário espetacular desde montanhas e desertos, a ecossistemas que não existem em nenhuma outra parte.

curiosidades africa do sul

Uma oportunidade para ver em primeira mão a cultura africana – e um dos destinos de férias mais baratos que poderá encontrar.

12) O que não fazer na África do Sul?

Uma dica do que não fazer na África do Sul é alugar um carro. É mão inglesa e você irá perder muito tempo se adaptando, sem contar que é perigoso dirigir em mão inglesa se você não está acostumado. Otimize o seu tempo.

Outra dica do que não fazer na África do Sul é: não dê conversa para pessoas locais muito simpáticas do tipo querendo te levar para conhecer algum lugar. Pode ser uma cilada para te assaltar.

Você sabia? Curiosidades da África do Sul… 

  1. O Rei João II de Portugal renomeou como Cabo da BOA ESPERANÇA como sinal de otimismo em uma nova rota marítima para a Índia e o Leste ?
  2. Que Cape Point próximo a Cape Town, é um local natural e que a sua vegetação é a menor e mais rica do mundo com 6 tipos de flores diferentes?
  3. Que o nome da flor típica da África do Sul chama-se PROTEA?
  4. Que os vinhos da África do Sul estão entre os melhores do mundo?
  5. Que os 5 animais selvagens chamados de BIG FIVE são: leão, búfalo, leopardo, elefante e rinoceronte
  6. Que tem um tour em Cape Town onde você pode observar as baleias ?

 Dica extra África do Sul

Já que estamos falando de turismo e aventura… Tem tudo a ver com corrida pelas lindas paisagens deste país, não é mesmo? Se você está planejando uma viagem para a África do Sul, que tal aproveitar e correr uma maratona por lá?

tudo sobre africa do sul

Confira: Fotos do Grupo Kamel Turismo na maratona Dois Oceanos 

A notícia boa é que você só precisa se preocupar em anotar todas as dicas da África do Sul que já falamos acima e saber tudo sobre o país, porque o pacote da corrida você deixa por conta da Kamel. 

Isso porque a Kamel Turismo é uma agência especializada e há 30 anos leva corredores para provas fora do Brasil. 

Oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais lindas provas do mundo, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site. 

Role para cima