+55 21 2275-0146
Altimetria maratona de nova york prova

Como analisar a altimetria Maratona de Nova York?

Share now:

A Maratona de Nova York é uma das provas mais desejadas entre os corredores que gostam de longa distância. Se você está pensando em participar ou já tem sua inscrição e quer saber de todos os detalhes para se preparar bem, confira neste post tudo sobre a altimetria da Maratona de Nova York.

Sabe quando você está correndo em prova e de repente aparece aquela subida que você não esperava? Para não ser pego de surpresa e se preparar bem para a prova, uma das maneiras é analisar o perfil de elevação delas. Principalmente quando se trata dos 42,195 km é uma ótima maneira de começar a planejar sua estratégia. 

Por isso, não apenas conhecer bem o percurso da Maratona de Nova York, mas também sua altimetria pode te ajudar a completar bem essa prova que possui um dos percursos mais difíceis entre as maratonas Majors. Com trechos que enganam a subida, uma chegada pesada no Central Park e multidões ao longo da prova. 

Confira a seguir a altimetria da Maratona de Nova York por trecho. 

Altimetria da Maratona de Nova York: por trecho

Trecho 1: primeiros 8 km

Para começar a descrever a altimetria da Maratona de Nova York é importante destacar que ela começa com uma subida já nos primeiros quilômetros. Até por volta do km 1,5 na Ponte Verrazzano a elevação é de cerca de 46 m

Logo após esse ponto, a altimetria da Maratona de Nova York passa a ser mais favorável e por ali concentra-se também uma multidão de espectadores. Contudo é bom estar atento a uma descida que vai até por volta do Km 3, na 92ª rua.

Esse é trecho mais intenso da primeira parte da altimetria da Maratona de Nova York, até o km 8 o percurso passa por leves subidas, mas é predominantemente plano, como pode ser observado na imagem abaixo:  altimetria maratona de nova york primeiro trecho

Fonte: TCS New York City Marathon

Leia também: Premiação Maratona de Nova York: 5 categorias

Trecho 2: do km 8 ao km 16

O trecho que começa no km 8 é de uma leve descida, acompanhada de uma, também leve, subida, chegando a uma parte mais plana próxima da Quarta Avenida, quando há uma outra descida mais suave até chegar em mais um plano. 

Contudo, não se engane. Por volta do km 13 volta a ter uma outra subida significativa de cerca de 15 m de ganho de elevação, até chegar na Avenida Lafayette. Confira o mapa de elevação deste trecho abaixo:

altimetria maratona de nova york segundo

Leia também: Sorteio para a Maratona de Nova York: como participar

Trecho 3: do km 16 ao km 24

Nesse trecho você vai passar pelas Avenidas Bedford e Manhattan e vai completar a metade da Maratona de Nova York. E é nesse quilômetro que você pode ter um pouco mais de atenção, pois ali você encontrará mais uma subida até chegar na ponte Pulaski

Mas logo depois também tem uma descida e você passará por cerca de dois quilômetros planos correndo por Vernon Boulevard. Já no km 23 começa a subir novamente, mais leve no início, porém o ganho de elevação até o km 24 vai ficando maior até chegar na Ponte Queensboro.

altimetria maratona de nova york meio

Leia também: Dá para tentar o índice para Maratona de Nova York?

Trecho 4: km 24 até o km 32

Já pensou nessa subida bem no meio da maratona? Imagina não estudar a altimetria da Maratona de Nova York, empolgar no início e de repente se deparar com uma subida dessas no meio? 

Cerca de um quilômetro e meio de subida que possui um ganho de elevação de aproximadamente 30 m. Não é brincadeira. 

Contudo, entre nós corredores sempre brincamos que sempre depois de uma subida vem uma descida, não é mesmo? A analisando a altimetria da Maratona de Nova York também é possível perceber, como no mapa abaixo, que isso é verdade! 

Até por volta do km 27, você vai poder sentir o ar batendo em seu rosto mais tranquilidade, isso porque, depois da Ponte Queensboro há uma descida pela Primeira Avenida. Por ali também existe uma enorme multidão esperando pelos guerreiros da Maratona de Nova York. 

Alguns atletas aproveitam esse trecho para ganhar alguns segundos perdidos na subida anterior. 

altimetria maratona de nova york penúltimo

Último trecho: km 32 até o final 

Muitos dizem que a maratona começa mesmo é a partir do km 30. Então, se você chegou bem até aqui as chances de você terminar bem também são grandes. Contudo, não é à toa que a Maratona de Nova York é considerada uma das mais difíceis entre as Majors. 

Por volta do km 37 começa novamente uma leve subida até chegar na East Drive quando começa a descer novamente

Os últimos 5 km de uma maratona podem ser difíceis, no entanto, especialmente com uma pesada altimetria da Maratona de Nova York. Os últimos três quilômetros são dentro do Central Park, com uma subida suave no meio. Embora seja difícil, a multidão toda esperando pelos corredores dá a força necessária para continuar. 

altimetria maratona de nova york final

Leia também: O que visitar em Nova York

Achou desafiante o percurso e quer encarar?

Se você gosta de grandes desafios e ficou se perguntando como participar da Maratona de Nova York, saiba que é possível ir com a inscrição garantida e ainda com tudo planejado. 

Para isso, conte com a Kamel Turismo, uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.

Ela oferece pacotes com hospedagem para a Maratona de Nova York e dá assistência total desde a estadia até todas as informações sobre a prova.

Além da Maratona de Nova York ela também te leva para outras grandes maratonas do mundo, como: 

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.