+55 21 2275-0146
maratona de nova york percurso largada

Dicas para a Maratona de Nova York: Percurso (Saiba tudo)

Share now:

Vai realizar o grande sonho de correr uma das melhores maratonas do mundo? Seus treinos estão em dia, alimentação também. Agora é hora de começar a se familiarizar com alguns detalhes da Maratona de Nova York, como o percurso.  

A maior corrida do ano dos Estados Unidos acontece sempre no primeiro domingo de novembro. Uma característica que faz diferença no trajeto da Maratona de Nova York é que ela atravessa todos os cinco distritos da cidade: Staten Island, Brooklyn, Queens, Bronx e Manhattan, onde é final da corrida dentro do Central Park

Dessa forma, é possível fazer um tour enquanto corre, pois cada um desses distritos possui sua própria característica e uma atmosfera única. 

Como ela não passa pelo mesmo lugar mais de uma vez, é um ponto positivo para o psicológico e a mente. Com isso é mais difícil pensar durante a Maratona de Nova York quantos km ainda faltam para terminar. 

Para ajudá-lo a chegar ainda mais preparado para a prova, destrinchamos o percurso da Maratona de Nova York. Confira o mapa abaixo com todos os detalhes da Maratona de Nova York em seu percurso e a seguir uma descrição de vários trechos.

Leia também: Como participar da Maratona de Nova York

Maratona de nova york percurso

Fonte: TCSNYCMarathon

Para sentir ainda mais a energia da prova, confira um mapa em 3D do percurso completo da maratona, confira:

Maratona de Nova York: Percurso por trechos

Staten Island (Milhas 1 – 2)

A largada da Maratona de Nova York é diferente de qualquer outra mundo. Mais de 50 mil  atletas chegam a Fort Wadsworth, Staten Island, no início da manhã de domingo. 

Porém, você não passará muito tempo por lá, são apenas duas milhas. Na primeira parte do percurso da Maratona de Nova York você cruzará a ponte Verrazzano-Narrows

maratona de nova york percurso ponte

Imagem: Pixabay

Prepare-se, pois as vistas são deslumbrantes. Dela é possível avistar o porto de Nova York e a Estátua da Liberdade, sem contar a linda vista do horizonte. 

Durante essa primeira parte você vai estar com bastante adrenalina, por ser o início da prova e também pelas belas paisagens, por isso não descuide do pace, lembre-se que vai precisar de energia até o fim. 

A primeira milha é uma subida íngreme até o ponto mais alto da ponte, enquanto a segunda vai descer um pouco, saindo da ponte e indo para o Brooklyn.

Brooklin (Milhas 3 – 12) 

Essas próximas 11 milhas são mais suaves, graças às ruas relativamente planas do Brooklyn. Tente chegar a um ritmo mais constante, aproveite as peculiaridades coloridas desse distrito, como as charmosas ruas arborizadas na Avenida Lafayette.

Porém, tente se conter um pouco na empolgação com tanta gente apoiando a prova, porque  você vai querer economizar as pernas para as subidas que virão pela frente.

Queens (Milhas 13 – 15)

Perto de virar para a meia maratona, prepare-se para a ponte Queensboro, na milha 14. Embora a vista seja linda, a subida da ponte não é fácil. Por ser um trecho que também não possui o apoio da população, pode ser um desafio mental. 

Concentre-se em manter seu ritmo. Aproveite o silêncio para refletir sobre o que você está vivendo nesta corrida, do sonho que está sendo realizado e em quantas pessoas estão envolvidas nele. E, claro, desfrute também as belas vistas. 

Manhattan (Milhas 16 – 18)

O percurso da Maratona de Nova York passa duas vezes por Manhattan. Assim que você descer a ponte Queensboro já chegará em Manhattan, pela Primeira Avenida (First Avenue). Depois do silêncio do trecho anterior, a prova é tomada por uma multidão de espectadores. 

Se você estiver bem e sentir que dá para acelerar, aqui é um bom momento de tentar aumentar um pouco o ritmo. Pegue o embalo no grito da pessoas apoiando nesse trecho até chegar no Bronx.

Leia Também: Qual o melhor tênis para correr maratona

Bronx (Milhas 19 – 20)

Ao passar pelo Bronx você perceberá que nessa parte do percurso da Maratona de Nova York, a multidão é bem menor daquela encontrada na Primeira Avenida de Manhattan. 

Portanto, é outro ótimo momento para voltar sua atenção para dentro, concentrando-se em suas passadas e recarregando as energias que você precisa para atravessar a barreira das 20 milhas – depois dos 32km, quando a maratona começa a pesar para muitas pessoas.

Lembre como sua mente é forte e que você já aguentou até ali, agora falta pouco. Repita mantras motivacionais para aguentar firme até o fim. Nessa parte do trajeto da Maratona de Nova York também tem algumas bandas e dançarinas.

Manhattan (Milhas 21 – 26.2) 

De volta novamente a Manhattan, a caminho da linha de chegada. E uma coisa é certa em qualquer maratona: os quilômetros finais são longos e dolorosos. Porém, na Maratona de Nova York o percurso final com a multidão apoiando, além do icônico Central Park dão todo o gás necessário para terminar. 

Maratona de nova york percurso parque

Imagem: Pixabay

Depois de uma rápida volta pelo Harlem, você subirá a Quinta Avenida (Fifth Avenue), alcançando a extremidade norte do Central Park por volta da milha 23. A milha seguinte, ao longo Quinta Avenida, é razoavelmente plana, por isso, é uma ótima oportunidade para acelerar. 

Porém, esteja preparado para uma parte difícil do percurso da Maratona de Nova York. Por volta da milha 24, você estará dentro do Central Park e lá tem algumas subidas que valem ser consideradas. 

Depois de atingir a milha 25, você será tomado pela energia contagiante de uma grande multidão perto de Columbus Circle e você verá que correr em Nova York é simplesmente mágico. 

Nesse momento, deixe que os aplausos e os gritos de apoio o impulsione. A corrida volta ao Central Park e terá um último trecho um pouco mais íngreme até chegar a tão esperada linha chegada. 

E pronto! Você conseguiu! Mais um sonho conquistado para a sua vida. Corra para o abraço daqueles que te apoiaram e que estão com você nessa festa. Você merece, agora, comemorar e muito por essa conquista.

Dica extra

Quer ir pra Maratona de Nova York e se preocupar apenas em se preparar para ela? Conte com a Kamel Turismo, que é uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.

Ela é a agência credenciada pelo NYRR para comercializar pacotes para a Maratona de Nova York e oferece inscrição garantida, sem precisar esperar pelo sorteio. Além disso, ela dá assistência total desde a estadia até todas as informações sobre as provas. 

Além da Maratona de Nova York ela também te leva para todas as outras Marathon Majors, como: 

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.