Whatsapp: +55 21 97280-9856

Como melhorar a passada na corrida para correr mais?

Algo que todo corredor está sempre buscando é transcender seus limites; seja na distância, seja no tempo. Se o seu caso é correr mais rápido, existem algumas maneiras, como melhorar sua passada na corrida, por exemplo. Para ajudar você especificamente neste tópico separamos algumas dicas. 

A conta que deve ser feita para correr mais rápido é bem simples e tem a ver com o comprimento das passadas e a frequência delas. Ou seja, para ir mais rápido, é necessário dar passadas mais longas ou mais rápidas

Quando vemos atletas profissionais correndo, como Eliud Kipchoge ou o Usain Bolt ficamos sonhando com aquelas passadas, não é mesmo? Analisamos como eles fazem e consequentemente tentamos reproduzir em nossos treinos. 

Porém, é preciso entender a técnica de como melhorar a passada na corrida antes de colocar em prática aquilo que vemos. Para ajudar a entender como melhorar a passada na corrida, separamos algumas dicas.  

Leia também: Como correr corretamente

Diferença entre passo e passada na corrida

Antes de falar sobre como melhorar a passada na corrida, é preciso entender o que é passo e o que é passada. Sim, eles possuem conceitos distintos. O passo é cada avanço da sua perna à frente do seu corpo. Ele é contado no momento em que cada pé toca o chão. 

Já a passada é o ciclo completo das duas pernas. Ou seja, uma passada está completa quando os dois pés já tocaram o chão. Entendendo isso, fica mais fácil agora de entender a técnica. 

Como melhorar a passada na corrida: 5 dicas 

1) Aterrisse com o pé mais próximo do seu centro de gravidade

O ponto a perceber quando o assunto é como melhorar a passada na corrida é como o seu pé pousa no solo. Muitos corredores quando querem aumentar a passada imaginam que devem levar o pé muito à frente do corpo. 

Contudo, o mais correto e eficiente a se fazer é aterrissar com o pé o mais próximo possível do seu centro de gravidade. Ou seja, o mais próximo do seu corpo e não à frente dele. Se o seu pé pousar mais à frente do seu corpo, vai te fazer gastar mais energia durante a corrida, tornando-a menos eficiente. 

E o pior de tudo, com mais desgaste, maior é a possibilidade de lesão pois sobrecarrega muito as articulações. Quando seu pé cai muito na frente do joelho, reduz a capacidade dos músculos do joelho de absorver o choque da aterrissagem. Isso também vai fazer você gastar energia no chão, ao invés de aproveitá-la para te impulsionar pra frente.

Leia também: Como evitar lesões na corrida

2) Aumente a passada para trás 

Quanto mais distante para trás do seu corpo você conseguir levar seu pé mais rápido você conseguirá correr.

Isso porque umas das maneiras de como melhorar a passada na corrida é distanciando seu pé para trás do seu centro de gravidade. Isso promove um maior desequilíbrio e você aproveita mais a gravidade, e vai promover uma maior impulsão do seu corpo e, consequentemente uma maior aceleração. 

No vídeo abaixo o treinador de corrida Andrei Achcar ensina como melhorar a passada na corrida, aumentando-a para trás e pousando o pé mais próximo do centro de gravidade. Confira no vídeo como fazer: 

Leia também: Dicas de respiração para correr

3) Faça exercícios educativos 

Os treinos educativos além de serem ótimos para ajudar você a ganhar velocidade e eficiência na corrida, também desempenham um papel importante quando falamos em como melhorar a passada na corrida. 

Isso porque eles educam seu corpo para esse novo movimento que você vai começar a fazer, com a melhora da passada na corrida. 

Leia também: 3 ótimos exercícios para corredores de rua

No vídeo abaixo tem alguns exemplos desses exercícios educativos e como você pode executá-los da maneira mais correta. 

4) Faça treinos na subida

Depois de entender a técnica de como melhorar a passada na corrida, ver vídeos de como fazer e, claro, incluir essa técnica e seu treino diário, uma outra forma de assimilá-la é por meio de treinos em morro

Quando estamos subindo um morro é bem mais difícil de ultrapassar nosso corpo com o pé. Portanto, ao treinar na subida você vai se acostumar a pousar o pé mais próximo do seu centro de gravidade. Com isso, quando voltar para o plano vai ficar um pouco mais fácil. 

5) Levante os joelhos 

Outra dica rápida para melhorar a passada na corrida é levantar um pouco mais os joelhos enquanto corre. Quando o joelho está mais elevado, é mais difícil levar a perna para frente e fazer o movimento errado de pousar o pé mais pra frente do centro de gravidade do corpo. 

Coloque em prática em uma prova linda

Agora que você já viu como melhorar a passada na corrida e já pode começar a correr de forma mais eficiente, que tal já escolher uma prova para ver se conquista seu recorde pessoal? 

Já imaginou correr em uma prova fora do Brasil em um cenário deslumbrante? Só de pensar já dá vontade de sair pra treinar logo, não é mesmo? Para viajar pra correr com toda comodidade, com quem realmente entende das necessidades de corredores, conte com a Kamel Turismo

Ela é uma agência especializada em corridas fora do Brasil e realiza o sonho de atletas de correr em outro país há mais de 30 anos. Ela planeja cada pequeno detalhe, oferece assistência total desde a estadia até a inscrição garantida nas mais emblemáticas provas, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.