+55 21 2275-0146
Como participar da maratona de Berlim

Quero correr na Alemanha, como participar da maratona de Berlim?

Share now:

Imagina correr com outros mais de 40 mil corredores, oriundos de mais de 130 nacionalidades diferentes? Vamos te falar neste post como participar da Maratona de Berlim, uma das maiores maratonas do mundo.

Além de correr junto com diversos atletas, nessa prova você também poderá ver grandes nomes da corrida, e quem sabe até presenciar um recorde na Maratona de Berlim. Isso porque como a ela é uma prova muito plana e rápida, os melhores corredores do mundo escolhem-na para conquistar grandes feitos. 

Mas não é apenas isso que chama atenção, o percurso é lindo e leva você para correr pela Berlim histórica. Dessa forma, você passará por pontos como Reichstag, Siegessäule e Berliner Dom. Sem contar que o final é incrível e você vai atravessar o Portão de Brandenburgo.

Mas o mais importante de tudo isso é como participar da Maratona de Berlim, não é mesmo? Para viver essa experiência inesquecível você tem três opções: 

  • Tentar uma vaga pelo sorteio de inscrição para a maratona;
  • Conquistar o índice de qualificação em outra prova; ou
  • Procurar uma agência credenciada com inscrição garantida. 

Veja a seguir como participar da Maratona de Berlim em cada uma dessas maneiras. 

Como participar da Maratona de Berlim: 3 opções

  1. Sorteio de inscrição

A forma com que a maioria das pessoas tenta participar da Maratona de Berlim é pelo sorteio de inscrição. Porém, essa é a forma para qualquer pessoa do mundo tentar entrar. Imagina concorrer a uma vaga ao lado de outros milhares de atletas ao redor do mundo? É uma loteria e você precisa ter muita sorte!

O sorteio da Maratona de Berlim geralmente é aberto logo depois que a prova termina. É isso mesmo, se você quiser tentar a sorte de conseguir uma vaga nessa prova desta maneira é preciso se preparar um ano antes. 

Por exemplo, a Maratona de Berlim sempre acontece em setembro. Então, em outubro o sorteio é aberto. E fique atento: você tem apenas dois dias para se inscrever. Coloque um lembrete no computador, alarme no celular… Vale qualquer coisa que o faça lembrar de não perder a data.  

No momento em que se inscrever no sorteio, no site oficial da prova, você deve inserir todos os seus dados, incluindo as suas informações do cartão de crédito internacional. Caso você seja sorteado, o valor da inscrição será debitado do seu cartão de crédito automaticamente e você já estará inscrito.

O sorteio acontece em novembro e todos que participarem vão receber um email. Se você tiver sido sorteado chegará um presente em forma de confirmação em seu email. Mas, se você não tiver tido sorte a má notícia também estará lá. Portanto, uma dica é ficar de olho também na sua caixa de spam. Se você achar estranho não ter recebido nada, o email pode ter ido pra lá. 

Leia também: Como treinar para uma maratona

  1. Índice de qualificação

Conseguir um índice de qualificação é outra forma de como participar da Maratona de Berlim. Para ter a vaga na prova por esse caminho você precisa ser um corredor muito rápido e competitivo na sua faixa etária

Isso porque o índice de qualificação nada mais é do que terminar uma maratona abaixo de um tempo específico e predeterminado pela organização de acordo com a sua idade no dia da prova.

Dessa forma, todos os corredores que terminaram uma maratona certificada pela AIMS nos dois anos anteriores ao ano da Maratona de Berlim que pretendem participar no tempo indicado pela idade, e podem comprovar isso, serão qualificados e poderão se inscrever na prova. 

Ou seja, uma mulher de 31 anos terá que comprovar ter corrido uma maratona certificada abaixo de 3h para conseguir sua vaga, por exemplo. É importante se atentar que a idade válida é aquela que você terá no dia da Maratona de Berlim, ainda que seu aniversário seja exatamente no mesmo dia da prova. 

Confira nas tabelas abaixo qual o tempo você teria que comprovar, caso escolhesse tentar uma vaga dessa forma:

Masculino
Faixa etáriaTempo
18 a 44 anosAbaixo de 2h45min
45 a 59 anosAbaixo de 2h55min
60 anos ou maisAbaixo de 3h25min

 

Feminino
Faixa etáriaTempo
18 a 44 anosAbaixo de 3h
45 a 59 anosAbaixo de 3h20min
60 anos ou maisAbaixo de 4h10min


Leia também
: Dicas de Berlim

Depois de ter conseguido o feito é necessário enviar para a organização o resultado que comprove seu tempo. Eles irão analisar e se estiver tudo certinho você poderá fazer sua inscrição diretamente com a organização. O valor também será debitado do seu cartão de crédito.

Mas você já sabe que não vai conseguir atingir o tempo da tabela e nem quer treinar para consegui-lo. Tudo que você quer é correr por diversão nessa grande festa e aí ficou se perguntando: mas como participar da Maratona de Berlim de uma maneira mais prática e menos burocrática

Sua resposta está exatamente na nossa próxima dica!

  1. Agência credenciada

Quer se inscrever na Maratona de Berlim mas não quer tentar a sorte no sorteio e também não é um corredor rápido para buscar uma qualificação? Fica tranquilo, pois a maneira mais fácil de conseguir uma vaga para essa tão sonhada prova é por meio de uma agência credenciada. 

Isso porque todos os corredores internacionais têm essa possibilidade de ter a inscrição garantida, comprando junto com um pacote de viagem por meio de uma agência credenciada, como a Kamel Turismo

Como participar da maratona de Berlim

Para isso, basta ir até o site, ver todas as opções de pacotes e escolher aquele que está mais de acordo com a sua necessidade. São várias as opções e incluem quartos individuais, para casal e até mesmo quartos compartilhados. 

Também existe uma variedade de hotéis, que são sempre de 4 ou 5 estrelas. Eles são escolhidos para oferecer o melhor conforto além de estarem próximos da largada da prova para facilitar ainda mais a vida do corredor. 

A Kamel é a única agência do Brasil que oferece pacotes com inscrição garantida para todas as Marathon Majors, não apenas para Berlim. Ela é uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos planeja cada pequeno detalhe das viagens de vários atletas brasileiros.

Além disso, ela dá assistência total desde a estadia até todas as informações de provas como: 

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.