+55 21 2275-0146
dicas de berlim

Dicas de Berlim: como aproveitar ao máximo a cidade

Share now:

A capital da Alemanha é uma cidade fantástica e tem o mix perfeito de história e modernidade. Pegando as melhores dicas de Berlim, mesmo se você for só para correr a Maratona ou a Meia Maratona de Berlim e não tiver muito tempo para curtir a cidade, dá para conhecer as principais atrações em poucos dias.

Berlim foi palco de momentos importantes da história, especialmente no século 20, quando foi marcada pela divisão das duas Alemanhas e a construção do Muro de Berlim, que caiu em 1989. 

É impossível chegar em Berlim e não se lembrar da história e das guerras. Quem chega à cidade percebe não apenas toda sua transformação, mas também vê resquícios daquela época.

A cidade é um museu a céu aberto. Caminhar pelas suas ruas, praças e avenidas é uma verdadeira aula de história. Suas atrações turísticas ficam concentradas em locais muito próximos e podem ser visitadas em apenas uma caminhada.

Se você não tem muito tempo, confira dicas de Berlim que vão ajudá-lo a otimizar tempo! 

O que fazer em Berlim em visitas rápidas

1) Turiste de bicicleta

Para quem adora andar de bicicleta, uma das dicas de Berlim é conhecer as principais atrações da cidade apenas com um mapa na mão e uma bicicleta. É possível alugar uma a cada esquina, pagando uma diária que não ultrapassa 12 euros. Além disso, a cidade tem uma ciclovia excepcional, toda sinalizada e que o levará para os pontos principais da cidade.

2) Visite o Tiergarten

Uma das delícias de Berlim é que a área é grande verde e é bem arborizada. O Tiergarten é o maior parque de Berlim e está localizado no pulmão da cidade, por isso é uma ótima sugestão do que fazer em Berlim quando se tem pouco tempo. 

Há várias atividades de lazer no parque e é muito gostoso caminhar por ali, há várias trilhas e lagos. A dica de Berlim para os corredores que vão correr a maratona de Berlim ou a meia maratona é dar uma corridinha por lá 

É no Tiergarten que se encontra a famosa Coluna da Vitória, o anjo dourado do filme “Asas do Desejo”, de Wim Wenders, que celebra as vitórias prussianas sobre a Dinamarca, a Áustria e a França. 

Dicas berlim

Se quiser ter uma vista bacana da cidade, outro ponto sobre o que fazer em Berlim é adicionar ao seu roteiro uma  subida até a plataforma de observação (por uma escada estreita em espiral, com 285 andares), que fica a 50,66 metros de altura. São apenas 3 euros.

3) Vá até o Portão de Brandemburgo

Dicas berlim maratona

O Portal de Brandemburgo é o símbolo da capital da Alemanha e representa a queda do muro e a união das duas Alemanha. Ali bem perto, na Potsdamer Platz,  é possível ver um pedaço do muro derrubado em 1989.

Também perto do Portão fica o Reichstag, edifício símbolo maior da história alemã e sede do Parlamento alemão, e que também é um ponto turístico que merece destaque. Ele tem cúpula oval, de vidro. A parte superior é acessada por uma rampa e de onde se tem uma bela vista da cidade. É preciso agendamento prévio.

4) Visite pelo menos um museu

Além da grande quantidade de igrejas, Berlim é também conhecida pelos seus inúmeros museus, cada um mais rico em cultura e história do que o outro. 

O Pergamon Museum abriga o famoso altar da cidade de Pergamon, na Grécia Antiga, e vale muito uma visita. 

Outra boa dica de Berlim  é visitar o Museu Judaico. A estrutura do edifício se assemelha à estrela de David e ali você vai entrar em contato com as grandes tensões que marcaram a história judaico-alemã.

Esta outra opção do que fazer em Berlim não é um museu, mas guarda bastante história. No centro da antiga Berlim Ocidental, na avenida Kurfürstendam, está a igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtnis-Kirche, que foi bombardeada na Segunda Guerra Mundial e ainda possui seu topo destruído demonstrando os traços da guerra.

Mais um ponto turístico da capital alemã é o  Schloss Charlottenburg, a antiga residência de verão da realeza alemã, é um  castelo do final do século 17 e possui belos jardins, impressionantes galerias e muitas obras de arte. Vale também uma visita.

5) Use o metrô

Uma boa dica de Berlim se você não tem muito tempo é utilizar o metrô para se  locomover . A cidade tem uma das maiores redes da Europa, com 10 linhas que percorrem todos as regiões e funcionam das 5h às 1h da manhã.

Os tickets podem ser comprados nas máquinas localizadas nas estações de metrô e disponibilizam informações em alemão, inglês, francês, espanhol, turco e polonês.  

O bilhete é universal e pode ser utilizado para qualquer meio de transporte por um período de até 2h (no sentido de ida apenas). Antes de comprar ou embarcar num metrô, verifique a validade em função das zonas A, B e C).

É importante sempre validar seu ticket antes de entrar no metrô. Se um oficial pegá-lo sem bilhete ou sem validar seu ticket, você será multado.

Uma opção em conta para quem fica alguns dias na cidade é comprar o Berlim WelcomeCard, um cartão que oferece transporte gratuito e descontos de 25% a 50% em mais de 200 atrações.

Dica extra de Berlim: corra a Maratona ou Meia Maratona de Berlim 

Se você é um amante de corrida e gosta de correr e viajar, a melhor dica de Berlim é correr uma das melhores maratonas do mundo: a Maratona de Berlim que acontece em setembro. Ou se você quer correr uma meia maratona na Europa, a opção da Meia de Berlim também é uma ótima escolha, no início de abril. 

Leia também: Por que a maratona de Berlim deve ser sua primeira corrida internacional?

Para ir sem preocupação, conte com a Kamel Turismo, uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.

Ela oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida, nas mais emblemáticas corridas do mundo todo, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.