+55 21 2275-0146
Dia do maratonista corredor

Dia do maratonista, um dia para comemorar! Saiba como.

Share now:

Você já correu a distância de 42,195 km? Então pode comemorar o dia 7 de agosto porque é o Dia do Maratonista. Completar essa distância não é para qualquer um, aliás muitos têm medo, mas aqueles que um dia chegaram lá são considerados maratonistas e podem se orgulhar disso e ficar muito felizes. 

Embora o Dia do Maratonista não seja nenhum feriado ou data comemorativa oficial no país, aqueles já completaram essa distância e que sabem tudo sobre maratona aproveitam o dia para lembrar da sua conquista. Mas você deve estar se perguntando…

Por que dia 7 de agosto é o Dia do Maratonista?

O Dia do Maratonista foi instaurado no dia 7 de agosto como uma forma de homenagear o etíope Abebe Bikila que nasceu nessa data em 1932. Ele realizou grandes feitos no mundo da maratona. 

Foi o primeiro africano a ganhar uma medalha de ouro olímpica e o primeiro atleta a vencer duas maratonas olímpicas. Sua primeira maratona olímpica foi em Roma, em 1960, e ele venceu com o tempo de 2:15:16. Quatro anos mais tarde foi sua segunda vitória olímpica, nas Olimpíadas de Tóquio em 1964, ele completou os 42,195 km com o tempo de 2:12:12.

Confira no vídeo abaixo, a cobertura da Maratona de Roma, com a vitória de Abebe: 

Em 1969, Abebe sofreu um acidente de carro durante manifestações civis que estavam acontecendo na capital Adis Ababa. Ele perdeu o controle do carro e capotou, saindo com vida, no entanto paralítico.  

Preso a uma cadeira de rodas, o maratonista campeão olímpico sofreu uma hemorragia cerebral aos 41 anos, e faleceu em 1973. A partir de então, o dia 7 de agosto foi considerado como o Dia do Maratonista, em sua homenagem. 

Além dessa homenagem, Abebe Bikila entrou para o Hall da Fama do atletismo da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em 2012.

Confira no vídeo abaixo algumas outras curiosidades sobre o Dia do Maratonista e Abebe Bikila. 

Como comemorar o Dia do Maratonista?

Acordar cedo pra correr, muitas vezes deixar a vida social de lado para treinar, ter que adaptar para uma alimentação para maratonista… Quem já treinou para uma maratona sabe bem como é intensa a rotina até completá-la. 

O Dia do Maratonista é sempre comemorado e lembrado com orgulho por aqueles que conquistaram esse feito. Separamos algumas dicas para comemorar esse dia de várias maneiras, confira:

1) Reúna os amigos maratonistas

Uma das melhores formas de comemorar o Dia do Maratonista é com os amigos também maratonistas, não é mesmo? Principalmente se vocês já correram alguma maratona juntos e se correram a mesma maratona. 

Lembrar da corrida é uma ótima comemoração, inclusive de aprendizado e motivação para a próxima. 

Leia também: Recuperação pós-maratona

2) Presenteie-se ou presenteie seu amigo maratonista

Que tal aproveitar o Dia do Maratonista para se dar aquele acessório que sempre enrola para comprar? Ou aquele quadro para colocar a medalha da sua maratona… Um tênis novo, bermuda… 

Fique de olho em alguns sites de produtos esportivos, pois pode ser que algum faça uma promoção especial ou mande algum voucher de desconto.

Leia também: Melhor tênis para correr maratona

3) Escreva sobre sua maratona

Escrever é uma forma de eternizar aquele momento. Imagina que você pode ler sobre sua maratona em um momento que estiver desanimado ou precisando de uma motivação. 

Se decidir publicar seu texto em uma rede social, além de ajudar você, pode também servir de inspiração para outras pessoas. Se você teve alguma dificuldade, compartilhar com outros corredores pode fazer com que eles se identifiquem e saibam que não estão sozinhos. 

Algumas frases para corredores de maratona são extremamente motivadoras e importantes para quem busca sua própria superação. 

4) Comece a ler um livro inspirador 

Existem diversos livros de corredores que são uma fonte de inspiração para outros corredores. Que tal, então, começar a ler um desses livros no Dia do Maratonista? Não precisa ser exatamente sobre outros maratonistas. Um livro como o do velocista Usain Bolt (Usain Bolt – Mais Rápido que Um Raio) pode te fazer refletir bastante sobre a corrida.

5) Escolha uma prova ou faça um treino especial

Imagina passar o Dia do Maratonista correndo uma maratona? Se o dia 7 de agosto cair durante a semana, uma dica é fazer um treino especial em um lugar que você gosta de correr na sua cidade. 

Mas imagina que maravilhoso se você poder escolher uma corrida para comemorar essa data tão especial? Mesmo se não for em agosto, comemore seu Dia do Maratonista fazendo outra maratona incrível, pois assim você terá ainda mais motivos para comemorar. 

Já pensou em correr uma maratona em outro país e realizar mais um sonho? Para te ajudar nessa empreitada, conte com a Kamel Turismo, uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores como você.

Ela oferece assistência total desde a estadia até a inscrição garantida nas mais emblemáticas provas, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.