+55 21 2275-0146

Goji berry: como consumir esse superalimento nas corridas?

Share now:

Provavelmente você já deve ter ouvido falar dessa frutinha vermelha alaranjada e sobre sua fama em ser um superalimento. Ele possui diversos benefícios inclusive para corredores. Saiba os benefícios da goji berry e como consumir durante uma maratona.  

Essa frutinha pequenina é produzida pela planta wolfberry e é nativa da China. Ela possui um sabor bem peculiar de doce com um leve toque azedo e faz parte da alimentação dos asiáticos há mais de 2 mil anos. Contudo, há poucos anos ela se tornou conhecida no Brasil com o status de “superalimento”.

A Goji berry possui essa fama e não é à toa, essa frutinha é uma ótima fonte de vitaminas e minerais, incluindo:

  • Vitamina C
  • Vitamina A
  • Fibra
  • Ferro
  • Zinco
  • Antioxidantes

Além disso, ela contém os oito aminoácidos essenciais e uma porção fornece quase 10% do valor diário de proteínas. Ela também possui baixo índice glicêmico, o que é ótimo para corredores. Mas, você deve estar se perguntando… 

Goji Berry, como consumir durante a maratona?  

Antes de saber mais sobre a goji berry e como consumir durante uma maratona é importante saber porque você deve consumi-la enquanto estiver correndo. E isso vem de muitos anos atrás. 

Na China antiga, as Goji berries eram usadas para 

  • Aumentar a longevidade, 
  • Melhorar a energia,
  • Aumentar a resistência. 

Além disso, ela fortalece o sistema imunológico, ajudando-o a lidar melhor com o estresse. 

De acordo com estudos chineses, as cadeias de açúcar encontradas nas goji berries podem proteger as células dos efeitos do esforço extremo, impedindo o estresse oxidativo após exercícios prolongados. 

Entender como consumir goji berry e incluí-la em sua dieta pode te ajudar na recuperação após uma corrida ou um treino, e seus açúcares naturais também podem aumentar a resistência

Leia também: Dicas de respiração para correr

Horário

Agora que você sabe um pouco mais dos benefícios da Goji Berry, saiba como consumir para obter os melhores resultados. A melhor hora para consumir goji berry é antes e/ou durante o treino.

Se você optar por consumir a goji berry antes da corrida, é uma ótima solução para te ajudar na recuperação. Isso porque comendo uma porção dessa frutinha antes da atividade, você vai dar tempo ao seu corpo para digeri-la e, então absorver os antioxidantes. É isso que vai ajudar na recuperação pós-exercício.

Mas ela também pode fazer parte do kit para correr uma maratona. Durante os 42 km precisamos de energia para continuar correndo e a goji berry possui vitaminas do Complexo B que ajudam na geração de energia. Ela promove mais bem-estar e por isso consumi-las enquanto corre pode te ajudar a ter aquele gás extra. 

Leia também: O que comer durante uma ultramaratona

Como consumir goji berry

Uma dica de como consumir a goji berry é adicionando-a ao lanche ou café da manhã. Você pode incluí-la no seu cereal, na aveia ou no iogurte. Uma porção de goji berry seca é de ¼ xícara e fornece cerca de 13g de carboidratos, 4g de proteína e 3g de fibra.

Se você gostar da frutinha pode também consumi-la pura, uma média de uma colher de sopa. E se você quiser levar para a prova uma dica é colocar uma porção em saquinhos plásticos para ir comendo aos poucos. 

Além disso, também é possível pegar receitas de sucos de goji berry, smoothies e também bater com suas frutas preferidas. As formas de usar são as mais variadas, você pode comer na forma de:

  • Vitamina de frutas 
  • Mix de sementes
  • Aveia
  • Iogurte
  • Saladas
  • Sobremesa
  • Molhos doces

Confira no vídeo abaixo dicas de como consumir a goji berry e entenda também porque ela tem ganhado tanto destaque, não apenas entre os atletas, e todos os benefícios de consumi-la.

Tem alguma contra-indicação para consumir? 

Assim como vários outros alimentos, a goji berry também tem seus contras para algumas pessoas. Por isso é sempre importante uma conversa com seu médico antes de começar a consumir goji berries.

De qualquer maneira, algumas pessoas precisam de atenção especial. Evite adicionar essas frutinhas na sua dieta se você :

  • Usa medicamentos como anticoagulantes, medicamentos para diabetes e medicamentos para pressão arterial, pois a goji berry pode inibir a ação desses medicamentos 
  • É alérgico a frutas,
  • Se estiver grávida (existem controvérsias se a goji berry pode estimular a contração do útero, por isso é importante consultar seu médico antes). 

Escolha uma prova linda

Agora que você já sabe como consumir goji berry e vai incluí-la em seu cardápio para ter todos os benefícios, que tal começar a pensar em fazer uma das melhores maratonas do mundo e colocar tudo que treinou em prática?

Já pensou viver o sonho de começar a correr maratonas e também poder aproveitar e conhecer um lugar diferente?

A Kamel Turismo é uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de  30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.

Oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais emblemáticas provas, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.