+55 21 2275-0146
lugares-correr-rio-de-janeiro

Quais os melhores lugares para correr no Rio de Janeiro?

Share now:

Decidiu fazer uma maratona e precisa fazer um treino longo? Ou vai correr apenas pelo prazer da atividade física? Quer uma paisagem linda para compor o percurso? Saiba os melhores lugares para correr no Rio de Janeiro neste artigo.

Para quem corre com muita frequência variar o lugar do treino é primordial. Ficar correndo sempre no mesmo lugar pode ser muito monótono, por isso encontrar diferentes lugares para correr no Rio de Janeiro pode ajudar bastante no seu rendimento. 

Dividimos neste artigo os lugares para correr no Rio de Janeiro de acordo com o que você procura, como:

  • Treinos rápidos ou curtos
  • Treinos longos
  • Treinos em trilhas

Continue lendo e fique por dentro de vários lugares para correr no RJ

Lugares para correr no Rio de Janeiro: 4 tipos de treinos

Treinos curtos ou rápidos

Se você precisa correr poucos quilômetros e quer fazer o treino completo em um único lugar, sem precisar se preocupar com sinais de trânsito ou com outras distrações no caminho, uma dica é aproveitar parques, praças e a orla.

Além disso, se você precisa fazer treinos rápidos em trajetos mais planos esses são ótimos lugares para correr no RJ:

Lagoa Rodrigo de Freitas

Uma das vistas mais lindas do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas é o local perfeito para dar aquela variada no treino. Uma volta completa por lá compreende 7,5 km. Durante todo o percurso existe uma marcação que é feita no chão a cada 100m.

Orla das Praias

Se você quer correr com a brisa do mar batendo no rosto e com o som das ondas quebrando correr na orla das praias do Rio sem dúvida será uma ótima escolha. O percurso Leme – Copacabana – Leblon possui 8,3 km de distância. Se precisa correr mais é só voltar correndo que dá pouco mais de 16 km.

É também uma boa opção de onde correr no Rio de Janeiro com treinos variados, pois  por ali é possível fazer alguns trechos na areia também, o que vai te ajudar bastante a trabalhar outros grupos musculares que o asfalto não utiliza tanto.

Leia também: [Dicas] Corrida para iniciantes: como começar a correr?

Praça Paris

Se você está querendo um lugar para correr poucos quilômetros e trabalha na região de Centro, por exemplo, a Praça Paris é um dos ótimos lugares para correr no Rio de Janeiro. Cada volta completa possui apenas 1 km.

Existem guardas na praça até por volta de 21h30, então é seguro correr por lá. Além disso, a pista é terra batida, o que não exige tanto do seu joelho, sendo uma ótima opção para quando você precisar variar também o terreno.

Pista do Maracanã

Para os amantes de futebol correr no Maracanã vai ser ainda mais emocionante. Essa é mais uma opção plana de lugar para correr no Rio de Janeiro. A pista passa ao redor do estádio e uma volta completa possui 1,8 km.

Aterro do Flamengo

Várias corridas de rua do Rio acontecem na região do Aterro do Flamengo, o que reforça que é um ótimo lugar para correr no Rio de Janeiro.

Indo e voltando pela pista do Aterro somam-se 7,6 km, iniciando pelo Museu de Arte Moderna (MAM) correndo até o Monumento de Estácio de Sá.

A cada 500 m a distância é sinalizada no chão. Uma parte da pista é fechada para a passagem de veículos aos domingos e feriados e, portanto, existem mais espaço para correr. Por ali também tem a opção para correr na grama e poupar os joelhos.

Treinos longos

Está chegando no pico do seu treinamento para a maratona e vai precisar correr os 30 km, 34 km; ou então está treinando para uma ultramaratona e precisa fazer longões e não tem paciência para ficar dando voltas no mesmo lugar?

Existem alguns lugares para correr no Rio de Janeiro que te possibilitam essa variação.

Praia da Barra

É um dos melhores lugares para correr no Rio de Janeiro se você precisa fazer um longo. Diferente das orlas da Zona Sul, ela não é tão cheia e dá para fazer vários percursos. A pista começa no Posto 8 e é compartilhada com ciclistas.

É possível fazer um percurso de 8 km do Posto 8 até perto do Joá, ou aumentar indo e voltando para fazer cerca de 16 km. Para correr um pouquinho mais a dica é ir até o pontal e fazer 18 km. A cada 400 m possui uma marcação no chão.

Orla da Zona Sul

Se você mora ou está na Zona Sul e quer saber onde correr no Rio de Janeiro sem precisar se deslocar até a Praia da Barra, é possível fazer um percurso longo pelas orlas das praias de lá também.

Do Posto 12 do Leblon, passando pelo Leme, Copacabana, Urca, Praia vermelha e depois volta é uma ótima opção. Confira no vídeo abaixo o visual do percurso e como se preparar para a maratona:

Treinos de trilhas em contato com a natureza

Com tantas belezas naturais que existem no Rio pode ser até difícil escolher qual você vai querer apreciar. Assim como as praias lindíssimas, o Rio também conta com florestas onde é possível fazer os treinos de subida.

Estrada das Paineiras

Quem quer ter contato direto com a natureza, árvores e sombra, a Estrada da Paineiras, no Parque Nacional da Tijuca, é o lugar ideal para correr no Rio de Janeiro. Mas é preciso saber que requer (bastante) condicionamento físico, pois existem subidas bem íngremes.

O percurso passa pela Vista Chinesa e pela rampa de Vôo Livre. Além disso, fica bem aos pés do Cristo Redentor, já pensou que incrível? Isso porque ela faz parte do caminho até chegar lá em cima.

Contando ida e volta são 16 km. Uma dica é aproveitar os finais de semana quando a pista reúne vários atletas e ela é fechada para veículos.

Leia também: Como escolher o tênis para correr na terra?

Penhasco Dois Irmãos

Para quem está começando a correr em trilhas e está procurando lugares para correr o Rio de Janeiro, a trilha do Penhasco Dois Irmão que fica no Leblon é uma ótima opção. Ela possui 5 km e conta com quatro mirantes no percurso que oferecem vistas incríveis para as praias do Leblon e Ipanema, Lagoa Rodrigo de Freitas, Arpoador e Cristo Redentor.

Depois de treinar, qual prova escolher?

Depois de conhecer vários lugares para correr no Rio de Janeiro, é hora de começar a traçar os planos para as próximas provas. Mas, como escolher?

Que tal se aventurar em uma prova fora do Brasil? Para encontrar a prova mais linda e perfeita para seu condicionamento, conte com a Kamel Turismo, uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.

Oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais emblemáticas provas, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.