+55 21 2275-0146
Tenis para correr na terra trilha

Qual o melhor tênis para correr na terra?

Share now:

Decidiu se aventurar pelas trail run e quer saber qual tênis para correr na terra é o mais apropriado? Existem algumas variações de solado que podem ajudar para que você tenha uma melhor performance. Confira algumas dicas neste post. 

Correr em trilhas é uma ótima opção para variar os treinos, pois mudar o tipo de terreno ajuda a usar diferentes tipos de grupos musculares. Além de fazer bem para o corpo, é uma ótima maneira de entrar em contato com a natureza. 

Leia também: 15 equipamentos essenciais para trail running: os essenciais para sua prova

Contudo, como você vai mudar o tipo de ambiente, é bom ficar atento aos tipos tênis para correr na terra. Aquele que você usa para o asfalto pode não ser o mais apropriado. Saiba por que e como escolher o melhor tênis para correr na terra a seguir. 

Como escolher o tênis para correr na terra?

Correr em uma pista, na esteira ou no asfalto não oferece grandes problemas quanto ao tênis. De maneira geral você usa sempre o mesmo tipo e não precisa se preocupar tanto com o solado. O que pode variar é você escolher de acordo com a distância, como por exemplo, um tênis para correr maratona

No caso de tênis para correr na terra, vai depender muito do estado do terreno. Veja alguns casos a seguir para saber como escolher o tênis para correr na terra. 

1) Terra batida seca

Quando a prova for em um local de terra seca, se não tiver chovido e nem tiver previsão para tal, o tênis ideal é aquele com os cravos mais baixos e juntos. Esse tipo de tênis vai ajudá-lo a imprimir uma velocidade maior na corrida favorecendo seu tempo.

Confira um exemplo de como é um solado de tênis para correr na terra seca. Repare que o espaço entre um cravo e outro é pequeno, portanto, se a terra estiver molhada, pode acumular barro e deixar o tênis mais pesado. 

Tenis para correr na terra cravo junto

Leia também: Quais os tipos de maratona

2)  Terra molhada e barro

Se a sua prova ou local de treino tiver muito barro ou se a terra estiver molhada, é aconselhável procurar por um tênis para correr na terra com cravos altos e espaçados. 

Pois dessa forma fica mais difícil da lama grudar no solado e você não perde aderência do tênis no chão, o que ajuda na sua melhor performance. Um exemplo desse tipo de tênis é o da imagem abaixo:

Tenis para correr na terra terra molha e barro

3) Terra e asfalto

Algumas vezes acontece de uma prova começar no asfalto e depois ir para uma trilha, ou vice-versa. Nesse caso o ideal é procurar por um tênis para correr na terra e no asfalto. Hoje em dia já existem solados que são desenvolvidos para esse tipo de necessidade. 

Dessa forma, o tênis deve ser misto, com cravos para dar aderência, mas também mais leve para não comprometer seu desempenho no asfalto. Ele é um meio termo, portanto, não será o tênis perfeito só para asfalto, nem somente para trilha. 

Veja exemplos de solados misto abaixo, os chamados híbridos, que vão bem nos dois tipos de terreno:

Tenis para correr na terra misto

Dessa forma, escolha seu tênis para correr na terra de acordo com a condição do terreno no dia da prova ou do treino. A mesma trilha pode apresentar dificuldades diferentes caso esteja molhada com barro ou seca. 

Leia também: Como correr corretamente

Dicas gerais para escolher seu tênis para correr na terra

Não apenas o tipo de solado do tênis é o que importa, outros elementos também são essenciais na hora de escolher o melhor produto. Confira a seguir algumas dicas gerais que valem prestar atenção:

  • Cuidado com tênis impermeáveis, essa tecnologia pode não ser muito boa para tênis de corrida, pois seus pés vão suar e a impermeabilidade por acabar prejudicando; 
  • Aderência é primordial em trilhas, verifique a condição na qual você vai correr para comprar o tênis certo; 
  • Conheça as partes do seu tênis e fique atento ao encaixe da língua do tênis, principalmente em trilhas, pode ser que alguma pedra entre e atrapalhe seu desempenho, dessa forma quanto mais certo melhor;
  • Para escolher o tamanho do tênis para uma corrida na trilha deve ser levado em consideração a mesma regra de tênis de corrida: pelo menos um polegar a mais na frente entre o seu dedão e o final do tênis; 
  • O peso também é importante: quanto mais leve, melhor. 

Quer correr uma trail run fora do Brasil?

Agora que você já sabe como escolher o tênis para correr na terra, que tal se aventurar nas prova trail run fora do Brasil? Já pensou viajar pra correr pela natureza e conhecer outros países nas melhores maratonas do mundo

As opções são as mais variadas, e os visuais mais lindos do mundo. 

Para isso, conte com a ajuda da Kamel Turismo, ela é uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores, desde o planejamento até a inscrição garantida na prova e hospedagem.  

Você não precisa se preocupar com nada, pois ela oferece assistência total nas mais emblemáticas provas, como:

Quer também correr todos os tipos de maratona pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.