+55 21 2275-0146
maratona-de-santiago-altimetria

Qual é a altimetria da Maratona de Santiago?

Share now:

A Maratona de Santiago acontece em uma das cidades mais bonitas da América do Sul. Ela   acontece todo ano no primeiro domingo de abril e possui também os percursos da meia maratona e 10 km. Na Maratona de Santiago, a altimetria é um pouco variada. Confira detalhes do percurso para se preparar.

A primeira edição da Maratona de Santiago aconteceu em 2007 e desde então ela vem recebendo cada vez mais atletas. Ela foi a primeira maratona da América Latina a receber o selo de bronze da IAAF, Associação Internacional de Federações de Atletismo, por seguir detalhes técnicos específicos. 

De acordo com a organização da maratona , cerca de 28 mil corredores participam da prova que é uma das mais importantes maratonas da América do Sul. Na Maratona de Santiago a altimetria é variada. Veja a seguir como é o percurso. 

Como é o percurso e a altimetria da Maratona de Santiago?

A altimetria da Maratona de Santiago é variada, até por volta do km 32 o percurso conta com algumas leves subidas e a partir de então são descidas. O ganho de elevação máximo é de 685 m. Na imagem abaixo é possível analisar quais são os pontos mais críticos da Maratona de Santiago com relação à altimetria: 

Maratona de santiago altimetria

Fonte: Runner da Selva

O percurso da Maratona de Santiago possui alguns elementos que ajudam aqueles que querem buscar por um bom tempo melhor e vai correr atrás de seu recorde pessoal. Ela passa por ruas cheias de árvores o que ajuda a manter uma boa temperatura. 

Além disso, a altimetria da Maratona de Santiago varia um pouco durante o percurso. A prova larga em frente ao Palácio de La Moneda, na Avenida Libertador Bernardo O’Higgins e sua chegada é no mesmo local. Confira o mapa abaixo:

Maratona de santiago altimetria

Fonte: Maratona de Santiago

Leia também: Qual o melhor tênis para correr maratona

A dispersão da Maratona acontece bem no início, já que a prova utiliza as grandes vias da cidade para o evento. Nos três primeiros quilômetros da Maratona de Santiago, a altimetria observada é uma leve descida. A largada acontece em frente ao Palácio de La Moneda e segue sentido Avenida Espanha.

Como estará na adrenalina de ter começado a prova, fique atento para não se empolgar muito e forçar demais para mais tarde não quebrar. 

Ainda no início, o percurso da prova te levará a contornar o Parque O’Higgins, nessa parte da Maratona do Chile, além da altimetria, é bom também ficar atento às várias curvas que haverá no trajeto. Cuidado para não se desgastar antes da hora. 

No Km 5 começa uma subida mais perceptível e irá te levar até por volta do km 15. Nesse trecho você vai passar pelo Estádio Nacional do Chile, na altura das avenidas Manuel Matta e Grécia. 

A partir daí, os próximos 5 km serão de leve descida, até que começa a subir novamente. Os corredores ficam por 10km na Avenida Américo Vespucio, uma das maiores retas da prova. Nesse momento existe um maior ganho de elevação até por volta do km 32. 

Na última parte da Maratona de Santiago, a altimetria é o sonho dos corredores: a sensação de descida até a linha de chegada. Nesse momento se estiver bem e com sobra de energia, é a hora de dar o sprint final e o gás para fazer seu melhor tempo na maratona. 

O último trecho é na Avenida Libertador Bernardo O’Higgins e o percurso leva de volta ao Palácio de La Moneda.

Informações gerais

A hidratação da prova, com água e isotônicos, acontece a cada 5km da prova. Durante o percurso, os corredores contam ainda com gel energético e também vaselina. As atrações musicais também são dispostas ao longo do percurso em pontos estratégicos para ajudar a motivar ainda mais os corredores. 

Participar dessa prova é uma ótima oportunidade para conhecer a cidade de Santiago do Chile.  

Leia também: Como correr corretamente: 12 dicas para melhorar sua performance

Quer saber mais sobre como é a prova?? No vídeo abaixo sobre alguns prós e contras sobre a prova: 

Como ir para Santiago?

Quer correr a Maratona de Santiago e fazer uma viagem incrível com outros maratonistas? Conte com a Kamel Turismo, uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há 30 anos planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.

Ela oferece pacotes de hospedagem para a Maratona de Santiago e dá assistência total desde a estadia até todas as informações sobre as provas.

Além da Maratona de Santiago ela também te leva para outras grandes maratonas do mundo, como: 

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.