+55 21 2275-0146
corridas na américa do sul

Quais as melhores maratonas na América do Sul?

Share now:

Quer participar de uma corrida fora do Brasil, mas não quer ir muito longe? As maratonas e meias maratonas na América do Sul são ótimas pedidas para quem quer participar de uma prova internacional e não quer gastar muito ou não tem tempo para viagens longas.

Se o orçamento para viagens mais longas, como Estados Unidos, Europa e África, estiver apertado ou o tempo que você tem na sua programação é curto, saiba que há excelentes opções de provas aqui bem pertinho. 

Nossos vizinhos sul-americanos oferecem um calendário de boas corridas ao longo do ano, de maratonas e meias.

Listamos aqui 7 corridas com pacotes Kamel Turismo que podem fazer parte do seu planejamento anual de competições internacionais. As principais maratonas e meias maratonas na América do Sul são: 

  • Meia Maratona de Buenos Aires
  • Maratona de Buenos Aires
  • Maratona e Meia Maratona de Santiago
  • Maratona e Meia Maratona da Patagônia
  • Maratona e Meia Maratona de Montevidéu
  • Maratona e Meia Maratona de Punta del Este
  • Maratona e Meia Maratona de Lima 

Maratonas na América do Sul imperdíveis

ARGENTINA

Meia maratona de Buenos Aires
Quando: agosto

Essa meia maratona na América do Sul é perfeita para quem quer correr 21 km num percurso rápido e com temperatura agradável. Não é por menos que essa prova é considerada a queridinha dos brasileiros. 

O circuito, cuja largada e chegada são na Figueroa Alcorta, faz um verdadeiro tour pela cidade, passando por vários pontos turísticos de Buenos Aires, como:

  • Teatro Colon
  • Plaza de Mayo
  • Obelisco
  • Planetário
  • Bosques de Palermo

Maratona de Buenos Aires
Quando: setembro

Assim como a meia maratona, a Maratona de Buenos Aires também atrai grande quantidade de brasileiros para a capital portenha, que vão em busca de diversão. 

É a maratona perfeita para correr na América do Sul, uma vez que é boa para estreante nos 42 km e também para quem busca recorde pessoal ou índices para provas como Boston ou Nova York

Nessa prova, a largada e a chegada também são na Figueroa Alcorta, e o percurso faz um tour pela cidade de Buenos Aires.

CHILE

Maratona e Meia maratona de Santiago
Quando: abril

Uma das únicas maratonas da América do Sul com selo da IAAF (bronze), Santiago tornou-se ao longo dos anos uma das provas preferidas dos brasileiros, até pelo atrativo do turismo. 

A largada e chegada da prova acontecem na Plaza de la Ciudadanía (Palacio de la Moneda), cenário de vários espetáculos de música e dança.  

O percurso não é dos mais planos (principalmente na primeira parte, que é em leve aclive), mas não oferece muitos problemas para aqueles que buscam bons resultados. Além da maratona, há também uma meia maratona e uma prova de 10 km.               

PATAGÔNIA

Maratona e Meia maratona da Patagônia
Quando: setembro

Maratonas america do sul

Correr na Patagônia chilena é uma experiência diferenciada e incrível, por isso uma ótima escolha se você quer correr uma maratona na América do Sul.

Localizado no extremo-sul do país, na região de Magalhães e Antártica chilena, o Parque Nacional Torres del Paine, declarado Patrimônio Mundial pela Unesco em 1978, tem lindos cenários em meio a montanhas, geleiras, fiordes, ilhas e florestas virgens. 

A prova oferece também as distâncias de 10 km e 21 km.

URUGUAI

Maratona e Meia maratona de Montevidéu
Quando: abril

meia maratona américa do sul

A poucas horas de voo do Brasil, Montevidéu é uma cidade pacata, mas com opções interessantes de lazer, como:

  • Porta da Cidadela
  • Palácio Salvo
  • Teatro Solís
  • Mercado do Porto
  • Praça Independência

Banhada pelo rio de La Plata e localizada no centro sul do país, a capital uruguaia oferece uma maratona e meia maratona na América do Sul super bem organizadas e perfeitas para quem tem apenas o fim de semana livre para viajar e correr. 

O trajeto da prova passa por pontos turísticos da cidade e a largada e a chegada acontecem na sede Intendencia de Montevideo.

Maratona de Punta del Este
Quando: setembro

O balneário de Punta é conhecido pela badalação no verão (dezembro, janeiro e fevereiro), mas a maratona e meia que levam o nome da cidade acontecem em setembro, numa época em que a cidade tem uma atmosfera diferente. 

Contudo isso não as tiram do roteiro de Maratonas e Meias Maratonas da América do Sul. Elas são ótimas oportunidades para quem quer conhecer Punta del Este e aproveitar para fazer uma corrida na América do Sul. 

O percurso passa por: 

  •  Região portuária
  • Centro
  • Casino Conrades
  • Monumento La Mano
  • Ramblas da Orla

 O evento conta ainda com uma prova de 5 km e outra de 10 km que percorrem a belíssima orla do badalado balneário de Punta.

PERU

Maratona de Lima
Quando: mês de maio

Considerada uma das capitais gastronômicas sul-americanas, Lima representa bem mais do que a porta de entrada para Machu Picchu, destino preferido dos turistas que chegam à capital peruana. 

Para quem pretende fazer uma corrida na América do Sul, a Maratona e Meia Maratona de Lima são grandes escolhas.

O trajeto larga e chega em San Isidro e passa pelos distritos de San Borja, Magdalena, Miraflores e Surquilo

Junto com a Maratona e a Meia, há também uma prova de 10 km. Se tiver um tempinho a mais na sua agenda, dá até para programar uma extensão de viagem para Cuzco, Valle Sagrado e Machu Pichu.

Corridas na América do Sul e no mundo sem preocupação

Se você quer correr uma maratona na América do Sul ou em algum outro lugar do mundo sem preocupação, conte com a Kamel Turismo, uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.

Ela oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida, nas corridas na América do Sul citadas acima no texto e também nas mais emblemáticas corridas do mundo todo, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.