+55 21 2275-0146
maratona do sol da meia-noite

Os encantos da Maratona do Sol da Meia-Noite

Share now:

A Maratona do Sol da Meia-Noite é com certeza uma das corridas mais incríveis do mundo.

Realizada na cidade de Tromso,  na Noruega, sempre no meio do mês de junho, a prova é uma excelente pedida para o corredor que adora viajar pelo mundo afora e viver experiências diferentes. A primeira edição do evento foi realizada em 1990 e hoje ele atrai corredores de todas as partes do mundo.

Entre os dias 21 de maio e 21 de julho, o sol não se põe nessa charmosa e simpática cidade portuária do extremo norte da Noruega, que fica pertinho no Polo Norte e deixa a cidade à luz do dia durante dois meses seguidos. E é exatamente isso que confere um charme a mais a essa prova, que tem também uma meia maratona e uma prova de 10 km.

Sobre a prova

Retirada do kit e festa pré-prova

A retirada do kit pode ser feita no dia que antecede à prova e no próprio dia da corrida, antes do início do evento, no City Hall (Rådhusgata, 2). Na manhã do dia da corrida, acontece a Vertshuset Skarven Race, uma corrida festiva oferecida a todos os participantes, seguida de um café da manhã.

Percurso:

A largada da maratona acontece às 20h30 com o sol brilhando no horizonte e a da meia larga às 22h30. A prova larga no centro e, já após 2 km, cruza uma ponte de 1 km que liga a parte insular da cidade à parte central, passando pela bela Catedral do Ártico, principal igreja de Tromso, tendo a vista de montanhas e lindos cenários à frente. O percurso da Maratona do Sol da Meia-Noite é praticamente plano e segue por uma espécie de ciclovia, num traçado sinuoso, com curvas suaves e que não oferecem problemas aos participantes.

Marcadores de distância:

A marcação da maratona e da meia é em km e é feita ao contrário, de forma decrescente. Ou seja, a primeira placa é de 42 km e indica que faltam 42 km. A marca do km 1 aparecerá quando faltar 1 km para o final.

Postos de hidratação e banheiros químicos:

Há postos de hidratação a cada 5 km. Além de água, os postos finais oferecem também gel e banana. Os banheiros estão disponíveis nos km 5, 15, 25 e 35 da corrida.

Premiação:

Todos que terminarem a corrida recebem uma medalha. Há premiação para os 3 melhores da maratona, meia maratona e 10 km. Os três melhores corredores masculinos e femininos de maratona recebem premiação em dinheiro, desde que os tempos estejam abaixo de 2:55:00 para mulheres e 2:30:00 para homens.

1º colocado – NOK 15.000

2º colocado – NOK 8.000

3º colocado – NOK 3.000

Pacotes Kamel para a Maratona do Sol da Meia-Noite 2019

A próxima edição da Maratona do Sol da Meia-Noite acontece no dia 22 de junho e a Kamel Turismo oferece pacotes especiais, de 5 dias (4 noites), em que você vai poder desfrutar das belezas dessa cidade norueguesa e ainda ter a possibilidade de correr uma das provas mais especiais do calendário internacional.

Para informações sobre os pacotes, clique no link

Turismo na Noruega

Tromso é considerada a capital mundial da Aurora Boreal, mas como a prova acontece em junho, quando o sol não se põe na cidade, não é possível ver a aurora nessa época do ano, que é vista quando as noites são mais longas. No entanto, não faltam atrações para quem visita a cidade e também para quem quer dar uma esticadinha para outras regiões da Noruega.

A cidade de Tromso tem localização privilegiada. É cercada por áreas de natureza intocada, que garantem o cenário ideal para caminhadas de montanha, pesca, caiaque, passeios de trenó puxados por cães e observação de baleias.

Ainda que a Maratona do Sol da Meia-Noite aconteça em Tromso, não perca a oportunidade de visitar outras cidades, pois o país todo é de uma beleza indescritível e vale muito à pena se programar para uma viagem não apenas ligada à corrida.

A Noruega possui mais 50 mil ilhas, 450 mil lagos e 1.190 fiordes, proporcionando as mais incríveis paisagens. Entre as cidades que deve colocar no seu roteiro de viagem estão Bergen, Alesund (considerada a capital do bacalhau), Oslo, Stavanger, Trondheim e também o arquipélago Lofoten.

Para ter uma visão geral das belezas do país, não deixe de fazer passeios de barco, trem ou ônibus em Oslo ou Bergen. Um passeio pelos fiordes vai levá-lo a uma experiência única, com paisagens deslumbrantes.

Um dos passeios que vale muito à pena é um cruzeiro pelo Geirangerfjord, que fica a 100 km de Alesund e é patrimônio da humanidade declarado pela Unesco.