Ir para o conteúdo
      
 Whatsapp: +55 21 97280-9856

Resultados da Maratona de Lisboa: maiores vencedores, principais recordes e marcas históricas

Todos os anos, a capital de Portugal recebe milhares de corredores iniciantes e atletas profissionais para a tradicional Maratona de Lisboa. São 42 quilômetros de um percurso margeando o Rio Tejo e algumas das mais belas praias da região. Já pensou em participar de uma prova dessas?

Neste post, veja os principais resultados da Maratona de Lisboa, conheça a história, como é a prova e confira recordes e marcas históricas. Acompanhe!

História da Maratona de Lisboa

Antes de falarmos dos principais resultados da Maratona de Lisboa, vamos conhecer um pouco sobre a sua história.

A Maratona de Lisboa foi criada em 1986. A prova é realizada todos os anos no mês de outubro e faz parte do circuito internacional Road Race Label Events, da Associação Internacional de Federações de Atletismo.

Embora as primeiras maratonas em Portugal tenham sido realizadas já no começo do século XX, sempre tendo Lisboa como principal centro, a modalidade caiu no esquecimento, devido à falta de interesse e apoio.

Após o boom mundial do interesse pelas provas de longa distância nos anos 70, coube à Maratona de Lisboa, em sua primeira edição chamada de Maratona dos Descobrimentos, reiniciar a tradição no país e atrair corredores de todo o mundo.

Atualmente, ela é disputada no mês de outubro. Seu nome oficial é EDP Maratona de Lisboa, devido ao patrocínio que recebe da empresa portuguesa de energia. A Maratona de Lisboa é mista e aberta ao público. Além de maratonistas de elite, a prova atrai milhares de corredores todos os anos. Na última edição, em 2019, foram mais de seis mil participantes inscritos.

De acordo com os últimos dados, relativos a 2018, a organização da prova reservou o valor de € 500 mil para os atletas das categorias masculina e feminina que viessem a bater o recorde mundial.

Como é a Maratona de Lisboa?

Na Maratona de Lisboa não há tempo qualificatório para participar. A única exigência é que a duração máxima da corrida não deve exceder seis horas, tempo estipulado para reabertura das ruas.

A largada acontece às 08:00 na cidade de Cascais e a chegada, por sua vez, é na histórica Praça do Comércio, um dos pontos mais importantes da capital portuguesa.

O percurso da Maratona de Lisboa é plano e rápido, além de ser ter um dos cenários mais bonitos do mundo, 100% à beira do mar e do Rio Tejo. Outro diferencial da prova são as 10 estações com música ao vivo ao longo do trajeto e na linha de chegada, conferindo todo um charme aos 42.195 metros.

Os atletas contam com 14 estações de abastecimento de água, sendo que em cinco deles também são fornecidos isotônicos, além de estações com frutas e gel.

Conheça o trajeto:

Resultados da Maratona de Lisboa: maiores vencedores

Agora vamos conhecer alguns dos principais resultados da Maratona de Lisboa. Na categoria masculina, Portugal e Quênia dividem a primeira posição com 12 títulos cada um. As últimas duas edições foram vencidas por corredores da Etiópia.

Embora estejam empatados em primeiro, os donos da casa não vencem a prova desde 2011, quando o corredor Vasco Azevedo conquistou seu quarto título na maratona, o terceiro de forma consecutiva. Aliás, isso o torna o maior vencedor da categoria masculina.

Por sua vez, os corredores do Quênia dominaram a prova nos últimos anos, tendo conquistado cinco seguidas, entre 2013 e 2017. E o mais curioso: as cinco vitórias foram de atletas diferentes. O único maratonista do país que tem mais de um título é William Musyoki, que venceu a prova por três vezes em meados dos anos 90.

O Brasil tem apenas um título entre os homens, e já faz bastante tempo: nosso único vencedor é Osmiro da Silva, na edição de 1988.

Na categoria feminina, Portugal é o maior vencedor da Maratona de Lisboa com 13 títulos, sendo o último deles em 2012. Não à toa, a maior vencedora da história da prova é a portuguesa Fátima Silva, que cruzou a linha de chegada na primeira posição por cinco vezes.

Assim como na categoria masculina, o Quênia aparece em segundo lugar, mas dessa vez longe dos anfitriões: são cinco títulos para as africanas. Curiosamente, assim como seus conterrâneos, as quenianas venceram as provas de 2013 a 2017 de maneira consecutiva.

E as coincidências entre homens e mulheres não para por aí: as edições de 2018 e 2019 também tiveram vitórias de corredoras da Etiópia.

O Brasil tem dois títulos, conquistados de forma consecutiva. Janeth Mayal, em 1988, e Evany Souza, em 1989, são as responsáveis por escrever o nome do país na história da prova.

Resultados da Maratona de Lisboa: recordes de tempo

Como comentamos, tanto na categoria masculina quanto na feminina, as últimas duas edições foram vencidas por corredores da Etiópia. Aliás, foi na última edição, em 2019, que o corredor Andualem Shiferaw bateu o recorde da Maratona de Lisboa, completando a prova em 2:05:59.

Já entre as mulheres, o recorde da Maratona de Lisboa foi estabelecido pela queniana Sarah Chepchirchir, em 2016, com o tempo de 2:24:13.

Leia mais: Saiba quem são os melhores corredores de maratona do mundo

Como participar da Maratona de Lisboa em 2020?

A Maratona de Lisboa 2020 será realizada no domingo, dia 11 de outubro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até dois dias antes da prova, no dia 9 de outubro.

Vale apontar, porém, que quanto mais tarde o atleta se inscrever, mais cara fica a taxa que ele deve pagar: são 60 euros em março, e este valor sobe para até 100 euros para quem se inscrever em outubro.

Ficou interessado em correr uma das maratonas mais charmosas do circuito? A Kamel Turismo oferece pacotes completos para as principais provas do mundo, que incluem passagens e hospedagens. Entre em contato conosco e peça um orçamento!

Role para cima