+55 21 2275-0146
maratonas no uruguai

Quais as principais maratonas no Uruguai?

Está em busca de uma prova para fazer fora do Brasil, mas não quer gastar horas e horas viajando ou fazendo escalas? Correr uma maratona no Uruguai pode ser uma ótima opção. Já pensou tirar uns dias do trabalho, conhecer um outro país e de quebra correr uma maratona?

Se correr uma maratona no Uruguai é uma boa ideia pra você, saiba que voar para lá é muito simples e rápido. Um voo saindo de São Paulo para Montevidéu, por exemplo, dura cerca de 2h30, é super rápido e vale à pena mesmo se você tiver apenas um fim de semana. 

No que diz respeito a provas, existem duas principais maratonas no Uruguai:

  • Maratona de Punta del Este
  • Maratona de Montevidéu

Confira os detalhes de cada uma para saber qual se encaixa mais no que você busca de uma maratona (e de uma viagem de turismo, claro). Veja a seguir. 

Principais maratonas no Uruguai: características  

1) Maratona de Punta Del Este

Se você gosta de correr sentindo a brisa da praia no rosto, sem dúvida Punta del Este é o destino perfeito para sua maratona no Uruguai. 

Isso porque a Maratona de Punta del Este acontece em um dos balneários mais procurados pelos brasileiros e seu percurso passa basicamente por toda a península, conforme é possível observar no mapa mais abaixo. Essa prova acontece em setembro. 

O percurso passa pela Rambla Lorenzo Batlle, chamada “praia Brava”, é nesse momento que você vai passar pela famosa escultura “Los Dedos”, que é como se fosse uma mão enterrada na areia que só os dedos ficam de fora. 

O percurso te leva ainda por todas as praias da costa que é banhada pelo Oceano Atlântico, até passar pela ponte ondulada de La Barra. Sim, é uma ponte com subidas e descidas, super interessante. 

A Maratona de Punta del Este também passa pela “praia Mansa”, que é a parte da cidade que é banhada pelo Rio da Prata. Lá você vai perceber que a cor da água é um pouco mais escura e as ondas são mais fracas. 

A Maratona de Punta del Este segue todas as normas da IAAF.

maratona no uruguai

Punta del Este é uma península que fica a 140 km de Montevidéu e abriga belíssimas praias. É também famosa por seus luxuosos cassinos. Com uma agitada vida noturna, deixe para aproveitá-la após correr sua maratona. 

Além disso, se tiver pouco tempo depois da prova para turistar, vale uma esticada até Punta Ballena para visitar a turística Casapueblo, que fica a cerca de 15 km de Punta del Este.

Leia também: Como treinar para uma maratona

2) Maratona de Montevidéu

Por outro lado, se você gosta mais de uma cidade maior, com mais opções tanto de serviços como de turismo… Se você gosta daquele ar de capital e cidade grande… Então a maratona no Uruguai perfeita para você é a Maratona de Montevidéu

A prova acontece em abril e também é certificada pela IAAF. Ela possui um percurso bem plano, que vai da parte central da cidade e passa por toda a orla do Rio da Prata. Os corredores vão até Carrasco, um luxuoso bairro da capital, e depois voltam. 

Com clima bem ameno nessa época do ano, apenas o vento ao chegar nas ramblas pode te pegar um pouco desprevenido. Contudo, ainda assim é uma ótima opção de maratona para quebrar seu recorde pessoal. 

Leia também: Como correr corretamente

No vídeo abaixo é possível ver por onde passa o percurso da Maratona de Montevidéu e sentir um gostinho de como é correr por lá. Confira a seguir: 

A cidade não é tão grande, então você vai conseguir ver os principais pontos turísticos bem rapidamente. Além disso, não se esqueça de aproveitar a famosa gastronomia da região. 

Quero correr em outros países, como faço? 

Uma vez que você corre fora de casa é difícil não se viciar. É muito provável que agora você passe a se organizar para pegar férias na mesma data daquele mega maratona que você quer tanto fazer. Isso é muito normal. Vários corredores programam suas férias para serem junto com maratonas em outros países. 

Escolher correr as melhores maratonas do mundo vai passar a ser o seu programa de férias favorito. Correr em lugares lindos e com grande apoio de espectadores são incentivos extras durante uma prova. 

Para ajudar você a organizar tudo, desde a inscrição, hotel próximo à prova e toda a logística, conte com quem tem muita experiência no assunto. A Kamel Turismo é uma agência especializada em corridas fora do Brasil e há mais de 30 anos leva atletas para as mais diversas provas, planeja cada detalhe com cuidado e atenção.

Ela é a agência credenciada das 6 Marathon Majors, as maiores maratonas do mundo, e oferece inscrição garantida, sem precisar esperar pelo sorteio ou atingir o índice. Além disso, ela dá assistência total desde a estadia até todas as informações sobre as provas como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.