Whatsapp: +55 21 97280-9856

Qual a melhor palmilha para correr? Conheça 3 opções

Está sentindo uma dor no pé, já trocou o tênis, fez exercícios para aliviar e nada adiantou? Já pensou que a solução para isso pode estar na palmilha que você usa? A melhor palmilha para correr pode ajudar nesse e em outros problemas. Confira algumas dicas neste artigo. 

Geralmente, aquelas que vêm com nossos tênis não são as melhores palmilhas para correr quando se tem algum problema no pé. Isso porque elas são mais frágeis e fracas. Você já deve ter percebido como elas são fininhas. Dessa forma, elas não fornecem o suporte e conforto que um corredor precisa. 

De acordo com uma revisão bibliográfica, o uso das melhores palmilhas para correr tem dado bons resultados no tratamento da fascite plantar em corredores sejam eles profissionais ou amadores. 

Usando uma boa palmilha para correr ajuda a reduzir o estresse causado pelas alterações biomecânicas nos pés, pois elas oferecem um equilíbrio maior entre as forças e cargas exercidas sobre a fáscia plantar. 

Leia também: Tênis ideal para correr ultramaratona

Com isso, percebeu-se que usar a melhor palmilha para correr pode ajudar a reduzir a dor na fáscia plantar. Embora seja possível comprar palmilhas já prontas ou feitas sob medida, é sempre bom consultar um ortopedista ou fisioterapeuta para ter certeza que está comprando a palmilha ideal para o seu caso. 

Mas, com tantas opções no mercado você fica se perguntando… Qual a melhor palmilha para correr? A seguir, separamos algumas dicas para você conseguir escolher a melhor palmilha para correr. Confira. 

Como escolher a melhor palmilha para correr?

1) Palmilha amortecedora para corrida

Os metatarsos e os calcanhares são as áreas que mais recebem pressão durante a corrida. Dessa forma, se você pretende usar uma palmilha amortecedora para corrida, o ideal é que ela contenha pontos de amortecimento principalmente nessas duas áreas. 

Além das palmilhas existem também as calcanheiras que ajudam a absorver o impacto na região do calcanhar. 

Leia também: 3 tipos de tênis para correr na terra

2) Palmilha de gel para corrida

Quando pesquisamos sobre qual a melhor palmilha para correr aparecem algumas informações sobre a palmilha amortecedora para corrida de silicone. Ela é facilmente encontrada em farmácias e na internet. 

Contudo, essa não é uma boa opção para corredores, principalmente se você está buscando uma palmilha para corrida de rua para amenizar alguma dor. Isso porque a palmilha de gel para corrida é muito macia e deixa o pé instável. No vídeo abaixo o ortopedista Mateus Martinez explica porque ela não é uma boa opção: 

Leia também: Qual o melhor tênis para correr maratona

3) Palmilha ortopédica para correção de pisada

A palmilha ortopédica para correção de pisada é feita sob medida para cada pessoa. Por isso, ela é a melhor palmilha para corrida de rua. Para obtê-la, é preciso fazer uma avaliação do seu pé para saber quais pontos precisam ser corrigidos. 

Embora exista essa possibilidade de palmilha para corrigir pisada, é bom tomar cuidado ao começar a usá-la. Isso porque ela é uma estrutura mais rígida e pode fazer com que você perca a força e a sensibilidade dos pés. Portanto, continuar praticando exercícios de fortalecimento para os pés ajuda a manter o equilíbrio. 

Leia também: Como saber seu tipo de pisada

A palmilha ortopédica para correção de pisada é uma das melhores opções de palmilha para correr quando existe um problema grave a ser corrigido. Se este não for o seu caso, existem outras formas para corrigir a pisada que não necessitam o uso de uma palmilha para correr. 

Alguns exercícios educativos de corrida podem ajudar neste caso. 

Leia também: 3 dicas de melhores meias de corrida

A fisioterapeuta especializada em corrida Raquel Castanharo explica um pouco mais sobre as melhores palmilhas para correr, desmistificando alguns pontos relacionados a elas. Confira no vídeo abaixo. 

Teste seu desempenho com a palmilha em uma prova 

Agora que você já consegue avaliar qual a melhor palmilha para correr, que tal começar a pensar em uma prova linda para ver se ela realmente ajudou em sua performance?

Imagina escolher correr uma prova linda em outro país com um visual deslumbrante e com várias pessoas te apoiando? Certamente será uma experiência inesquecível correr em um lugar que você sempre sonhou conhecer! Terá uma motivação a mais. 

Se você não quer ter preocupação, nem dor de cabeça em organizar tudo com relação à prova, hospedagem, inscrição para prova e todos os detalhes que envolvem viagem e corrida, conte com uma agência especializada em corridas fora do Brasil, como a Kamel Turismo.

Ela organiza todos os detalhes da prova. Incluindo um hotel super bem localizado para a largada da prova até mesmo garantir sua inscrição e toda essa parte burocrática que demanda um tempo que talvez você não tenha. A Kamel planeja há mais de 30 anos cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores. 

Além disso, ela oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais aguardadas provas do mundo todo. E se você não quer se aventurar em longas distâncias, pode optar por meias maratonas e provas que ofereçam distâncias alternativas como de 4 km e 10 km, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.