+55 21 2275-0146

Conheça as melhores alternativas para ter um tênis ideal para ultramaratona

Share now:

Aqui no blog já falamos sobre qual o melhor tênis para correr maratona e também qual o melhor tênis para correr na terra. Mas, quando o assunto é ultramaratona, isso pode mudar um pouco, já que, neste caso, além de tudo o que já dissemos, é necessário ter um equipamento ainda mais ergonômico e adaptado ao seu pé e à sua pisada.

Por isso, é bem possível que você tenha que ter mais de um tipo de tênis. Afinal, é bem provável que você tenha que utilizá-los por mais de um dia seguido para a prova, todos os dias durante os treinos de maratona e passará por diferentes tipos de pistas e trilhas.

Além disso, tênis que não sejam completamente confortáveis e não se encaixem perfeitamente no seu pé em todas as situações podem não só comprometer o seu desempenho na hora da prova, mas principalmente ocasionar lesões que podem tirar você das pistas e trilhas por um bom tempo.

Sendo assim, neste post daremos algumas dicas de cuidados de como escolher o tênis ideal para ultramaratona, e também indicaremos alguns dos melhores modelos para este fim. Preparado? Então vamos dar a largada!

Cuidados para comprar o tênis ideal para ultramaratona

1. Adaptação vs. estabilidade

A primeira coisa que vem à cabeça na hora de escolher o tênis ideal para ultramaratona é escolher um calçado – ou mais de um – que se adapte aos diferentes tipos de solo pelos quais o atleta vai passar. E é claro que isso é importante. Mas um fator igualmente importante no caso das ultramaratonas é a estabilidade que o calçado proporcionará.

Uma vez que a quilometragem é bastante grande, escolher um tênis que traga estabilidade pode ser tão importante quanto um que seja adaptado ao seu pé, ao solo ou que seja leve, por exemplo.

Isso porque, principalmente após a segunda metade da corrida, seus músculos e pés estarão exaustos, e você precisará de um calçado que forneça mais estabilidade e apoio do que você está acostumado.

2. Atenha-se às grandes marcas

Não é à toa algumas marcas são famosas por seus calçados serem bons para ultramaratonas. Afinal, essas empresas investem bastante não apenas em marketing, mas também em desenvolver e produzir tênis que garantam que os consumidores estejam levando um produto que vale o que custa.

Algumas delas são:

Ater-se a essas marcas é uma forma de garantir que você não se decepcionará, e também que diminuirá as chances de reduzir sua performance ou mesmo de causar uma lesão, e lesões na corrida são coisas que você definitivamente vai querer evitar – embora seja importante ressaltar que nenhum tênis consegue, sozinho, prevenir esse tipo de problema.

3. Conforto é essencial

O calçado que você escolher estará no seu pé por bastante tempo; então, o fato de ele ser confortável é fundamental para seu desempenho e para a sua saúde. Por exemplo, o ideal é buscar por um tênis com a biqueira larga, para que todos os seus dedos tenham espaço suficiente e não fiquem apertados.

Não se esqueça de que um aperto mínimo no início pode significar um grande desconforto ou dor depois de 10 ou 20 horas. Uma boa ideia pode ser comprar um calçado que seja um número ou meio número (se você comprar uma marca norte-americana) maior para comportar um possível inchaço que possa ocorrer ao longo da prova.

4. Compre mais de um par

Quando você encontrar o seu tênis ideal para ultramaratona, garanta que você não vai ficar sem ele depois que esse par estiver bem gasto e usado. Compre logo mais de um par, já que, atualmente, com a rapidez com que novos modelos são lançados, é bem provável que você não o encontre novamente.

Para se ter uma ideia, as fabricantes costumam lançar novas versões de um mesmo modelo a cada 6 meses. Caso você não se planeje e faça um “estoque”, terá que fazer todo o trabalho de pesquisa e procura novamente, e pode não achar um modelo tão adequado. E já pensou se isso ocorre alguns dias antes de uma prova?

Veja este vídeo em que o apresentador dá algumas dicas de como escolher o tênis ideal para ultramaratona:

Quais são os principais modelos do tênis ideal para ultramaratona?

A seguir, selecionamos alguns modelos daqueles que podem ser boas opções de tênis para ultramaratonas. Contudo, não se esqueça que é você que baterá o martelo sobre qual mais se adapta ao seu corpo e ao trajeto que você fará.

1. Brooks Ghost 11

tennis-maratona-exemplo

O Brooks Ghost 11 é um dos favoritos entre maratonistas iniciantes e veteranos. É um calçado macio e leve, que fornece transições suaves. A 11ª versão do modelo Ghost garante uma performance ainda melhor para corredores de pisada neutra.

Uma das atualizações que este modelo recebeu foi uma malha mais elástica e que possui uma estrutura melhor. Além disso, a entressola tem uma nova tecnologia de amortecimento da Brooks, que foi batizada pela marca de DNA Loft e que fornece mais suavidade, retorno de energia e durabilidade.

2. Columbia Trans Alps FKT II

tennis-exemplo

O Trans Alps F.K.T. II ganhou resistência à água e abrasão, e oferece uma pisada suave em terrenos montanhosos e acidentados com proteção e estabilidade. Seu cabedal em tecido mesh não tem costura, mas tem reforço em ripstop sobre a malha para uma melhor proteção e respirabilidade.

Na entressola do Trans Alps II foi adotado o FluidFOAM para um melhor amortecimento, flexibilidade e suporte excepcional para corridas mais longas e duras. No solado foi inserido uma borracha com tecnologia TrailSHIELD e garras multi-direcionais que proporcionam tração para vários tipos de superfícies, proporcionando uma transição das pisadas leve e natural.

3. Scott Supertrac Ultra RC

maratona-tennis-exemplo

O Scott Supertrac Ultra RC é um dos mais recentes modelos da Scott RC. Projetado para ultras, a tração das Supertrac Ultra RC foi adaptada para proporcionar aderência e estabilidade para quando o corpo se cansar.

A entressola oferece um drop maior a 8mm, o que se ajusta melhor a ritmos mais lentos. O tecido Schoeller Dynamic é usado para proporcionar mais conforto e durabilidade, ambos essenciais para as ultras.

E você, escolheu o melhor tênis para chamar de seu?

Está pronto para encarar uma ultramaratona? Que tal poder avistar os dois Oceanos que margeiam a África do Sul? Ou prefere correr Ultramaratona de Comrades?

Seja qual for a prova dos seus sonhos, a Kamel Turismo pode ajudar você. Entre em contato conosco e peça um orçamento!