O que comer durante uma meia maratona? Como escolher?
Se você decidiu aumentar seu objetivo na corrida e enfrentar os 21 km, precisa ter em mente que deve se preocupar não só com os treinos e a planilha, mas também com o que comer durante a meia maratona. A nutrição adequada no momento da prova faz toda diferença, mas ela deve começar antes. Confira algumas dicas neste post.
Se você convive com outros corredores ou acompanha relatos de pessoas que já correram meia maratona, maratona ou corridas de distâncias maiores, provavelmente já ouviu alguém dizer que passou por algum desconforto enquanto corria por conta da alimentação ou que faltou energia nos quilômetros finais.
Saber o que comer durante uma meia maratona pode te ajudar a correr melhor, por isso, uma boa dica é escolher os alimentos e incluí-los nos seus treinos mais longos. Veja algumas dicas do que comer durante uma meia maratona.
Leia também: O que comer durante uma ultramaratona
O que comer durante uma meia maratona? 5 dicas
1) Carboidrato
Praticamente todos, senão todos, os corredores de longas distâncias consomem carboidrato antes e durante as corridas.Por isso, a primeira dica do que comer durante meia maratona envolve comidas ricas em carboidratos.
Antes da prova é aconselhável treinar com o que pretende comer em uma meia maratona. Use os treinos longos para testar aquele gel de carboidrato, bananinha ou qualquer outro alimento que pretende consumir na prova. Dessa forma, você pode minimizar as chances de ser pego de surpresa com um mal-estar na prova.
Muitas pessoas começam a aumentar o consumo de carboidrato alguns dias antes da prova, o chamado carb-load. Isso tem como objetivo aumentar a reserva de glicogênio nos músculos. O ideal é consumir mais alimentos com carboidratos e não comer mais calorias, pois se comer muito pode ficar muito pesado e acabar prejudicando seu rendimento. Evite comer muito tarde também no dia anterior, para dar tempo de fazer a digestão correta.
Confira no gráfico abaixo produzido pelo Eu Atleta porque você deve aumentar o consumo de carboidrato.
Leia também: Desafie-se e veja como treinar para uma meia maratona: 8 dicas
2) Cafeína
A cafeína estimula o sistema nervoso e deixa-o mais alerta, ela ajuda também a reduzir a sensação de esforço. Dessa forma, consumir uma dose moderada durante a corrida pode ajudar em seu desempenho. Contudo, assim como todos os outros alimentos, ela também deve ser testada nos treinos. Com isso, você vê como seu corpo reage e ser bom pra você pode investir na meia maratona.
3) Evite fibras
Além de saber o que comer durante uma meia maratona, é preciso estar atento também ao que não comer durante uma meia maratona e as fibras são personagens principais dessa história.
Uma das funções das fibras é controlar o intestino, caso você consuma alimentos ricos em fibras antes da corrida ou durante você poderá ser forçado a fazer uma parada para ir ao banheiro. Coisa que nenhum corredor gosta é de perder tempo durante a corrida, não é mesmo?
Portanto, evite comer fibras no dia anterior aos treinos longos, no dia anterior à prova e no café da manhã pré-prova.
Leia também: As 7 melhores meias maratonas do mundo para você correr
4) Líquidos
Quando falamos sobre o que comer durante uma meia maratona devemos nos lembrar das bebidas também. Além da hidratação normal que deve haver enquanto você corre para evitar a desidratação, algumas bebidas também podem ajudar nessa busca por energia durante uma prova.
Se em alguns pontos ao invés de você tomar a água normal aproveitar para se hidratar com água de coco ou tomar um isotônico, vai ajudar bastante no rendimento durante a prova. Fique atento apenas com a quantidade de líquido ingerida para não se exceder.
5) Snacks rápidos
Dependendo daquilo que escolhemos para comer durante uma meia maratona pode fazer perdermos tempo, uma vez que ao ingerirmos algo naturalmente diminuímos o ritmo. Se você é um corredor que busca tempo, deve escolher algo simples de ser manuseado enquanto corre, como os géis de carboidrato, uma bananinha ou uma balinha de goma.
Leia também: Como correr corretamente: 12 dicas para melhorar sua performance
Todas essas dicas podem ajudar no seu planejamento, mas é essencial sempre consultar um nutricionista para saber quais as suas reais necessidades.
Onde correr a primeira meia maratona?
Agora que você decidiu mesmo aumentar a distância, já sabe as principais dicas do que comer durante a meia maratona, que tal escolher uma prova fora do Brasil? Já imaginou viajar, conhecer um país diferente e ainda realizar o sonho de correr a primeira meia maratona?
Escolher uma prova em uma cidade linda que você pode aliar corrida e turismo é uma ótima ideia. Portanto, fique de olho nas melhores meias maratonas no mundo. E conte com a Kamel Turismo.
Uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.
Oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais emblemáticas provas, como:
- Meia Maratona de Londres
- Meia Maratona de Amsterdam
- Meia Maratona de Nova York
- Meia Maratona de Berlim
Sempre tem um grupo de corredores com o mesmo sonho e vontade que você. Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.