Como é correr a Maratona do Sol da Meia-Noite?
A Maratona do Sol da Meia-Noite é com certeza uma das corridas mais incríveis do mundo. Realizada na cidade de Tromso, na Noruega, sempre no meio do mês de junho, a prova é uma excelente pedida para o corredor que adora viajar pelo mundo afora e viver experiências diferentes.
A primeira edição do evento foi realizada em 1990 e hoje ele atrai corredores de todas as partes do mundo. Sem dúvida é uma das melhores maratonas do mundo. Mas você sabe o que é Sol da Meia-noite e por que essa prova leva esse nome? Descubra tudo neste post.
O que é sol da meia-noite?
Já imaginou começar a correr uma maratona às 20h30 com a luz do sol e terminá-la ainda com ele brilhando no céu? É isso que é o sol da meia-noite. Entre os dias 21 de maio e 21 de julho, o sol não se põe na charmosa e simpática Tromso.
Uma cidade portuária do extremo norte da Noruega, que fica pertinho no Polo Norte. Nessa cidade, por dois meses não há noite. E é exatamente isso que confere um charme a mais a Maratona do Sol da Meia-noite, que tem também uma meia maratona e uma prova de 10 km.
De acordo com a Superinteressante, esse fenômeno acontece por causa da inclinação da Terra em relação ao plano da sua órbita. Isso faz com que a luz do sol chegue nos pólos praticamente de forma perpendicular, por isso, em países com a Noruega há sol durante 24h.
Leia também: Qual o melhor tênis para correr maratona
Como é a Maratona do Sol da Meia-noite?
Percurso
Depois de saber o que é o sol da meia-noite ficou imaginando como deve ser incrível fazer essa prova? Além desse fenômeno único, ela também passa por cenários deslumbrantes.
A largada da maratona acontece às 20h30 com o sol brilhando no horizonte e a da meia-maratona larga às 22h30. A prova começa no Centro da cidade e, já após o km 2, cruza uma ponte de 1 km que liga a parte insular da cidade à parte central.
Ela passa pela bela Catedral do Ártico, principal igreja de Tromso, tendo a vista de montanhas e lindos cenários à frente. O percurso da Maratona do Sol da Meia-Noite é praticamente plano e segue por uma espécie de ciclovia, num traçado sinuoso, com curvas suaves, mas que não oferecem problemas aos participantes.
Marcadores de distância
A marcação da maratona e da meia é em km e é feita ao contrário, de forma decrescente. Ou seja, a primeira placa é de 42 km e indica que faltam 42 km. A marca do km 1 aparecerá quando faltar 1 km para o final.
Postos de hidratação e banheiros químicos
Há postos de hidratação a cada 5 km. Além de água, os postos finais oferecem também gel e banana. Os banheiros estão disponíveis nos km 5, 15, 25 e 35 da corrida.
Retirada do kit e corrida pré-prova
A retirada do kit pode ser feita um dia antes da prova e no dia da corrida, antes do início do evento, no City Hall (Rådhusgata, 2).
Na manhã do dia da corrida, acontece a Vertshuset Skarven Race, uma corrida festiva oferecida a todos os participantes, seguida de um café da manhã.
Leia também: Melhores meias maratonas do mundo
Premiação
Independente do tempo que você fez na prova, todos que terminarem a corrida recebem uma medalha. Além disso, há premiação para os 3 melhores da maratona, meia maratona e 10 km.
Os três melhores corredores masculinos e femininos de maratona recebem premiação em dinheiro, desde que os tempos estejam abaixo de 2:55:00 para mulheres e 2:30:00 para homens. Os prêmios são em coroa norueguesa:
1º colocado – NOK 30.000
2º colocado – NOK 15.000
3º colocado – NOK 10.000
O que fazer na Noruega antes e depois da prova?
Unir provas lindas com turismo é algo que todo corredor que viaja pra correr gosta, não é mesmo? Tromso é considerada a capital mundial da Aurora Boreal, mas como a prova acontece em junho, quando o sol não se põe na cidade, não é possível ver a aurora nessa época do ano, que é vista quando as noites são mais longas. No entanto, não faltam atrações para quem visita a cidade e também para quem quer dar uma esticadinha para outras regiões da Noruega.
A cidade de Tromso tem localização privilegiada. É cercada por áreas de natureza intocada, que garantem o cenário ideal para:
- Caminhadas de montanha,
- pesca,
- caiaque,
- passeios de trenó puxados por cães,
- observação de baleias.
Ainda que a Maratona do Sol da Meia-Noite aconteça em Tromso, não perca a oportunidade de visitar outras cidades, pois o país todo é de uma beleza indescritível e vale muito à pena se programar para uma viagem não apenas ligada à corrida.
A Noruega possui:
- mais 50 mil ilhas,
- 450 mil lagos,
- 1.190 fiordes.
Isso proporciona as mais incríveis paisagens. Entre as cidades que deve colocar no seu roteiro de viagem estão:
- Bergen
- Alesund (considerada a capital do bacalhau)
- Oslo
- Stavanger
- Trondheim
- arquipélago Lofoten
Para ter uma visão geral das belezas do país, não deixe de fazer passeios de barco, trem ou ônibus em Oslo ou Bergen. Um passeio pelos fiordes vai levá-lo a uma experiência única, com paisagens deslumbrantes.
Um dos passeios que vale muito à pena é um cruzeiro pelo Geirangerfjord, que fica a 100 km de Alesund e é patrimônio da humanidade declarado pela Unesco.
Como ir para a Maratona do Sol da Meia-Noite?
Quer correr em uma das provas mais especiais do calendário internacional? Que tal aproveitar a experiência com outros corredores e ainda sem se preocupar em procurar um hotel pra ficar ou com a inscrição da prova?
Conte com a Kamel Turismo que é uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.
Oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais emblemáticas provas, como:
- Maratona de Boston
- Maratona do Deserto de Petra
- Maratona de Londres
- Maratona do Círculo Polar
- Maratona dos Templos de Bagan
Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.