Ir para o conteúdo
      
 Whatsapp: +55 21 97280-9856

Veja os principais tipos de roupa para correr no frio e prepare-se para cruzar quentinho a linha de chegada!

Que atire a primeira pedra quem nunca ficou com preguiça de correr ou treinar, ainda mais no frio. Afinal, nesse tipo de clima, é mais convidativo ficar embaixo das cobertas do que sair para correr, sobretudo se você vai ficar tremendo durante a corrida toda.

Mas quem é que disse que clima frio precisa ser sinônimo de treino desconfortável? Felizmente, a tecnologia tem ajudado cada vez mais os corredores, desenvolvendo peças que são, ao mesmo tempo, confortáveis, leves e quentinhas, ideais para a prática de exercício nas temperaturas mais baixas.

Neste post, elencamos algumas das principais peças de roupa para correr no frio que você deve ter quando o inverno chegar.

Então, vá correr sem medo – só não se esqueça do casaquinho!

As 10 principais peças de roupa para correr no frio

1. Buff ou protetor de ouvido

Não importa o quão agasalhado você esteja, parece que se as orelhas estiverem descobertas, todo o resto do corpo fica com frio, não é mesmo? Assim, proteger orelhas e cabeça mantêm as extremidades aquecidas, e a sensação de calor em todo o corpo aumenta, pois evita-se que o corpo perca muito calor durante o trajeto em temperaturas mais baixas.

Alguns modelos de buff ou protetor de ouvido mais tecnológico possuem elementos refletores. Além de proteger as orelhas, serve para proteger o pescoço também, e dependendo da maneira como for utilizado, pode cobrir o rosto até a cabeça. Uma vantagem de usá-lo é que ele é bem fácil de pôr e tirar durante o treino.

link para loja

2. Calça

Outra roupa para correr no frio muito importante é a calça. Existem algumas calças que são feitas de materiais específicos para esporte. Embora muitas pessoas optem pelas calças de moletom, elas nem sempre são aconselháveis, pois podem ficar molhadas com o suor enquanto o atleta corre. Isso, além de intensificar a sensação de frio, deixa o material mais pesado.

link para compra

Leia mais: 7 dicas para correr no frio: evite lesões e permaneça motivado

3. Camisa de manga longa

Para o frio, o ideal são alternativas de camisa de manga longa com materiais específicos para corrida, como dry fit, lycra ou nylon. O algodão, embora seja um tecido natural, não é indicado para temperaturas muito baixas, pois não retém o calor do corpo de maneira adequada.

link para compra

4. Camiseta térmica

No caso de um frio muito intenso, uma peça de roupa para correr no frio que é necessária é a camiseta térmica. Ela vai auxiliar na manutenção do calor do corpo durante a corrida. Além disso, ela também é uma boa opção a ser levada na mochila para ser usada depois do treino. Assim, você pode retirar sua camiseta molhada e colocá-la para manter o calor do corpo.

Mas atenção: camiseta térmica e segunda pele nem sempre são sinônimos: embora a malha térmica seja produzida de materiais especiais, algumas delas devem ser usadas como a segunda camada de roupa, pois são mais potentes e para climas mais rigorosos. Algumas também possuem proteção antibacteriana, podendo ser utilizadas mais de uma vez antes da lavagem.

Veja como funciona a camiseta térmica na imagem abaixo:

Fonte: Blog Tche Inverno

link para loja

5. Jaqueta

As jaquetas também são peças mais utilizadas quando o frio é mais intenso e, mesmo assim, é comum que o corredor, depois de um tempo, sinta necessidade de tirá-la. Um dos tipos mais indicados para os atletas são as chamadas de “corta-vento”, que são feitas de materiais leves, mas que não permitem que o vento penetre pela roupa, protegendo bem o corredor.

ink para loja

Leia mais: Acessórios para corredores de rua que você não pode ficar sem

6. Legging

A calça legging é uma roupa para correr no frio que está se tornando cada vez mais popular pois, além de ser confortável, costuma ser bastante ergonômica para a corrida. Contudo, como muitas delas são feitas de tecidos que podem esquentar bastante, muitos atletas acabam por utilizá-las apenas quando o frio é muito intenso, ou mesmo quando as temperaturas são negativas.

Em geral, as leggings são mais populares entre as mulheres, mas, felizmente, muitos homens já estão revendo sua visão. Isso porque elas são perfeitas para correr no frio e possuem materiais respiráveis, que auxiliam na secagem do suor.

Podem ser usadas sozinhas ou com outra calça ou bermuda por cima. Os modelos mais úteis são os que possuem bolsos para guardar objetos pequenos, como carteira e chave.

link para loja

7. Luva

Há diversos tipos de luva para quem faz esportes, como aquelas mais simples de inverno, feitas de lã, ou com tecidos mais tecnológicos, como neoprene. Além disso, há modelos de mão completa, sem as pontas dos dedos ou ainda aqueles que cobrem apenas a palma da mão. Algumas possuem até mesmo touch no dedo, o que permite que você não precise tirá-las para usar o celular.

A escolha do modelo vai depender daquilo que é mais confortável, ergonômico e prático para você, além da sua sensibilidade para o frio.

link para loja

8. Manguito e pernito

Como o nome sugere, manguitos e pernitos são um tipo de roupa para correr no frio que basicamente cobrem braços e pernas. São pares de mangas ou de meias longas que aderem ao corpo. Em geral, são feitos de material especial, que auxilia na manutenção do calor em partes do corpo que não são cobertas pelas camisetas e shorts – caso você prefira correr com esse tipo de peça.

São bastante úteis tanto para o frio quanto para proteger a pele do sol, e alguns modelos ainda servem para comprimir os músculos dos braços e pernas. Um benefício de usar essas peças é que elas são muito fáceis de pôr e tirar ao longo do treino.

link para loja

Veja abaixo neste vídeo como vesti-los da forma correta:

Leia mais: Qual o melhor tênis para correr maratona: 4 dicas (+ modelos)

9. Meias e meias de compressão

Existem alguns tipos de meia que são ideais para o frio, seja por seu efeito aquecedor, seja por serem impermeáveis. Já as meias de compressão também são ótimas para proteger do frio, e além disso ajudam na compressão dos músculos, o que ajuda a protegê-los contra lesões. Há modelos também que previnem o aparecimento de bolhas e ajudam a proteger os tornozelos.

link para loja

10. Touca ou gorro

Por fim, uma peça de roupa para ser usada para aquecer a cabeça. As toucas ou gorros podem ser feitos de diversos tipos de material: há os mais modernos, com tecnologia para evitar o suor, mas nem sempre são necessários. Às vezes, um gorro de lã já é o suficiente para proteger do frio.

Existem toucas feitas de material mais moderno, mas nem sempre são necessárias: uma touquinha de algodão ou lã já é o suficiente para proteger. Entretanto, se você for suar muito, esses materiais podem não ser os mais indicados.

link para loja

Leia mais: Dicas de respiração para correr melhor e com mais eficiência

Agora que você já conhece os tipos de roupa para correr no frio, que tal começar a se preparar para uma maratona em temperaturas mais baixas? A Maratona de Atenas, que acontece em novembro de 2020 (portanto, outono no Hemisfério Norte) e uma ótima opção.

E para se preparar para ela, baixe nosso material Corridas pelo mundo: um tutorial completo sobre a maratona de Atenas!

Role para cima