Ir para o conteúdo
      
 Whatsapp: +55 21 97280-9856

Quero me aventurar pela natureza, como correr trail running?

Respirar ar puro, estar rodeado de verde, da natureza, ver animais enquanto corre… Esses são apenas alguns exemplos de como correr trail running pode ser muito mais prazeroso do que você pensa. Se você decidiu sair um pouco do asfalto e está começando agora a se aventurar nas montanhas, confira algumas dicas que separamos para você tirar o melhor proveito desde o início. 

Antes de saber como correr trail running, é preciso entender o que é trail running e estar preparado para o que vai encontrar pelo percurso. Isso porque correr na montanha significa enfrentar terrenos irregulares, trechos muito íngremes tanto de subida como de descida, lama e até mesmo riachos. Por isso, uma boa preparação é a chave para desfrutar de uma corrida com muita alegria. 

Além disso, de acordo com um estudo da Universidade do Porto, uma das vantagens de se correr em trilhas em comparação com a corrida no asfalto é que as trail running podem reduzir o risco de lesões por uso repetitivo. 

Dessa forma, para te ajudar a ter todos esses benefícios, confira a seguir algumas dicas de como correr trail running e chegar a paisagens maravilhosas correndo. 

5 dicas de como correr trail running

1) Comece devagar e alinhe as expectativas

Se você é um corredor experiente e está acostumado a correr rápido, vá com calma nas suas expectativas para a primeira trail running. Se você está começando a correr e já vai se aventurar pelas trilhas, não desanime nas primeiras dificuldades. 

Isso porque normalmente corremos cerca de 10 a 20% mais devagar nesse tipo de corrida do que em superfícies planas e de asfalto, por exemplo. Para você ter uma ideia de comparação, imagine que você corre 8 km no asfalto em 50 minutos. Se você for para as trail running você pode levar mais de uma hora para terminar a mesma distância.

Por isso, você não pode se preocupar com seu ritmo em uma prova de montanha. É normal não ter o mesmo desempenho que você teria se fosse no asfalto. Portanto, concentre-se em encontrar seu ritmo ideal nesse ambiente e vá com calma para não se machucar.

Leia também: Como me preparar para uma trail running

2) Andar é normal

Diferente do que acontece em uma corrida de rua normal, em uma trail running é muito normal encontrar com pessoas andando pelas trilhas, principalmente nas subidas. Algumas subidas são realmente muito íngremes e, por isso, torna-se impossível subi-las correndo. Já em outras é preferível subir andando rápido para economizar energia para a descida. 

É bem provável de você se ver em uma situação na qual alguém ultrapassa correndo outro atleta que está andando no morro e ser ultrapassado na descida seguinte. Com o percurso tão irregular e muitas vezes imprevisível, para saber como correr trail running você precisa saber administrar sua energia; quando deve poupá-la e quando deve ir ao seu máximo.  

No vídeo abaixo o preparador físico Enzo Amato ensina técnicas de subida e de descida. Tecnicamente falando, a subida é mais fácil, é na descida que você precisa prestar mais atenção. Confira a seguir:

3) Tenha equipamentos essenciais

Você já viu aqueles corredores cheios de apetrechos quando estão correndo? Às vezes é fácil identificar um corredor de montanha não é mesmo? Isso porque geralmente ele fica por mais tempo correndo e vai passar por locais mais desafiadores do que se estivessem correndo na rua, por isso precisam estar preparados. 

É são os equipamentos para trail running que entram na jogada. Alguns são essenciais para você que está querendo entender como correr trail running, como: 

  • mochila de hidratação;
  • GPS; 
  • mapa de papel;
  • celular com bateria suficiente;
  • óculos de sol;
  • tiara com lanterna caso vá correr mais para o fim do dia ou de madrugada. 

4) Fique atento no percurso e saiba que você vai se sujar

Como falamos lá no início, é normal você se deparar com galhos soltos no percurso, fique atento a eles, bem como a superfícies escorregadias. Outra dica é, ao cruzar riachos, não tenha medo da água. Lembre-se: você está na natureza é certo que você vai voltar bem sujo para casa. Nesse caso, cruzar o riacho correndo pela água pode ser mais seguro do que tentar andar por pedras para não molhar o tênis. 

Ficar com medo de se jogar na lama só vai fazer com que você perca tempo. 

Leia também: Como evitar lesões na corrida

5) Invista em um tênis para trilhas

Um tênis especial para correr trail running faz toda diferença e você vai perceber quando experimentar um. Além de te dar mais segurança e estabilidade, vai te ajudar a correr melhor e aumentar seu desempenho

Já existem diversos modelos no mercado para os mais variados níveis. No caso, se você quer saber como correr trail running é porque provavelmente é iniciante nesse mundo. Portanto, opte por um com bom amortecimento, que te dê estabilidade e acima de tudo seja confortável. 

Pensando em fazer uma prova trail?

Agora que você já sabe como correr trail running, é hora de começar a pensar em uma prova maravilhosa para participar, não é mesmo? Geralmente essas provas possuem um visual extraordinário no meio da natureza. Existem diversas opções, mas já pensou em correr pelas montanhas e trilhas de outros países e aproveitar para conhecer um novo país

Quando você opta por fazer uma prova de trail em outro país, você acaba visitando lugares que o turismo convencional não te leva. Imagina conhecer uma montanha correndo? Se você quer ter uma experiência incrível como essa conte com uma agência especializada em corridas fora do país.

A Kamel Turismo leva corredores para as mais exóticas provas fora do Brasil há mais de 30 anos. Ela planeja cada pequeno detalhe e oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais emblemáticas provas, como:

Role para cima