+55 21 2275-0146

Trail running, o que é esse tipo de corrida?

Share now:

Já ouviu falar de corrida de montanha, corrida de trilha, cross-country, mas fica pensando, afinal de contas: trail running, o que é exatamente esse tipo de corrida? É tudo igual?

Essencialmente uma corrida em trilha, ou trail running o que é muito utilizado também, pode ser definida como uma corrida na natureza. Ela oferece vários desafios como trilhas de via única, conhecidas como single track, pode passar por rios e riachos, e por caminhos inóspitos à beira do abismo

Esse tipo de corrida proporciona muita emoção e aventura e requer também bastante esforço das pernas e até mesmo dos membros superiores. Muitas vezes é preciso recorrer aos braços para conseguir subir um morro como o da foto acima, ou então se segurar em galhos de árvores para fazer uma descida íngreme dentro da floresta. 

Embora a trail running leve a pensar que é necessário fugir para o alto das montanhas, existem diversas corridas pelo mundo com acesso fácil e com altitudes nem tão grandes, principalmente para quem está começando. Basta estar na natureza para se aventurar pelo que é trail running.

Quer conhecer mais desse mundo? Continue lendo este artigo.

Leia também: Equipamentos de trail run essenciais para sua prova

Trail running: o que é com base nas regras

De acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o percurso das corridas em trilhas acontecem em uma variedade de terrenos, incluindo estradas de terra, trilhas e caminho de via única em florestas, ou na natureza em campo aberto, como montanhas, deserto, florestas ou planícies.

A trail running, que é também outro nome para as corridas em trilha acontece principalmente off-road. No entanto, também são aceitas superfícies de rua, de concreto, embora sejam permitidas em até no máximo 20% da distância total da corrida

O percurso do que é uma trail running em questão é bem marcado para que os atletas não se percam no meio do caminho. Além disso, há uma divulgação prévia com o mapa da prova e a altimetria – com a qual é possível saber as elevações do percurso. 

Ainda que seja divulgado previamente o percurso, principalmente em provas menores, pode haver mudança, pois, como é dentro da natureza muitas vezes as provas passam dentro de propriedades particulares que requerem licenças. 

Ou até mesmo o percurso pode mudar por conta de um tempo ruim. Por exemplo, se choveu muito na noite anterior à prova e em algum trecho a lama ficou tão alta que não seja possível passar correndo, os organizadores precisarão encontrar um outro caminho alternativo

Por conta desse tipo de mudança os corredores precisam além de treinar seu corpo físico, é necessário treinar também a mente para esse tipo de mudança. 

Leia também: Adventure Marathons: Muralha da China, Big Five, Petra e mais

Trail running, uma comunhão com a natureza

Se você está procurando sobre trail running e o que é essa modalidade é porque provavelmente você é um amante de natureza e quer fugir das corridas no concreto duro. Um dos pontos mais positivos desse tipo de corrida é de fato sair para correr ao ar livre, na natureza e em outro ambiente, fora das vistas comuns do dia-a-dia. 

Correr uma trail running é como uma forma de comunhão com a natureza, pois o atleta sente mais liberdade e plenitude. Esse tipo de corrida ao mesmo tempo que é muito prazeroso, também explora mais nossas capacidades, tanto mentais como físicas.

Durante uma trail running o que é mais importante muitas vezes e aquela experiência de estar em um lugar maravilhoso que talvez você nunca chegaria se não fosse pela corrida. Um atleta presta atenção em vários outros aspectos e muitas vezes ter um ótimo desempenho fica em segundo plano; diferente de muitas corrida de rua tradicionais.

Leia também: Como evitar lesões nos treino de corrida

Como correr uma trail running?

Correr uma trail running não é como correr uma corrida de rua e nenhuma é igual a outra, em nenhum aspecto. Cada prova tem suas singularidades e isso é um dos pontos que torna tão especial esse tipo de corrida.

Dessa forma, treinar corretamente para enfrentar as montanhas faz diferença no seu desempenho final. Algumas técnicas podem ajudar a correr melhor uma trail run, conforme é mostrado no vídeo abaixo:

Como encontrar a melhor prova de Trail Running?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é trail running, ficou com mais vontade ainda de desbravar a natureza correndo? Quer não apenas cruzar a linha de chegada, mas curtir a vista durante a corrida e apreciar a vida selvagem a seu redor?

Para encontrar a prova mais linda de trail e perfeita para seu condicionamento, conte com a Kamel Turismo, uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.

Oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais emblemáticas provas, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.