Como saber o tipo de pisada que tenho? Calcanhar, médio pé ou antepé?
Estava entre seu círculo de amigos corredores conversando e de repente surgiu a discussão sobre como saber o tipo de pisada que cada um tem e qual deles é melhor? Esse tipo de debate acontece em muitos círculos de amizades de corredores.
Mas, como saber o tipo de pisada que tenho, quais são eles? Cada pessoa possui sua maneira pessoal de correr, mas de uma forma geral, cada uma possui um tipo de pisada. Esses tipos de pisadas podem ser definidos como três formas de aterrissar o pé no chão, levando em consideração a área do pé que atinge primeiro o solo, são elas:
- Médio pé
- Antepé
- Calcanhar
Saiba analisar cada uma das três formas para entender seu tipo de pisada e com isso até mesmo avaliar se é possível mudar algo para prevenir lesões. Confira algumas dicas a seguir.
Como saber o tipo de pisada: 3 regiões
1) Médio pé
Correr com o médio pé consiste em aterrissar com o pé inteiro no chão. É como se você corresse com o pé chapado no chão. Então a parte da frente e o calcanhar encostam na mesma hora no chão.
Uma boa forma de entender esse movimento é olhando crianças correrem, em geral elas sempre correm dessa forma. Basta prestar atenção nelas para saber como funciona.
Poucas pessoas correm desta forma, mas se você quer saber o tipo de pisada para evitar lesões, este vem sendo cada vez mais orientado por treinadores para este fim. Como é uma aterrissagem dos pés mais suave no chão, então pode reduzir o impacto e o risco de lesões.
Leia também: Acessórios para corredores de rua
2) Antepé
Se você está procurando informações sobre como saber o tipo de pisada, provavelmente já leu em algum lugar sobre a pisada de ponta do pé. Muitos corredores confundem essa pisada e acham que o certo é correr na ponta do pé.
Na verdade, a pisada de antepé é quando a região logo abaixo dos dedos, chamada de cabeça dos metatarsos, encosta primeiro no chão, e milésimos de segundos depois o calcanhar já aterrissa também.
Leia também: Como voltar a correr depois de um tempo parado
Correr com o antepé também é uma forma mais suave de aterrissar os pés no chão, por isso também ajuda a evitar lesões no joelho, por exemplo.
É preciso ter muito cuidado com esse tipo de pisada, pois se você não tocar o calcanhar no chão durante uma corrida longa pode sobrecarregar muito a panturrilha e o tendão de aquiles. Dessa forma, uma maneira de como saber o tipo de pisada neste caso é perceber se está tendo cãibras frequentes nas panturrilhas e ao redor do tendão de Aquiles.
3) Calcanhar
Para saber o tipo de pisada que você tem, você pode começar analisando pela pisada com o calcanhar, pois esse é o tipo de pisada mais comum entre os corredores. É aquela quando o calcanhar é a primeira parte do pé a tocar no chão.
Como a grande maioria dos corredores de rua são pessoas comuns que começaram a correr por conta própria e não receberam um treinamento e orientação sobre o tipo de pisada, é natural seguir esse padrão de corrida e aterrissar com o calcanhar primeiro no chão.
Leia também: Qual o melhor tênis para maratona?
Uma maneira de como saber o tipo de pisada com o calcanhar é observar a posição do corpo. Geralmente ele está na vertical e com quase nenhuma inclinação. Esse movimento do corpo faz com que as pernas estejam mais à frente e os pés também pousam na frente do corpo, fazendo com que os calcanhares toquem primeiro o solo.
Esse tipo de pisada não é o mais eficiente em termos de velocidade, pois é como se você estivesse pisando no freio a cada passada que dá. Além disso, também causa bastante impacto nas pernas e nos joelhos.
Isso faz com que muitos corredores reclamem de dores no joelho em algum momento. Contudo, é possível manter um bom amortecimento enquanto corre mesmo pisando com o calcanhar primeiro. Uma dica é prestar atenção ao som da sua pisada. Se ela estiver muito forte e fazendo muito barulho tente ir diminuindo cada vez mais, pois desta forma você suaviza a chegada do pé no chão.
Leia também: Tênis para correr na terra: três tipos para escolher
Resumindo
Para ficar mais claramente como saber o tipo de pisada é possível identificar na figura abaixo os três tipos explicados acima.
No desenho do primeiro pé é uma pisada com o calcanhar; no segundo pé uma pisada com o médio pé e o terceiro com o antepé.
Fonte: Mass4D
Quer mudar o tipo de pisada?
Agora que você já entendeu e viu como saber o tipo de pisada decidiu mudar o seu? Você corre com o calcanhar e quer tentar uma pisada com o médio pé? Ou já pisa com o médio pé e quer tentar uma pisada com o antepé?
Independe de como você corre, ao fazer essa transição você deve ter bastante cuidado e atenção para não piorar o que você está fazendo.
No vídeo abaixo a fisioterapeuta Raquel Castanharo dá algumas dicas para quem quer mudar o tipo de pisada. E você não está sozinho nessa, ela comenta que fez uma pesquisa informal entre o círculo de corredores ao qual ela tem acesso pelas redes sociais, 80% das pessoas disseram que estão tentando ou já tentaram mudar a pisada. Confira as dicas a seguir:
Leia também: Tênis ideal para ultramaratona
Depois de treinar a pisada, que tal fazer o teste em uma prova?
Agora que você já viu como saber o tipo de pisada e percebeu que é melhor mudar para uma que pode te economizar mais energia e gerar mais velocidade, que tal treinar e depois experimentar em uma prova?
Imagina então se ela for fora do Brasil? Para organizar tudo, desde encontrar um hotel próximo da prova ou mesmo fazer a inscrição, conte com a Kamel Turismo, uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos ela planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.
Ela oferece assistência total desde a estadia até a sua inscrição garantida nas mais emblemáticas provas, como:
Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.