Whatsapp: +55 21 97280-9856

Como se tornar um maratonista profissional? √Č para qualquer um?

Adora se desafiar, treinar duro e queria ter a corrida como profissão? Acompanha os melhores corredores de maratona e fica sonhando em como é possível chegar lá? Saiba que não é um caminho tão fácil. Mas continue lendo esse artigo para saber como se tornar um maratonista profissional.

Diferente de outros esportes, como o futebol, a corrida não é uma profissão muito bem remunerada no Brasil. Sendo esse um dos principais desafios dos corredores de elite em nosso país. Dessa forma, se tem interesse em saber como se tornar um maratonista profissional, tenha em mente que será preciso batalhar bastante para conseguir bancar tudo que é necessário para um bom desempenho. 

Continue lendo este artigo para ver outras dicas de como se tornar um maratonista profissional. 

Como se tornar um maratonista profissional: 4 dicas

1) Ter uma boa base na pista

Começar a vida de corrida cedo e na pista pode ser a chave para um futuro brilhante de maratonista profissional. Isso porque é na pista que você aprende o ritmo e vai construindo sua base. 

De acordo com o professor e mestre Lázaro Pereira Velázquez, que foi treinador da Seleção Brasileira de Atletismo e foi atleta da Seleção Nacional de Cuba em 5.000 m, 10.000 m e Maratona é necessário, no mínimo, de 6 a 8 anos de treinamento em pista para um corredor ser um grande atleta profissional. 

Para tanto, ele mostra um exemplo do super maratonista e atual detentor do recorde mundial da maratona, Eliud Kipchoge. Analisando as melhores marcas dele e quando aconteceram √© poss√≠vel perceber a evolu√ß√£o a import√Ęncia dessa base na pista:¬†

NomeEliud KIPCHOGE
PaísQuênia
Data de nascimento05/11/1984
PROVAPBLOCALDATA DA PROVAIDADE
1500 Metros03:33,2Est√°dio Blankers-Koen, Hengelo (NED)31/05/200419 anos
3000 Metros7: 27.66Hamad Bin Suhaim, Doha (QAT)06/05/201126 anos
5000 Metros12:46,5Estádio Olímpico, Roma (ITA)02/07/200419 anos
10.000 metros26: 49.02Est√°dio Blankers-Koen, Hengelo (NED)26/05/200722 anos
Meia-maratona59:25:00Lille (FRA)01/09/201229 anos
Maratona02:01:39Berlim (GER)16/09/201835 anos

Dessa forma, mesmo sendo um ótimo atleta amador, isso não significa que será fácil se tornar um atleta de alto rendimento, ou que se tornará um maratonista profissional. Para ter uma ideia, o Jornal Nacional fez um teste com um corredor amador para saber quanto tempo ele aguentaria permanecer no ritmo de prova dos maratonistas profissionais e o resultado foi: 45 segundos. 

√Č claro que cada caso √© √ļnico, mas a prepara√ß√£o de um atleta come√ßa muito cedo.¬†

Leia também: Alimentação para maratonistas

2) Equipe multidisciplinar 

Se você corre, certamente já sabe que para se ter um bom desempenho não depende apenas de você e de um bom treinador. Portanto, outra dica de como se tornar um maratonista profissional é ter uma ótima equipe multidisciplinar. Isso inclui, além do preparador físico:

  • Nutricionista
  • Massagista
  • Fisioterapeuta
  • Psic√≥logo

Leia também: Dia do maratonista

3) Busque apoio

Como mencionamos lá no início deste artigo, ser corredor no Brasil não é uma profissão bem remunerada, por isso, buscar apoio como patrocinadores e clubes que possam te dar o suporte necessário é outra dica de como se tornar um maratonista profissional. 

Leia também: Como ser um corredor de rua profissional

4) Tenha tempo para treinar

Ter tempo suficiente para treinar é imprescindível se você quer saber como se tornar um maratonista profissional. E esse tempo não quer dizer apenas para corrida. Você precisa levar em consideração que é fundamental fazer fortalecimento e até mesmo cross training. 

Assim como toda profissão, para se tornar um maratonista profissional é necessário dedicação ao esporte. Isso quer dizer que muitas vezes além da rotina normal de treinos você também terá que abrir mão da vida social, seja por conta de um treino ou por conta de uma prova. 

Ainda não é um profissional, mas que tal participar de uma prova que eles correm? 

Um maratonista profissional possui muito foco e escolhe com muito cuidado as provas de seu calendário. Como o treinamento e o ritmo de prova são extremamente intensos, eles não fazem muitas por ano. Dessa forma, já dá para imaginar como elas são aguardadas, não é mesmo? 

Agora, já pensou se planejar e correr também uma prova na qual os maiores corredores do mundo vão estar? As maiores maratonas do mundo são muito disputadas, para participar delas é necessário tentar a sorte no sorteio de entrada ou atingir o índice. Mas, para conseguir uma vaga nas World Marathon Major com a inscrição garantida de uma forma mais prática, você pode contar com a agência credenciada  Kamel Turismo. 

Ela é uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos leva vários corredores para provas ao redor do mundo. 

A Kamel √© a √ļnica ag√™ncia do Brasil que oferece pacotes com inscri√ß√£o garantida para todas as Marathon Majors. Ou seja, voc√™ n√£o precisa esperar pelo sorteio ou atingir o √≠ndice para qualquer uma delas. Al√©m disso, ela d√° assist√™ncia total desde a estadia at√© todas as informa√ß√Ķes sobre as provas, como:¬†

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.