+55 21 2275-0146
Como ser um corredor de rua profissional

Profissão corredor: como ser um corredor de rua profissional?

Share now:

Você já está correndo há alguns anos, sentiu que seu rendimento está cada vez melhor, fez ótimos tempos, já conquistou ótimos índices ou pegou alguns pódios e agora começou a pensar: como ser um corredor de rua profissional? Confira nesse post como é a realidade desse tipo de atleta no Brasil e o que é preciso para se tornar um.  

A corrida de rua é uma modalidade que vem ganhando uma quantidade enorme de adeptos no Brasil e no mundo. Estima-se que haja entre 5 milhões e 11 milhões de corredores de rua só no Brasil. A esmagadora maioria desses corredores possui o perfil dos que praticam a atividade pelo prazer que ela traz, para perder peso ou se socializar. 

No entanto, uma pequena minoria possui a corrida como seu ganha-pão e sabe como é ser um corredor de rua profissional. Diferente do amador que corre apenas pelo prazer do esporte, trabalha normalmente durante a semana e treina nas horas vagas, o corredor profissional recebe uma quantia para correr e seu trabalho é manter-se nas pistas.

Mas para ter uma vida como essa, como ser um corredor de rua profissional, não é tão simples como pode parecer.

De acordo com o professor e mestre Lázaro Pereira Velázquez, que foi treinador da Seleção Brasileira de Atletismo e foi atleta da Seleção Nacional de Cuba em 5.000 m, 10.000 m e Maratona, alguns pontos são essenciais para um atleta ser um corredor de rua profissional, como: 

  • Base inicial na pista
  • Condição genética e psicológica
  • Respeitar as etapas de desenvolvimento
  • Equipe de profissionais interdisciplinar
  • Tempo para treinar 

 Ele explica que apenas 1 ou 2% dos corredores estão aptos a representar o país, os outros atletas praticam a corrida para atender suas próprias condições e superar seus próprios limites. Confira a seguir com mais detalhes como ser um corredor de rua profissional. 

Leia também: Livros para corredores

Como ser um corredor de rua profissional? O que é preciso? 

1) Treino na pista

“Todos os grandes atletas de fundo que são excelentes maratonistas iniciaram na pista. Não existe nenhum que não tenha iniciado dessa forma”, define Velazquez. Os atletas de meio-fundo geralmente começam com 600 m e vão evoluindo até 3.000 m. Já os fundistas se dedicam a corridas de 5.000 m e para cima até chegar à maratona. 

Segundo o treinador, a pista é importante para o atleta aprender ou “educar”o ritmo, ela influencia diretamente na técnica, no pace e na economia de energia pois ela possui a distância certa. “Não se faz um bom corredor sem uma base de treinos na pista, pois ela te dá uma noção perfeita do ritmo. Um corredor que não tem noção de ritmo não vai ser um grande atleta”, define.  

O treinador explica que quem quer saber como ser um corredor de rua profissional e chegar no alto rendimento olímpico, por exemplo, deve ter passado no mínimo de 6 a 8 anos treinando em pista, mesclando também com treinos na rua. 

2) Condição genética e psicológica

Qual corredor nunca sonhou em ter aquela genética dos quenianos? Corpo leve, pernas longas e um fôlego de deixar qualquer um cansado só de vê-los correndo… Se você quer saber como ser um corredor de rua profissional, saiba que muito mais do que gostar de correr, ter uma genética que te favoreça faz uma grande diferença, como explica o professor Velázquez. 

Isso inclui: 

  • Ter uma musculatura com predominância de fibras do tipo 1, de contração lenta e que permitem um alto consumo de O² e são mais resistentes à fadiga;
  • Ser capaz de ter um consumo alto de O² durante o exercício físico, ou seja ter um VO2 alto; 
  • Possuir uma alta concentração de células vermelhas no sangue, pois elas ajudam o transporte de O² no sangue favorecendo na hora da corrida. 

Leia também: Melhores meias maratonas do mundo

Se uma pessoa possui essas três características genéticas ela pode ser considerada uma pessoa com uma ótima genética para corrida. No entanto, outras que não são tão bem favorecidas nesse sentido podem responder bem a um treinamento bem estruturado com uma boa equipe técnica.

Porém, não é só isso, o treinador Velázquez lembra que além da genética, o psicológico equilibrado também é primordial. Ele explica que se você quer saber como ser um corredor de rua profissional deve entender e estar preparado também para sofrerUm atleta de alto rendimento tem que saber que vai sofrer na medida que vai evoluindo e não pode deixar isso atrapalhar o desenvolvimento.

Além disso, muitas vezes seu corpo pode estar bem treinado, porém se a sua cabeça não está bem todo o treino pode ir por água abaixo em uma prova. Por isso, trabalhar bastante a condição psicológica do atleta faz muita diferença. 

Leia também: Frases para corredores de maratona

3) Respeitar as etapas de desenvolvimento

A idade de início é um pouco controversa, existem atletas que iniciaram na corrida com 15 e 16 anos e outros com 17 e 18 anos. Segundo Velázques, quanto mais cedo uma pessoa começa a praticar atividades esportivas como, neste caso, o atletismo, maior é a possibilidade de ter um bom rendimento no futuro. Conforme mostra o gráfico abaixo:

Como ser um corredor de rua profissional etapas

Fonte: IAAF.org

Contudo, alguns fatores externos também influenciam, como ter um bom professor de educação física que estimule a prática de forma correta, respeitando a idade biológica do aluno, bem como as mínimas condições materiais para a prática.

Ele explica que a ideia é criar um amplo repertório motor nas primeiras etapas, pois isso vai incidir de forma positiva na sua técnica, que vai favorecer também na economia de energia.

Leia também: Como criar resistência física para correr

4) Equipe de profissionais de excelência

Embora muitos falem que a corrida é um esporte individual, a verdade é que nenhum corredor de rua conquista bons resultados sozinho. Ter uma equipe interdisciplinar é fundamental para chegar e permanecer no alto rendimento. Isso diz respeito a ter ao seu lado ótimos profissionais, como:

  • Treinador
  • Fisioterapeuta
  • Nutricionista
  • Médico do esporte
  • Massagista
  • Psicólogo
  • Preparador físico

5) Tempo para treinar

Um dos pontos mais importantes em saber como ser um corredor de rua profissional é ter tempo para dedicar ao esporte. Para ser um atleta de alto rendimento é necessário treinar de manhã, de tarde e à noite. 

Dificilmente alguém que é um trabalhador comum e treina apenas nas horas vagas vai chegar a um padrão de atletas olímpicos. Mas existem raríssimas exceções como o japonês inspetor em um colégio que não vive de corrida e venceu a Maratona de Boston em 2018.

Outra parte importante que diz respeito ao tempo é respeitar o descanso. Pois ele é fundamental e é nele que o verdadeiro treino acontece, conforme enfatiza o professor Lázaro. 

De uma forma geral, essas são as bases para alguém que está pesquisando mais sobre como ser um corredor de rua profissional. Contudo, isso não quer dizer que a pessoa que não treina e se dedica muito à corrida não seja um corredor de alta performance.

A alta performance é pessoal, se você treina no seu máximo e dá o seu melhor você vai estar treinando na sua alta performance. 

Leia também: Como treinar para uma maratona

Mas depois de tudo isso, ficou curioso e está imaginando…

Como é a rotina de um corredor de rua profissional?

Avaliações periódicas, testes de potência, seleções… Tudo isso faz parte da rotina de um corredor de rua profissional. 

Confira no vídeo abaixo alguns testes de potência e força do corredor Samuel Nascimento, atleta de elite, no Núcleo de Alto Rendimento Esportivo (NAR), em São Paulo:

Depois de tudo isso ficou animado e quer correr ainda mais?

Que tal correr nas maiores maratonas do mundo? 

Agora já sabe como ser um corredor de rua profissional e viu que o caminho é árduo e exige muitos quilômetros no currículo. Que tal começar a planejar algumas provas-alvo fora do país, como as maiores maratonas do mundo? 

Para conseguir uma vaga nas World Marathon Major com a inscrição garantida de uma forma mais prática você pode contar com a agência credenciada  Kamel Turismo. Ela é uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.

A Kamel é a única agência do Brasil que oferece pacotes com inscrição garantida para todas as Marathon Majors. Você não precisa esperar pelo sorteio ou atingir o índice para qualquer uma delas. Além disso, ela dá assistência total desde a estadia até todas as informações sobre as provas, como: 

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.