Whatsapp: +55 21 97280-9856

Como conquistar o índice para Maratona de Berlim?

Para conseguir o índice para a Maratona de Berlim você precisa ser um corredor rápido. Você está treinando com seriedade, correndo forte e está pensando em tentar uma vaga por meio do índice, mas não sabe o que fazer? Reunimos neste artigo todas as informações mais importantes para você conseguir uma vaga garantida. 

A Maratona de Berlim é umas das maratonas Majors, e está entre as maiores e mais desejadas maratonas do mundo. Todo ano ela reúne participantes de mais de 150 nações. São mais de 40 mil corredores que cruzam a linha de chegada

Um dos motivos que faz com que a Maratona de Berlim seja uma das provas mais desejadas do mundo é por possuir um percurso bem plano. Por conta disso, ela também já foi palco de grandes feitos como a quebra de recordes, como o do queniano Eliud Kipchoge, que terminou a prova em 2:01:39. 

Se você quer conseguir uma vaga obtendo o índice para a Maratona de Berlim saiba que é preciso se programar com antecedência, pois essa é uma das formas de participar da Maratona de Berlim que mais exige de você como atleta. Vai ser preciso suar bastante para conseguir. Confira abaixo as informações necessárias para correr essa prova sem precisar ter a sorte de ser sorteado.  

Índice para Maratona de Berlim: 4 passos

1) Defina o ano em que pretende correr

O primeiro passo para começar a pensar em conseguir o índice para a Maratona de Berlim é definir em que ano você pretende correr. Isso porque você vai precisar comprovar seu tempo em uma outra maratona para se inscrever para a Maratona de Berlim.

Dessa forma, se você nunca correu uma maratona na vida, vai precisar de mais tempo. É preciso levar em consideração que na primeira maratona seu objetivo principal é terminá-la bem. Você vai ver como é, como seu corpo reage e como você suporta correr por tanto tempo. Nas próximas, poderá se dedicar muito mais aos treinos e criar uma meta mais definida. 

Se você já correu maratona e já treina com constância, conseguir o índice para a Maratona de Berlim já é algo mais tangível e próximo.  

2) Confira sua idade no dia da prova e veja o tempo a comprovar

Este é um dos passos mais importantes para quem quer tentar o índice na Maratona de Berlim. Sua idade no dia da prova vai determinar em quanto tempo você precisa correr uma maratona para conquistar a vaga pelo índice. 

Por exemplo, uma mulher que tem até 44 anos que corre a Maratona de Berlim em 2021 precisou comprovar que terminou uma outra maratona em um tempo inferior a 3h, conforme a tabela abaixo.

IdadeMasculinoFeminino
Até 44 anos (2003-1977)abaixo de 2:45:00abaixo de 3:00:00
Até 59 anos (1976-1962)abaixo de 2:55:00abaixo de 3:20:00
60+ (1961 e anos anteriores)abaixo de 3:25:00abaixo de 4:10:00

Essa maratona deve ter sido feita dentro do período dos últimos três anos que antecedem a data da Maratona de Berlim. Portanto, seguindo exemplo do ano de 2021, essa mulher precisou comprovar este tempo em uma prova feita em 2018, 2019 ou 2020. 

3) Encontre a prova

A prova que você vai usar como comprovação do seu índice para a Maratona de Berlim precisa ser certificada pela AIMS (Associação Internacional de Maratonas) ou pode ser uma das outras Abbott World Marathon Majors

No Brasil, algumas opções são a Maratona Internacional de São Paulo e a Maratona do Rio de Janeiro. Além disso, provas certificadas pela Confederação Brasileira de Atletismo também são válidas para índice, como as Maratonas de Porto Alegre e a de Curitiba.

Leia também: Premiação da Maratona de Berlim

4) Inscreva seu resultado

Depois de correr a maratona certificada, você conseguiu o tão sonhado índice para a Maratona de Berlim. Agora, o próximo passo é fazer a sua inscrição no site da prova. É preciso se cadastrar, adicionar todos os seus dados, inclusive os do cartão de crédito, pois se estiver tudo certo com as suas informações o valor da inscrição será debitado na sua conta. 

Fique de olho na janela de inscrição. O período para submeter o certificado da sua prova que vai comprovar o índice para a Maratona de Berlim é entre outubro e novembro do ano anterior ao da prova que você pretende fazer. Se você perder esse prazo terá que esperar para tentar novamente no ano seguinte. 

Se você foi aprovado e está tudo certo com a sua inscrição e o seu tempo foi aprovado, sua inscrição estará garantida. Você receberá um email com a confirmação. Caso sua inscrição por índice não seja aceita, a organização automaticamente inclui seu nome no sorteio da Maratona de Berlim

Pra você ficar com ainda mais vontade de correr essa maratona dos sonhos, confira um vídeo abaixo do jornalista Gustavo Maia que mostra um pouco do percurso e fala também da história: 

Índice para a Maratona de Berlim não é pra mim, como ter a inscrição garantida?

Você analisou o tempo que precisa comprovar e percebeu que não consegue atingi-lo para fazer a Maratona de Berlim no ano que você quer? Calma, isso não significa que não será possível participar dos 42.195 km. Isso porque você pode optar por conseguir uma inscrição garantida por meio de uma agência credenciada, como a Kamel Turismo. 

Essa é a forma mais tranquila de ir correr fora do Brasil em uma das mais emblemáticas maratonas do mundo. Já pensou que sonho inesquecível correr por pontos turísticos da cidade como o Portão de Brandemburgo e viver momentos únicos em sua vida de corredor? Tudo isso sem precisar se preocupar em ser sorteado na loteria da maratona ou em conseguir um índice.

Para conseguir a inscrição de uma forma mais prática você pode contar com a agência credenciada Kamel Turismo, uma agência especializada em corridas fora do Brasil que há mais de 30 anos planeja todos os detalhes da viagem dos sonhos de diversos corredores.

A Kamel é a única agência do Brasil que oferece pacotes com inscrição garantida para todas as Marathon Majors, sem precisar esperar pelo sorteio ou atingir o índice para qualquer uma delas. 

Além disso, ela dá assistência total desde a estadia até todas as informações sobre as provas, como:

Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.