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Meditação para atletas

Quais os benefícios da meditação para atletas? Como praticar?

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Um corredor precisa de foco e disciplina para correr longas distâncias. Da mesma forma, para meditar bem é preciso ter as mesmas qualidades. Se você quer se dar bem em alguma modalidade, saiba algumas dicas de meditação para atletas e inclua no seu dia-a-dia. 

Meditar não é apenas parar, ficar sentado em silêncio com os olhos fechados. Meditação é ação, é estar presente no momento do agora e assim como no esporte, é preciso ter dedicação e disciplina para conseguir os efeitos da prática. Portanto é uma boa dica para correr uma meia maratona ou até mesmo uma maratona.

Um estudo da UFG feito com atletas de alto rendimento que foram submetidos a práticas de meditação mostrou que ocorreram mudanças  da  atividade cerebral  e  valores  plasmáticos  e  sanguíneos de cortisol e foi constatado que a meditação para atletas pode otimizar os efeitos da recuperação e a performance esportiva. 

Dessa forma, para te ajudar a começar a colocar em prática, listamos abaixo algumas dicas de meditação para atletas.

Meditação para atletas: 5 dicas

1) Por que meditar?

Assim como o corpo, a mente também precisa ser treinada, por isso a meditação para atletas precisa ser levada com a mesma disciplina dos treinos. Dessa forma, a primeira dica é: não desista se tentar sentar e acalmar a mente e vierem milhares de pensamentos. 

Da mesma maneira que leva tempo para desenvolver um músculo ou chegar a um determinado tempo na corrida, também leva tempo para conseguir meditar bem. No entanto, uma vez que você inclui essa prática na rotina diária, ela vai melhorar muito seu desempenho. 

A meditação para atletas beneficia grandemente no que diz respeito à energia, por exemplo: a quantidade de energia adquirida em 20 minutos de uma boa meditação, uma meditação bem feita equivale a 8 horas de sono profundo.

Além disso, você já ouviu corredores falando que em determinados momentos de uma prova é a mente que manda? Pois é, não adianta ter um corpo bem treinado se a mente está fraca. 

Principalmente em corridas de longas distâncias, como a maratona, em alguns momentos, como nos quilômetros finais da prova, é a mente que vai dizer se você vai bem ou não. Mas como se treina a mente? A meditação é um ótimo caminho. 

Leia também: Como se preparar para uma maratona

2) Como meditar? 

De acordo com o professor espiritual Sri Chinmoy, que ministrou por vários anos meditações semanais na sede da ONU, em Nova York, é necessário tornar a mente absolutamente calma e silenciosa. O primeiro passo é a concentração, antes de meditar entramos em um estado de concentração. 

Então, com o exercício de Sri Chinmoy, a ideia é focar a sua concentração bem no seu coração. E então tentar sentir que você existe somente no seu coração e que não existe nada mais. 

Nele, você visualiza a sua própria existência interior. Tente não ter nem um minúsculo pensamento. A mente precisa estar calma, tranquila e absolutamente silenciosa. 

É preciso reservar um tempo para isso, se você pretende meditar por 20 minutos, reserve pelo menos meia hora, alguns minutos para se preparar antes e outros poucos minutos para você ficar em silêncio após a prática.

Leia também: Tudo sobre maratona

3) Quando meditar?

A meditação para atletas acontece até mesmo quando está praticando as atividades físicas. Por exemplo, se você é um corredor de longa distância provavelmente já sentiu que correu por alguns quilômetros e não lembra no que pensou, não é mesmo? O próprio fato de correr é uma meditação

Contudo, a prática diária, como dito acima, para que os benefícios sejam percebidos no esporte é preciso ser sistemática. Logo ao acordar é o melhor horário. A meditação antes do treino vai te dar ainda mais energia.

4) Onde meditar?

O melhor lugar para meditar é um ambiente calmo, tranquilo onde você não será interrompido. Imagina, você está sentado se concentrando e entrando em um estado meditativo e alguém te chama para perguntar ou fazer alguma coisa? Todo seu esforço foi em vão e você terá que recomeçar tudo de novo. 

Além disso, ter um espaço reservado para a meditação também torna a prática ainda mais especial. Um cantinho no quarto já ajuda.

Leia também: O que é ultramaratona

5) Música ajuda?

Colocar mantras e músicas espirituais para se preparar para o seu momento com você mesmo sem dúvida vai ajudar muito na sua concentração e meditação. É importante lembrar que não pode ser uma música qualquer, por exemplo, daquela cantora que você adora lentinha… Esse tipo de música não ajuda neste momento. 

O ideal é que seja uma música para este fim de mestre espiritual realizado ou que você saiba que tem procedência espiritual. 

Para ajudar nessa etapa, confira uma playlist abaixo com algumas dicas de música para você se concentrar, meditar e fazer uma leitura inspiradora também.

Agora que você já viu algumas dicas de meditação para atletas para começar a meditar, deve estar curioso para conhecer pessoas que adotaram a meditação e viram sua performance melhor. O atleta Richo Roll conta sua história no vídeo abaixo e explica como meditação para atletas pode ser muito mais importante do que se pode imaginar. 

Provas para colocar em prática

Que tal buscar uma prova sensacional fora do país para começar a colocar a meditação para atletas em prática? Seja uma maratona ou uma meia maratona, provas de longas distâncias são ótimas oportunidades para uma boa meditação. São muitas horas em movimento.

Imagina se ela for ainda em meio à natureza? Existem maratonas e meias maratonas maravilhosas pelo mundo que pode pode unir o prazer da corrida com o da meditação.

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