Cores, casas de fado e patrimônios mundiais… Quais os melhores lugares de Lisboa?
Lisboa é simpática e hospitaleira. Decidiu correr a Meia Maratona de Lisboa e quer dicas para sua viagem? Confira neste post quais os melhores lugares de Lisboa para incluir em seu roteiro.
Se decidiu correr a Meia Maratona de Lisboa, mesmo que você tenha poucos dias para viajar para Lisboa, um simples passeio na cidade já dá para aproveitar muito do que a capital portuguesa oferece. O que não falta é atração turística, como:
- castelos,
- passeios históricos,
- restaurantes com a típica e apreciada culinária portuguesa.
O Mosteiro dos Jerônimos, por exemplo, foi construído no século 16. Além de ser um dos mais bonitos da Europa, ainda é considerado um dos ápices da arquitetura manuelina. Ele foi idealizado por pelo rei Dom Manuel I (o mais importante rei português e responsável pela expansão marítima na Era dos Descobrimentos).
Em 1907, recebeu o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO. Situado no bairro de Belém, às margens do Rio Tejo, é um dos pontos turísticos mais visitados do país e um dos melhores lugares de Lisboa para incluir no seu roteiro.
Quer mais passeios turísticos para aumentar ainda mais a sua vontade de viajar para Lisboa? Continue a leitura do artigo!
Quais os melhores lugares de Lisboa para turismo?
1) Torre de Belém
Outra atração turística em Lisboa é a Torre de Belém, que avança pelo Rio Tejo e também é um dos pontos mais visitados do país. Dali partiram grandes navegadores em busca de novas rotas marítimas, como Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral.
Construída também no século 16 para funcionar inicialmente como fortaleza, hoje ela está integrada à Praia de Belém e é apreciada por quase todos os turistas que viajam para Lisboa.
O monumento também é Patrimônio Mundial da UNESCO e representa bem a transição arquitetônica do estilo medieval para o estilo manuelino.
2) Monumento aos Descobrimentos
Um dos melhores lugares de Lisboa para quem está fazendo turismo em Portugal é o Monumento aos Descobrimentos, ainda no bairro de Belém.
Em forma de caravela ele fica em posição destacada às margens do Rio Tejo e simboliza o passado glorioso de Portugal na época das grandes navegações. Ele foi construído em 1940 para homenagear os personagens históricos ligados aos Descobrimentos portugueses na Exposição do Mundo Português, e depois reconstruído em 1960.
É ou não é um convite para viajar para Lisboa?
Leia também: Meias maratonas pela Europa? Berlim, Lisboa e Paris.
3) Castelo de São Jorge
O Castelo de São Jorge está entre os melhores lugares de Lisboa e é outro ponto turístico que vale uma visita. É uma das construções mais antigas da cidade, com mais de 8 séculos de história.
Construído para proteger a cidade dos romanos, ele já serviu como Paço Real e da Alcáçova, palácio de bispos e forte militar.
4) Parque das Nações
O Parque das Nações foi construído para receber a Expo Mundial de 1998. Ele fica numa antiga área industrial revitalizada para abrigar a sede da Expo, é um dos bairros mais modernos e frequentados de Lisboa.
A área abriga museus, centros culturais, espaços para entretenimento e excelentes restaurantes.
5) Gastronomia portuguesa
No quesito alimentação, o brasileiro não terá problemas ao viajar para Lisboa, já que a comida portuguesa não é muito diferente da brasileira. Prepare-se também para degustar a típica culinária, acompanhada dos mais deliciosos vinhos da casa.
E não deixe de provar o verdadeiro Pastel de Belém, ou pastel de nata, como também é conhecido. Eles são encontrados em vários pontos de Portugal, mas é na casa dos Pastéis de Belém, ao lado do Mosteiro dos Jerônimos, que surgiu essa deliciosa receita no século 19.
Eles são tão procurados que não será nenhuma novidade se tiver que encarar uma fila para degustá-los. Se quiser, pode sentar numa mesa e comer no restaurante ou entrar apenas para comprar para viagem.
6) Igrejas centenárias
Há muitas igrejas bonitas em Lisboa, e algumas delas no bairro do Chiado. Aproveite e passe no Café à Brasileira, que é muito antigo e tem na porta a estátua do poeta Fernando Pessoa.
Neste lugar aconchegante, as pessoas param para fotografar e tomar um café. À noite, faça um passeio pelo Bairro Alto, que é um local antigo da cidade, onde muitos jovens se reúnem.
Leia também: 10 fatos mais importantes sobre a meia maratona de Lisboa.
7) Música Tradicional Lusitana
Outra programação imperdível ao viajar para Lisboa é apreciar um espetáculo da música tradicional lusitana numa casa de fado.
A casa Tasca do Chico é um dos melhores lugares de Lisboa para ouvir essa música tradicional. Ela fica no Bairro Alto (Rua do Diário de Notícias, 39) funciona todos os dias das 12h às 4h e lá é possível ver um excelente espetáculo.
Leia também: Como treinar para uma meia maratona
Aproveite a Meia Maratona de Lisboa
Quer aproveitar a viagem para correr a Meia Maratona de Lisboa ? Conte com a Kamel Turismo, uma agência especializada em corridas fora do Brasil. Há mais de 30 anos planeja cada pequeno detalhe do sonho de vários corredores.
Ela é uma agência que dá assistência total desde a estadia até todas as informações sobre as provas.
Além da Meia Maratona de Lisboa, ela também te leva para várias outras provas no mundo todo, como:
- Meia Maratona de Nova York
- Meia Maratona da Muralha da China
- Meia Maratona de Santiago
Quer também correr pelo mundo inteiro sem preocupação? A Kamel te ajuda, peça um orçamento agora em nosso site.
Texto: Fernanda Paradizo